TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Da Redução Da Maioridade Penal

Monografias: Relatorio Da Redução Da Maioridade Penal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE PALESTRA

Redução da Maioridade Penal

No dia 19 de novembro de 2013, foi dada uma palestra no teatro do IFES sobre Redução da Maioridade Penal. A advogada Mariana deu inicio falando sobre as 18 Razões contra a Redução da Maioridade Penal, ela deixou bem claro sua opinião que e contra a Redução da Maioridade Penal por acreditar nas 18 Razões. Que abaixar a maioridade penal é criminalizar o jovem mais cedo ainda, colocando-o no cenário que já conhecemos instituições prisionais superlotadas e ineficazes em suas propostas. A efetivação desse projeto de lei não e só inconstitucional é uma farsa e seu efeito vai cair sobre a sociedade.

A violência não será solucionada com a culpa e punição, mas pela ação da sociedade e governos nas instâncias sociais, políticas e econômicas que as reproduzem. Agir punindo e sem se preocupar em discutir os reais motivos que causam e mantém a violência, só gera mais violência.

Depois foi a vez do professor Júlio Pompeu, O assunto no Brasil é tido como polêmico, e ganha gás cada vez que é noticiado um crime bárbaro por menores. A mídia tem o papel nisso, ela não tem a virtude da critica, pois ela busca audiência.

O Estatuto foi elaborado para proteger as crianças e adolescentes do preconceito, da hierarquia social, o estatuto articula, sobre as medidas sócias educativas, entretanto, não há de fato essas medidas, há apenas a violência e o encarceramento.

O professor Júlio Pompeu deixou claro que encarcerar esses menores não é a solução, visto que antes deles violarem direitos, tiveram seus direitos violados, com a falha na educação básica de qualidade, falta da família presente e principalmente na educação de valores.

O tratamento e muito diferente de acordo com a situação financeira do menor infrator, se o filho de um rico cometer um crime ele não sofrerá a mesma punição que o menor pobre recebe.

O Estado do Espírito Santo e onde o crescimento da filiação religiosa e muito grande, e quando se diz filiação religiosa, falava-se de religiões cristãos diversas, e a maior lição do cristianismo se chama um tipo de amor, que na filosofia chama-se de Ágape (amor incondicional), nos somos a imagem e semelhança de Deus, mas a idéia fundamental do cristianismo esqueceu, e pior deixamos de lado com as crianças vitimas e autoras de ato infracional.

Se nosso sistema carcerário fosse recuperador e reintegrador do menor infrator na vida social, o problema seria diferente, mas o que vemos são adolescentes entrando primários nas instituições prisionais e dali a algum tempo com mais crimes nas costas, como se a instituição prisional fosse uma escola do crime.

Reduzir a maioridade penal nessa situação é empurrar o jovem já em frágil equilíbrio emocional cada vez mais para o caminho sem volta do crime e da morte. A idéia de Reduzir a Maioridade Penal é equivocada, na verdade não precisamos de leis mais rígidas, mas sim de rigor e ética no cumprimento das leis existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com