TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo dos Conteúdos Programáticos de TRI Idealismo

Por:   •  7/6/2016  •  Resenha  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo dos conteúdos programáticos de TRI

Idealismo.

Frente a primeira guerra mundial, o mundo entrou em um choque com tantas mortes e lutas as quais mudaram drasticamente o perfil da visão popular referente a guerra e o sistema internacional. Em virtude disso se deu a de estudar as Relações Internacionais, ou seja investigar a Guerra e consequentemente encontrar a Paz, para evitar guerras e perdas econômicas e humanas tão grandes.

Assim, surgiu a necessidade de produzir conhecimento político internacional, que se caracterizou como : PRAGMATICO, que se preocupava com a NATUREZA HUMANA e a Aplicação praticarias de tais teorias com um viés liberal e iluminista.  Seu maior objetivo era transformar a ordem internacional de forma que se moldassem ao modelo comum de: Paz, prosperidade econômica e liberdade.

Os Liberais tinham a crença na harmonização dos interesses em comum dos Estados na existência de uma justiça objetiva e a ideia de que a Racionalidade e a Moralidade eram intricica ao homem, pudessem mudar o sistema internacional. Tias mudanças seriam atingidas na criação de uma instituição internacional superior aos Estados, pela dependência econômica dos Estados, ou então pela criação de uma instituição que vinculasse as decisões dos Estados, preservando assim a soberania destes.

Escritores Idealistas

         Wilson Wood. Foi um dos pensadores que mais contribuiu para a teoria do Idealismo, seus pontos foram inspirados basicamente em filósofos como Rousseu e Mill. Sua maior contribuição foi na Conferência de Versalhes (1919-1920) onde apresentou os 14 pontos, onde:

  • Condenava alianças secretas
  • A diplomacia publica deveria ser regulada pela opinião publica
  • Remoção de barreiras para o livre comércio
  • Promoção de auto determinação dos povos
  • Livre Navegação Marítima
  • Regras que limitassem a disponibilidade de equipamentos bélicos
  • Formação de uma associação geral de nações sob pactos específicos com o propósito de fornecer garantias mutuas de independência politica e integridade territorial.

Tais pontos, podem ser resumidos em três grandes áreas: Comercial; pois Wilson acreditava que interdependência econômica (comércio entre estados) diminuiria a violência. Republicana: Implementação da democracia, onde o povo possa governar e promover seus interesses. Regulatório: Fazer leis e organizações que moderem a segurança dos estados.

A Liga das Nações:

         Foi um pacto criado em 1919 como um anexo do trato de paz. Seu objetivo era promover a segurança coletiva por meio de uma união de países com um objetivo e valores em comum que pudessem mediar a paz no mundo. Compunha inicialmente os ganhadores da primeira guerra mundial, no entanto, enfraqueceu no momento em que os Republicanos negaram a entrada dos EUA na Liga, e essa não pode mais se sustentar.

        O Idealismo perdeu espaço das discussões de teorias internacionais a partir da Grande Depressão de 1929, com o retorno do nacionalismo, as instaurações de ditaduras e principalmente pela corrida armamentista.

 Realistas

   

Origem do pensamento econômico;

O realismo foi é uma teoria das Relações Internacionais baseada em grandes pensadores como: Tucídides; História da Guerra Peloponeso (V a.C), Maquiavel; O príncipe (1513-1532), Hobbes; O Levitã (1651).  Tais autores são tão relevantes para o realismo pelo fato de em suas obras relatarem o contexto histórico de guerras sangrentas e cruéis, e em tal situação não há outra saída a além de ser realista com os fatos. Como por exemplo, Tucídides que vivenciou o período da guerra entre Athenas e Esparta e Maquiavel que em suas viagens como Diplomata em Roma conheceu  e virou intimo de César ( calculista conhecido pelas suas grandes conquistas territoriais e seus métodos deshumanos) assim como por suas intenções com seu livro ´´O príncipe´´ de surpreender a dinastia Médici, e dessa forma não podendo ser utópico.

Premissas Básicas:

Estado: Ator unitário, racional e que age sempre de maneira uniforme e homogênea em defesa do interesse nacional (sobrevivência). Sua função é manter a segurança dentro das suas fronteiras, defender de agressões externas. No entanto, a função principal no sistema internacional é sobrevivência e permanência do estado como ator das relações internacionais.

Anarquia: Coexistência de múltiplos soberanos. A qual desencadeia a desconfiança permanente e a luta constante pela sobrevivência-> jogo de soma zero.

Auto-ajuda; Nenhum estado pode contar com outro para ajuda-lo, pois na anarquia é muito fácil desfazer cooperações, quebrar contratos. O Estado portanto deve sempre contar com suas próprias capacidades para garantir sua sobrevivência.

Sobrevivência: A obrigação dos lideres estadistas é defender a sobrevivência da população (Estado) nas relações internacionais. Qualquer outro objetivo só tem validade se não estiver diminuindo a sobrevivência do Estado -> Questão de Convicção X Responsabilidade.

Poder: Soma das capacidades do Estado, e é a ferramenta pela qual o Estado garante sua sobrevivência.

Balança de poder: Politica adotada pelos Estadistas  como mecanismo para obter estabilidade do sistema internacional.

Realismo do Carr:

  • Os princípios devem ser subordinados à politica

Realismo de Morgenthau:

  • Política é governada por leis objetivas que refletem a natureza humana;
  • Interesses são definidos em torno do poder;
  • Poder é um termo definido mas muda com espaço e com o tempo;
  • Princípios morais são guias da política mas subordinados a estas;
  • Princípios morais NÃO SÃO UNIVERSAIS;
  • Autonomia politica externa em relação as demais.

Pilares do Poder: O apse do poder será quando o uso da força será desnecessário, apenas a ameaça de atuação já será o suficiente.

  • A politica serve para manter o poder e para aumentar o poder;
  • Manutenção do Status Quo-> Equilíbrio de Poder.
  • Expansão constante (territorial e econômica)
  • Prestigio diplomático e bélico/militar

Dilema de segurança:

Criação de armamentos avançados, causam desconfiança no sistema internacional que consequentemente desencadeiam insegurança no coleguinha que decide fazer armamento mais tecnológico e com poder maior de destruição em um looping eterno causando mais pobreza. E as armas que eram pra promover a segurança fizeram o oposto.

Tradicionalismo

A partir dos anos de 1950 o crescimento do curso de RI desencadeou uma gama de estudiosos da área de politica internacional, incentivados pelos Estados Unidos, e assim vindo a questão: Como estudar Ri? Qual a metodologia?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com