TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Comerciais Africanas

Abstract: Relações Comerciais Africanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Abstract  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

*Tinha nas suas rotas comerciais o continente europeu e asiático.

*Neste contexto histórico, as relações comerciais das sociedades africanas estavam organizadas através de dois tipos de comércio.

*As relações comerciais africanas estavam organizadas através do comércio de longa distância e de curta distância.

*O comércio de longa distância era privilégio de uma elite de poder aquisitivo, pois congregava troca de mercadorias de alto valor, necessitando de um maior investimento, em função do transporte e da segurança a elas agregadas.

*Por sua vez, os lucros desta atividade eram bastante compensadores, principalmente, quando esperavam o melhor momento para negociar.

* O comércio de curta distância era uma operação comercial feita por vizinhos, próximos ou não.

*As transações ocorriam através da troca de excedentes de uma aldeia com a outra.

*Nos primeiros séculos de dominação europeia no continente africano, muitas medidas desencadeadas pelos portugueses interferiram radicalmente no modo de vida das sociedades africanas.

*Entretanto, a busca por escravos provocou significativas mudanças nas regiões que entraram em contato direto ou indireto com eles.

*Durante os séculos XII a XVI, alguns estudiosos descrevem que boa parte do continente africano prosperou economicamente.

*Um dos fatores primordiais desse progresso foi a islamização, que se difundiu muito mais pelo comércio e pela migração do que por conquista militar.

*Assim, os Árabes possuíam neste período importantes mercados de distribuição, que eram percorridas no deserto empregando camelos com meio de transporte.

*As origens do processo da islamização no continente africano ocorreram em um longo período anterior à Expansão Europeia.

*Muitos foram os fatores, principalmente o econômico, que impulsionaram os Árabes a disseminarem o islamismo na África.

.

*A aliança entre povos conquistados costurados pelo islamismo era vista pelos Árabes como condicionante de boas relações econômicas.

*Entretanto, a conversão para o islamismo não era fator obrigatório aos povos dominados, desta forma, para os nãos convertidos, restava a escravidão ou pagamento de impostos como forma de submissão.

*A conversão ao islamismo era uma forma de inclusão para os povos dominados no mundo mulçumano, uma vez que o Islã não permitia a escravidão de fiéis.

*O contato com o mundo islâmico se deu pelo viés do comércio, isto é, africanos e mulçumanos (Árabes) mantiveram uma intensa relação de comércio.

*Os árabes circulavam pelas rotas de comércio no deserto do Saara e na costa Oriental deste continente.

*Entre as consequências deste contato, podem ser destacados: a conversão de sociedades africanas à fé islâmica, o uso de escravos no mundo islâmico.

*Todavia , é necessário perceber que o uso do escravo pelos mulçumanos se diferencia do uso do escravo no mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com