TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexoes Politicas

Ensaios: Reflexoes Politicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 3 – Atividade de Pesquisa e Reflexão

“Partidos políticos não ganham eleições para fazer políticas; fazem políticas para ganharem eleições”. “O grande número de agentes e, consequentemente, de interesses envolvidos dificultam o processo democrático”.

A inquietação no Brasil é geral, em todas as classes sociais, há perguntas e comentários sobre a situação política do momento. Até onde vamos com essas promessas demasiadas e descumprimentos de leis pelos nossos governantes.

Para analisarmos essa inquietação vamos discorrer um pouco sobre política.

Política é a arte ou a ciência de governar. Para governar precisamos de um governo que é eleito pelo povo após campanhas políticas, onde se expõe os planos dos partidos para determinado candidato. Os partidos políticos são grupos organizados, legalizados, com base em formas de voluntarias participações numa associação orientada a influenciar ou ocupar o poder político, hoje no Brasil contamos com 32 partidos políticos registrados no TSE- Tribunal Superior Eleitoral.

A realidade que vivemos politicamente no Brasil hoje deixou de ser o interesse da população sendo representado por um líder, como se prega no estudo de políticas públicas, o que vemos diariamente nos jornais são interesses pessoais de políticos falando mais alto que as necessidades da população que os elegeram.

Durante as campanhas políticas ouvimos diversos candidatos pregarem e discorrerem sobre os problemas do nosso país e formas para a resolução dos mesmos, cada um dentro das ideologias, digamos assim, se seus partidos. Acabou as eleições, ali está o “Lider”, o representante do povo, eleito pela maioria de acordo com suas “ideologias” e de seus partidos. Começa o governo e aparecem os problemas, de acordo com o partido ao qual pertence o governante a meta a seguir seria uma, mas o governante está seguindo uma outra linha, um outro tipo de governo, uma discrepância começa a ocorrer entre as campanhas políticas e a política efetivamente aplicada. O que ocorre? Qual a informação que não está correta? Aqui se faz sentido a frase “Partidos políticos não ganham eleições para fazer políticas; fazem políticas para ganharem eleições”, eles prometem, iludem, mostram projetos maravilhosos e logo depois de conseguirem suas metas, ou seja o poder, a liderança, voltam a realidade, os seus interesses e de cada membro que investiu em suas campanhas precisam ser alcançados, deixando seus eleitores a mercê de suas necessidades.

Das 32 siglas de partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 28 terão representação na Câmara dos Deputados, PT 70, PMDB 66, PSD 37, PP 36, PR 34, DEM 22, PSB 34,SD 15, PROS 11, PTB 25, PDT 19, PCdoB 10, PSC 12, PRB 21, PV 8,PPS10, PSOL 05, PMN 03, PTdoB 01, PRD 03, PEN 02, PTC 02, PHS 05, PRTB 01, PSDC 02, PTN 04 e o PSL 01 e 14 siglas tem representantes no Senado PTB 03, PT 14, PSOL 01, PSDB 11, PSP 04, PSC 01, PSB 06, PRB 01, PPS 01, PP 05, PMDB 18, PDT 06, PCdoB 01, DEM 05.

Muitos Deputados Senadores para poucas leis eficientes, para uma fiscalização medíocre. Quanto mais eleitos melhor para o partido, assim um maior número de interessados em ações individuais serão beneficiados; e a democracia, o direito da população onde ficam?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com