TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SITUAÇÃO ECONOMICA ESTADO DE SÃO PAULO

Artigo: SITUAÇÃO ECONOMICA ESTADO DE SÃO PAULO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Situação econômica do estado de São Paulo sobre produção de energia

Resumo

Neste Trabalho visamos analisar economicamente os aproveitamentos energéticos distribuídos no estado de São Paulo com fundamentos a um elemento de decisão a expansão energética. Realizando análises sobre a economia do estado e as vistas como mais promissoras como solar, eólica e gás natural; o resultado mostra que quando considerados os vários aspectos envolvidos na geração distribuída as fontes renováveis apresentam-se competitivas frente a formas mais tradicionais de geração.

Introdução

O fator energia é relacionado a um bem publico, extremamente demandado pelo fato de ser destinada diretamente ao atendimento das necessidades humanas e no estado de São Paulo sua demanda é cada vez mais crescente, mas em sua produção há limitações, com isso ocorre a busca de meios que proporcionem um aproveitamento energético mais eficiente de maneira a diversificar a produção de eletricidade.

O estado de São Paulo está localizado na região sudeste brasileiro seu Produto Interno Bruto é de R$336 bilhões, correspondentes a um terço do PIB nacional, a demanda energética Entre as diversas fontes de energia disponíveis no estado, algumas se destacam pela sua versatilidade. O estado é responsável pela geração de mais de 22% da energia elétrica do pais, Aqui são consumidos mais de 32%da produção nacional de energia elétrica.

Metodologia da elaboração da Matriz Energética do Estado de São Paulo.

Nesta matriz apresenta diversos fatores de como foi elaborado a matriz energética do estado de SP.

Modulo Energético: Baseou-se em um modelo de projeção LEAP (Long-Range Energy, Alternatives, Planning, System), sistematiza as informações e produz resultado da matriz energética estadual, ferramenta permite a descrição detalhada da estrutura de demanda, conversão e oferta de energia.

Economia: Assim que estiver definida a economia e a política de desenvolvimento que o País vier adotar, o cenário estadual é desagregado setores primários, secundários e terciários da economia paulista.

Tecnologia e Eficiência: Determina a demanda de energia mediante ao aspecto econômico, tecnológico e político.

Oferta Energética: Leva os aspectos de avaliação de reservas e potenciais de fonte vinculada a custo de produção e evolução da tecnologia, com isso otimiza o atendimento da demanda.

Planos e Políticas Publicas: é considerada a medida que pode alterar o direcionamento de uma ou mais variáveis presente no estudo.

Plataforma Tecnológica: Sistema que atende as necessidades que compõem a matriz.

Sistema Georreferenciado: Conjunto integrado a informações para orientar ações, possibilitando visualizar o impacto de cenários e políticas alternativas na oferta e demanda de energia.

Subsídios para o Planejamento Energético: Possíveis ações para alcançar as metas e objetivos pré-estabelecidos que seja desejável.

Geração de Energia

Solar

É usada principalmente em regiões isoladas, aparentemente no curto e médio prazo é a opção que apresenta mais vantagens em locais isolados e de difícil acesso, onde praticamente não existem outras fontes de energia, e a assistência técnica para manutenção dos equipamentos, reparos ou substituição é quase sempre inviável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com