TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: "Tudo O Que Você Deve Saber Sobre A Primeira Guerra Mundial"

Pesquisas Acadêmicas: Resenha: "Tudo O Que Você Deve Saber Sobre A Primeira Guerra Mundial". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 5

O texto a ser analisado é intitulado “Tudo o que você deve saber sobre a Primeira Guerra Mundial” do autor Jesús Hernandéz e o capítulo a ser descrito é segundo, chamado “1914: Milagre no Marne”

O Rio Marne (hoje pertencente a França) é um rio que serviu de fronteira natural para os exércitos alemão e francês durante a Primeira Guerra.

Porém antes de explicar a importância do Marne, temos que fazer uma reflexão sobre a Alemanha, a França e o motivo para aquele lugar ser decisivo para a guerra.

O normal para época era a curta duração, conflitos de um a dois meses; quando no período entre 5 a 9 de setembro de 1914 foi perceptível que a guerra teria uma duração maior do que a planejada, chegando a 4 anos e seu término em 1918.

O objetivo da Tríplice Aliança era a tomada de Paris no flanco Ocidental. Para isso foi criado o Plano Schliffen, no qual a Alemanha anulava a neutralidade belga (o que acionou a entrada britânica na guerra, devido a um acordo internacional), para chegar até a França. Vale ressaltar que existe uma fronteira terrestre entre França e Alemanha (região de Verdun) mas devido ao grande número de tropas francesas na área, foi decidido dar a volta e pegá-los desprevenidos pelo norte.

Um agravante da guerra foram os assassinatos da população civil. Sendo pautados por uma brecha na legislação da Convenção de Haia (a presença de franco-atiradores em cidades invadidas), os alemães mataram 384 homens em Tamines, 612 pessoas em Dinnat (entre homens, mulheres e crianças), e lançaram bombardeios contra alvos civis em Amberes, com poucos mortos.

A principal arma do conflito foi a metralhadora. Através dela, se tornou mais fácil defender uma posição do que manter planos somente voltados para o ataque (chamado pelo autor de táticas Napoleônicas). A cavalaria e as vestimentas se tornaram frágeis perto desse artefato bélico.

A metralhadora foi importante tanto para a Alemanha quanto para a França. Do lado alemão, verifica-se a tentativa de tomada de Alsácia e Lorena por parte francesa (perda de 300 mil soldados franceses em 20 dias), enquanto no lado francês, houve um episódio denominado “Minuto Louco”. O “Lee-Enfild” é um fuzil capaz de atingir um alvo a 200 metros de distancia e de disparo em alta velocidade. Através de um erro de percepção, os alemães saíram de suas trincheiras e foram surpreendidos pelo exército britânico que não teve sequer o trabalho de mirar para acertá-los.

Este artefato bélico foi um dos fatores, se não o principal fator, para a expansão da duração da Primeira Guerra, pois as tropas passavam dias e até meses dentro de uma fronteira até o cessar das metralhadoras.

Apesar de toda a resistência franco-britânica, a Alemanha obtinha grande vantagem no flanco Ocidental, exemplificado pela atitude francesa de mudar a capital para Bordeaux, uma cidade ao sudoeste de Paris.

Segundo os teóricos militares: para se ter certeza de sucesso em um ataque, é necessário ter uma vantagem militar de 3 soldados para 1. Apesar de não possui essa vantagem (250 mil alemães contra 150 mil franceses), o imperador alemão Guilherme II resolveu prosseguir com o ataque. Mas ele não contava com a dificuldade no flanco oriental. Na Prússia, o combate fez com que 5 corpos de exército fossem deslocados da França para o combate contra os russos, diminuído mais a disparidade para a tomada de Paris. Esse foi o primeiro erro.

O segundo viria pela ganância. O general avistou uma possibilidade de aniquilar o exército francês e desfez o planejamento do descrito no Plano Schliffen, ao atacar Paris pelo leste e não pelo norte.

O terceiro é um misto de incompetência e sorte. Um oficial germânico erra o caminho, encontra soldados franceses e bate o carro contra uma árvore.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com