TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação das empresas de vanguarda e de freelances

Tese: Relação das empresas de vanguarda e de freelances. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  Tese  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 5

2.2. Relação das empresas de vanguarda e de freelances

A relação que une as pequenas e médias empresas com os freelances não é uma relação de trabalho em sentido exato, mas, uma relação comercial de prestação de serviços ocasional. Não há nessa relação hierarquias, chefes, horário de trabalho, ou a necessidade de ir ao escritório. É uma relação entre partes independentes em função de um projeto determinado e específico.

O constante crescimento global empreendimento freelance agora se tornou uma indústria de bilhões de dólares. Oferece um mar de oportunidades de carreira promissora para as pessoas que correspondem a vários critérios de elegibilidade. Espera-se que freelancer, venha a ser a escolha preferida dos profissionais nos próximos anos.

As tecnologias da informação e das comunicações incorporam, atualmente, um novo conceito nas práticas de trabalho no cotidiano das organizações. As organizações, até pouco tempo concebidas como entidades geográficas, passaram cada vez mais a serem entendida tal qual um espaço em rede, ou seja, um arranjo organizacional físico-virtual de trabalho.

2.3- A agilidade e competitividade das empresas de freelances

De acordo com esse texto já pode ser visto como maior benefício o custo aliado à flexibilidade. Sem uma força de trabalho fixo, é mais fácil e mais barato embarcar e desembarcar em novos projetos. É natural, portanto que as empresas deem especial atenção aos temporários em momentos de crise ou escassez de mão de obra.

Hoje, com a grande facilidade proporcionada pelas novas tecnologias, as empresas apostam mais do que nunca em quem deseja ser freelancer nunca foi tão fácil como é hoje.

Os freelances estarão facilmente visíveis para oportunidades de trabalho em tempo integral ou parcial de empregadores que irão procurá-los para trabalhos específicos.

2.4 - Vantagens e desvantagens no ramo de freelance

VANTAGENS:

# Autonomia e liberdade. Ser o seu próprio chefe e detentor do negócio no seu todo, é inequivocamente uma vantagem deste tipo de trabalho. Tirando os compromissos financeiros que tenha contraído, terá a certeza de que todos os proveitos deste negócio serão para si.

# O horário. A possibilidade de organizar o seu tempo de trabalho permite que, muitas vezes, o freelancer se dedique em “part-time” ao negócio. Por outro lado, as horas de trabalho são regra geral, muito mais produtiva do que no ambiente de trabalho tradicional de uma empresa.

# Trabalhar com paixão. Apesar de o mercado atual reduzir estas escolhas, o freelancer tem a possibilidade de eleger projetos que de fato lhe agradem e que acha interessante. É mais fácil manter-se motivado e empenhado quando se faz o que se gosta!

# Flexibilidade e simplicidade da estrutura. Um negócio por conta própria é obrigatoriamente, muito mais flexível e imediato, eliminando-se à partida burocracias ou barreiras desnecessárias. As decisões são tomadas mais rapidamente, havendo maior coordenação e menos conflitos de poder.

DESVANTAGENS:

# O investimento inicial. Para lançar a sua atividade é imprescindível ter alguma capacidade de investimento que possa aplicar no material e infraestruturas necessárias.

# O risco associado ao negócio próprio. É necessário estar preparado para lidar com os diferentes obstáculos que surjam no seu caminho e ter capacidade de ultrapassar os momentos de incerteza com uma dose de otimismo.

# As oscilações de rendimento. Uma pessoa que não seja financeiramente disciplinada poderá encontrar sérias dificuldades com este tipo de vida, uma vez que o negócio tem implicação direta nos seus rendimentos. Normalmente, os pagamentos são feitos a 30 dias, e alguns clientes não são tão pontuais como seria desejável.

# O horário. Apesar de poder gerir o seu dia com total autonomia, a verdade é que uma atividade por conta própria exige uma dedicação a 100%. Por vezes, terão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com