TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório livro O que é ética?

Por:   •  26/3/2017  •  Resenha  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Relatório a cerca do livro “O que é ética?” de Álvaro L. M. Valls, com o objetivo de demonstrar as principais questões e ideias do que é ética.

Desenvolvimento

A ética é um conceito que não pode ser determinado com apenas uma definição, mas sim, pelo conjunto de ações e circunstâncias de acordo com os costumes de cada sociedade. Portanto, não se trata apenas de uma teoria, uma filosofia ou mesmo uma prática, sua definição depende exclusivamente dos hábitos e da convivência humana de cada povo.

Ela esta ligada diretamente ao caráter e ao resultado das ações humanas individuais, com o objetivo de distinguir daquilo que não se deve fazer de modo físico, daquilo que se pode fazer eticamente. (ARRUDA. Et. Al. 2004).

Com tudo, quando falamos em ética tudo é relativo: o bem e o mal, o certo e o errado, o direito e o dever, os valores e as virtudes variam de acordo com os costumes e comportamentos de cada cultura. Entretanto, é interessante ressaltar que em uma mesma região o conceito de ética pode variar com o passar do tempo, o que ontem era considerado ético, hoje, pode ser antiético.

“Os valores éticos podem se transformar, assim como a sociedade se transforma” (VALLS, 1994, p. 11).

Nos anos 500 e 300 A.C, foi o período em que surgiu o conceito de ética grega antiga, e muitos outros conceitos que até hoje permeiam nossas vidas. Entre muitos pensadores da época, destaquem-se três principais filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles.

De acordo com o filosofo Sócrates, era através da razão que se alcançava o ideal de vida ético, a partir de um conhecimento próprio. Porém, nós humanos não somos capazes de dominar e controlar nossas ações devido ao constante conflito interior em que vivemos, Sócrates dizia que isso é por conta de não conhecermos nós mesmos. Na pratica, o lema “conhece-te a ti mesmo” expressa à importância na busca do que está dentro de nós, nossas virtudes estão no nosso interior.

A origem da ética surgiu com a ideia de Platão que difere o mundo sensível do mundo das ideias, ou seja, os prazeres terrenos não trazem a felicidade plena,

para isso é preciso seguir o sumo bem (desprender-se do corpo sensível para atingir o ideal, imutável e eterno).

Conforme o pensamento de Aristóteles “a ciência de praticar o bem”, era o que definia a ética, e o único método de alcançar o bem era ter uma vida virtuosa, que somente será alcançada da através razão, dos hábitos e ações virtuosas, não bastando apenas viver e sim viver racionalmente. Para os gregos, agir eticamente era algo relacionado à atividade da razão, como guia das ações na busca do ideal de Bem, ou seja, virtudes intelectuais.

A religião foi a maior vertente de determinação ética. Com o avanço dos ideais religiosos, houve alteração significativa da conduta ética e o surgimento da moral, determinando o bem e o mau, o certo e o errado de acordo com as leis de Deus, impedindo o homem de agir de acordo com sua natureza, mas sim conforme a “vontade de Deus”.

Desde então, a religião tem grande importância e influência sobre a vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com