TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos Ambientais Que Acometem Os Garis

Monografias: Riscos Ambientais Que Acometem Os Garis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  1.208 Visualizações

Página 1 de 13

. INTRODUÇÃO

1.1 PROBLEMÁTICA

A produção de resíduos sólidos urbanos vem crescendo nas últimas décadas principalmente pelo aumento do consumo de produtos industrializados e pela proliferação dos “descartáveis” que fazem parte dos costumes ocidentais, que são responsáveis pela geração de imensas quantidades de resíduos, transformando-os em um dos maiores problemas da sociedade moderna (ABEQ, 2001).

Os principais problemas gerados pela disposição inadequada dos resíduos se relacionam à saúde pública e a degradação ambiental. Os resíduos sólidos urbanos, ou lixos orgânicos e inorgânicos são acumulados de forma contínua no ambiente, isso favorece a proliferação de animais transmissores de doenças como moscas, ratos e baratas. Tudo que ameaçam a população, a degradação pela ação conjunta de mecanismos físicos, químicos e biológicos, resultando em vetores de poluição, como a contaminação de águas subterrâneas e superficiais (IDEC, 2001).

Particularmente, as funções de garis e coletores de lixo municipal, que todos os dias estes profissionais percorrem ruas e bairros da cidade, expondo sua vida e sua saúde a diversos riscos - fisicos, quimicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes - enfrentando as mais variadas situações, que vão desde mordida de cães a cortes em mãos ou pés e desconfortos, lesões ocasionadas pela má postura dos usuários. Enfim, seu trabalho afeta diretamente a sua saúde, devido às condições inadequadas e pelas atividades que são realizadas em céu aberto, bem como pela falta de orientação quanto à segurança no serviço diário.

1.2 JUSTIFICATIVA

Este trabalho tem como intuito, mostrar a relevância do estudo das condições de trabalho dos garis da cidade de Juazeirinho – PB. E embora não existam dúvidas sobre a importância da atividade de limpeza urbana para o meio ambiente e para saúde da comunidade, esta percepção não tem sido traduzida em ações efetivas quando se diz respeito a mudanças na situação de segurança e saúde dos colaboradores da limpeza pública.

Desse modo, este projeto pretende apresentar, como oa exercer sua profissão e funções diarias, o coletor de resíduos (garis) pode vir a comprometer a sua saúde e integridade fisíca.

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo geral

Avaliar as condições de trabalho e os problemas de saúde ocupacional dos garis da cidade de Juazeirinho PB.

1.3.2 Objetivos específicos

• Alertar quanto ao uso de EPIs;

• Verificar o nível de satisfação desses profissionais na função que exercem;

• Verificar os riscos ambientais aos quais estão expostos.

• Sujerir a implatação de medidas prevetivas de combate e controle dos riscos existentes detectados.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 ASPECTOS HISTÓRICOS DA PROFISSÃO DE GARI

A profissão de gari surgiu em 1876 na cidade do Rio de Janeiro quando o empresário Pedro Aleixo Gary assinou o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil.

Gary veio promover e introduzir uma nova forma de prestação de serviços e limpeza urbana, no qual foram ultilizados diversos mecanismos para se efetuar essa limpesa, como também uma equipe de trabalho miuto eficiente.

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) classifica a ocupação de garis com o nº 5142, cujo título é ‘’trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas’’.

2.2 ENQUADRAMENTOS DOS PROFISSIONAIS DO MINICIPIO DE JUAZEIRINHO.

Na cidade de Juazeirinho-Pb, os garis são diretamente vinculados à prefeitura municipal.

Existem também os garis que trabalham para empresas terceirizadas, que tem contrato com a prefeitura, e são responsáveis pelo lixo hospitalar; Porém não serão mencionados no desenvolver deste projeto, já que o foco são os servidores publicos. De acordo com Carlos (2013) “Na cidade de Juazeirinho, trabalham em media 62 (sessenta e dois) funcionarios na coleta de residuios domiciliares, entulhos e varrição, que composta tanto por homens como por mulheres”.

2.3 SAÚDES DOS GARIS X AMBIENTE DE TRABALHO

Sendo o gari o responsável pela coleta de lixo, ele está em contato direto com agentes que são nocivos à saúde, sendo este fator o que faz o seu trabalho ser considerado um dos mais arriscados e insalubres que, existe além do fato de suas tarefas serem realizadas em ritmo acelerado e, quase sempre, em vias de tráfego intenso NEVES 2003.

Dentro dessa profissão, são varios os fatores que podem vir a ocasionar o adoecimento dessa classe trabalhadora, que não exatamente se trata de um acontecimento grave. A perda da saúde é gradativa, e acontece de acordo com o tempo, concentração e intesidade a que estão expostos aos elementos presentes em seu meio de trabalho, como por exemplo, o transporte de peso; o contato com objetos perfurocortantes e cortantes; as posturas adotadas para a realização da coleta de lixo; a necessidade de transitar em pisos irregulares; a exposição ao sol, chuva, calor, frio e mudanças repentinas de temperatura.

A idade e o tempo de profissão são outros fatores determinantes no processo de adoecimento. De acordo com Santos (2009, p.206) “Existem garis que iniciaram na profissão ainda jovens e que foram readaptados a outras funções por causa da incapacidade física, causada por problemas osteomusculares que se desenvolveram ao longo dos anos de trabalho”. Vale salientar que os riscos delatados não agem sobre os trabalhadores de forma isolada, assim o corpo do trabalhador interage com os diversos riscos existentes.

2.4 Residuos Sólidos Urbano

O grande aumento populacional, juntamente com o crescimento industrial, contribui com a geração, cada vez maior, de residuos sólidos urbanos (RSU), materiais estes que acabam por se tornar um grande problema social, que vem a afetar a saúde de todos, tornando-se assim um problema de saúde publica. Mesmo com a adoção de políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com