TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão no Plano Marshall

Trabalho acadêmico: Reflexão no Plano Marshall. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.504 Palavras (23 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – ICJ

O PLANO MARSHALL

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas – APS

UNIP

2013

SUMÁRIO

I - INTRODUÇÃO 4

II - CONTEXTUALIZAÇÃO 4

2.1.1. Resumo da 2ª Guerra Mundial 4

2.1.2. Breve Histórico dos Acontecimentos da Segunda Guerra 5

2.1.3. Fim da Segunda Guerra Mundial 6

2.2. O Plano Marshall 7

2.2.1. Dólares Para a Reconstrução da Alemanha 10

2.2.2. As Respostas da URSS 12

2.2.3. Portugal e o Plano Marshall 13

III - OBJETIVO 17

IV - RESULTADOS 19

V - CONSIDERAÇÕES FINAIS 20

VI - FIGURAS 22

VII - REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 25

I – INTRODUÇÃO

Este estudo apresenta uma reflexão sobre o Plano Marshall. O objetivo deste trabalho é trazer maiores informações sobre o que foi esse Plano, como ele surgiu, o que motivou sua criação dentre outras informações, a partir de um estudo monográfico.

II – CONTEXTUALIZAÇÃO

2.1.1. Resumo da 2ª Guerra Mundial

Entre 1º de setembro de 1939 e 2 de setembro de 1945, o mundo viveu o maior confronto da história da humanidade.

De um lado, um bloco de países regidos por lideres totalitários tentava conquistar o planeta através da força, criando uma tirania global. Do outro, as potencias democráticas – com ajuda decisiva da URSS comunista – lutavam para defender a soberania de sua aliança, detendo a marcha do nazi-fascismo.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os prejuízos aos países do continente Europeu foram enormes.

Sendo o maior palco dos conflitos, o Velho Mundo fez parte de números inimagináveis, com as estruturas sociais, políticas e econômicas profundamente abaladas.

A Segunda Guerra Mundial foi influenciada por diversos fatores, tendo seu início na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia. Um dos motivos mais importantes que influenciou esta grande guerra, foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com objetivos militaristas e expansionistas. (PHILIPPE, 2010)

Surge o Nazismo na Alemanha.

“Liderada por Adolf Hitler com o objetivo de expandir o território Alemão, descumprindo o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial.’ (PHILIPPE, 2010)

Na Itália crescia o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, se tornando o Duce da Itália com poderes sem limites.

Tanto a Alemanha, quanto a Itália passavam por uma crise econômica no início de 1930, com milhões de seus cidadãos desempregados. Uma das soluções encontradas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente a de armamentos e equipamentos bélicos (navios, tanques, aviões de guerra, etc.). (PHILIPPE, 2010)

Já na Ásia, o Japão também visava a expansão de seus domínios territoriais. Tendo os mesmos objetivos, estes três países se uniram e formaram o Eixo, um acordo com características militares de peso e planos de conquistas elaborados em comum.

2.1.2. Breve Histórico dos Acontecimentos da Segunda Guerra

O início da Guerra ocorre no ano de 1939, quando a Polônia é invadida pelo exército alemão. Com isso, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.

Haviam duas alianças militares existentes na época que eram: a dos Aliados (Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e a do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). No período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, liderada pelas forças armadas da Alemanha, com a conquista do Norte da França, Polônia, Iugoslávia, Noruega, Ucrânia e territórios do norte da África. (PHILIPPE, 2010)

A Itália conquista a Albânia e territórios da Líbia, enquanto o Japão anexou a Manchúria.

Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Habor no Oceano Pacífico (Havaí). Os norte-americanos tiveram este fato como uma traição e os Estados Unidos entram em conflito ao lado das forças aliadas. De 1941 a 1945 começaram as derrotas do Eixo, iniciada com as perdas sofridas pelos alemães durante o rigoroso inverno russo. Ocorre então, neste período uma regressão das forças do Eixo que sofrem diversas derrotas consecutivas. Com a união dos Estados Unidos, os Aliados se fortaleceram nas frentes de batalhas. (PHILIPPE, 2010)

Há uma participação do Brasil de forma direta, com o envio para a Itália (região de Monte Cassino), os praças da FEB (Força Extraordinária Brasileira). Cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.

2.1.3. Fim da Segunda Guerra Mundial

Em 1945, este importante e triste conflito chega a seu fim com a rendição da Alemanha e da Itália.

O Japão foi o último país a assinar o tratado de rendição, mas antes disso ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, com bombardeios atômicos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, provocando a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nas cidades. (PHILIPPE, 2010)

Os prejuízos foram enormes para os países derrotados principalmente.

Milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com