TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equações De Chuvas Intensas Do Estado De São Paulo

Artigos Científicos: Equações De Chuvas Intensas Do Estado De São Paulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2013  •  3.890 Palavras (16 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 16

PROJETO DE DRENAGEM

DIRETRIZES DE PROJETO

Para o dimensionamento adequado dos dispositivos de drenagem a serem utilizados no Projeto Preliminar de Recomposição do Acesso Viário é necessário conhecer o regime hidrológico e regime fluvial da região, bem como o clima e as demais características físicas apresentadas pela área de estudo

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DA ÁREA

HIDROGRAFIA

O principal rio é o Xingu que atravessa o município de Altamira no sentido sul-norte, em sua porção nordeste. Recebe inúmeros rios e igarapés, sendo o rio Iriri seu afluente de maior importância pela margem esquerda, antes da “volta grande”, a cerca de 80 Km da sede municipal.

A bacia do Iriri, com sua extensa rede de drenagem, confere ao município de Altamira um grande potencial natural, além de servir de via de penetração interior. Os principais afluentes do rio Iriri pela margem esquerda são o Curuá, Catete, Chiché e Riozinho do Amfrísio e, pela margem direita, os rios Iriri Novo, Ximxim, Riozinho Jucatã e Carajaí. O curso encachoeirado dos rios dessa bacia reflete a grande área de formações cristalinas. Pela margem direita do rio Xingu, na área do Município destacam-se os rios: Ituna, que serve de limite parcial a noroeste com o município de Senador José Porfírio; o Ipiaçava e os igarapés Piranhaquara, Ipiseuna e São José, entre outros.

Figura 4: Mapa de Hidrografia da Região do projeto. Fonte: Adaptado de IBGE, 2012.

VEGETAÇÃO

Para o município de Altamira, predomina a Floresta Aberta latifoliada (cipoal) e a Floresta Aberta Mista (Cocal), na sub-região da superfície arrasada do Médio Xingu/Iriri. No baixo Iriri, encontra-se a Floresta Densa submontana em relevo dissecado e ao norte do Município, próximo à sede, encontra-se a Floresta Densa dos Terraços em mata ciliares da sub-região dos altos platôs paleozóicos do Pará/Amapá, já bastante alterada pelo desmatamento, incrementado a partir do programa de Colonização das margens da rodovia Transamazônica. Nessa área, o predomínio é o da Floresta Secundária intercalada com tratos cultivados com pastagens, cana-de-açúcar, cacau e cultivos de subsistência.

O mapa apresentado a seguir, ilustra os tipos de vegetação presentes na região de projeto.

Figura 5: Mapa de Vegetação da área de estudo. Fonte: Adaptado de IBGE, 2004.

GEOLOGIA E RELEVO

No município de Altamira, a geologia é bastante complexa, havendo grande extensão de áreas do Pré-Cambriano, que predominam praticamente em todo o seu território. Nelas estão expostas rochas do Complexo Xingu, com tendência granitico-gnaíssico - migmatíticas; Super-grupo Uatamã com seus componentes vulcânicos: Formações Iriri e Sobreiro, Granito Velho Guilherme, de natureza intrusiva e portadores de cassiterita e ainda, Formações Gorotire e Triunfo, de natureza sedimentares. Ao norte de seu território, constituindo uma extensa faixa de direção geral SW-NE, estão expostos os sedimentos paleozóicos do flanco sul da Bacia Amazônica, representados pela Formação Trombetas (Siluriano), Formação Curuá (Devoniano Médio) e Formação Monte Alegre do Carbonífero Inferior. Nesta faixa assoma, também, rochas básicas de idade Mesozóica, completando a sequência estratificada com os sedimentos Cenozóicos que englobam o Campo Barreiras (Terciário) e Aluviões Subatuais e Recentes do Quaternário. Acompanhando essa complexa estrutura geológica, seu relevo é bastante movimentado e variado, fazendo parte regionalmente, das unidades morfoestruturais Depressão Periférica do Sul do Pará e Planalto Dissecado do Sul do Pará. Há inclusive, os setores de Planalto Rebaixado da Amazônia que englobam formas de relevo caracterizadas por áreas de pequenas serras cristalinas, morros isolados (inselbergs), superfícies e escarpas tabulares, pequenas cuestas, setores de colinas, tabuleiros, terraços e aluviões.

No município de Vitória do Xingu a geologia é representada, por áreas sedimentares referidas ao Paleozóico: Formação Trombetas (arenitos, folhelhos e conglomerados); Formação Curuá (folhelhos e siltitos) e áreas com sedimentação Cenozóica, englobando a Formação Barreiras, do Terceiro e Quaternário Subatual e Recente. As unidades de relevo existentes no município são: o Patamar dissecado Xingu-Pacajazinho, os Tabuleiros do Xingu-Tocantins e o Planalto Meridional da Bacia Sedimentar do Amazonas.

Figura 6: Mapa de Relevo da área de estudo. fonte: Adaptado de IBGE, 2006.

SOLOS, OCUPAÇÃO E COBERTURA DO SOLO

No que diz respeito aos solos, para o município de Altamira várias classes de solos predominam no Município. Grandes manchas de Latossolo Amarelo texturas média e argilosa; Latossolo Vermelho-Amarelo texturas média e argilosa; Podzólico Vermelho-Amarelo texturas média e argilosa e equivalente eutrófico Terra Roxa Estruturada. Em menor ocorrência, aparecem os solos Litólicos distróficos Gleis e Aluvial eutróficos e distróficos.

Os principais tipos de solos encontrados no município de Vitória do Xingu são: os Podzólicos Vermelho-Amarelos que são pouco profundos, ácidos e com textura média argilosa, drenado e poroso; os Latossolos Amarelos que são profundos, drenados, de textura média a muito argilosa e muito ácida; os Latossolos Vermelho Amarelos que são solos profundos, de boa drenagem e com textura argilo-arenosa. É de baixa fertilidade e pouca aptidão para culturas anuais, sendo recomendados para culturas perenes e pastagens; os Gleyssolos que são mal drenados devido a compactação; e a Terra Rocha Estruturada que tem fertilidade natural e boa drenagem, com aptidão para culturas anuais e perenes, contendo areia, argila, calcário e húmus.

Com relação ao Uso e Ocupação do Solo na área de influência do empreendimento, de acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa Leme Engenharia ao IBAMA em 2009, Aproximadamente 51% da Área de Influência Direta (AID) encontram-se recoberta com vegetação natural, alterada ou primária, sendo que 5% correspondem às formações pioneiras (vegetação dos pedrais, em especial) e 46% corresponde a áreas de floresta ombrófila aberta (com palmeiras e com cipós) e de floresta densa (terra firme e aluvial). Desse último percentual, cerca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com