TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE E POLITICA

Projeto de pesquisa: SOCIEDADE E POLITICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

MACROECONOMIA

Roger

Profª Daniela

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharelado em Administração (ADG000) Prática Módulo 04

02/06/2014

RESUMO

Nesta abordagem será apresentado o que engloba o conceito da teoria macroeconômica, esclarecendo seus principais objetivos e como em meio a tantas ferramentas o governo utiliza a abordagem macroeconômica para o equilíbrio do sistema financeiro nacional.

Palavras-chave: Macroeconomia. Economia. Administração.

1 INTRODUÇÃO

Por se tratar de um tema muito extenso o presente paper busca uma abordagem mais direta e objetiva divida em três tópicos. Inicialmente abordará os conceitos evidenciando que a microeconomia ter uma relação direta na macroeconomia, mais adiante seus principais objetos serão discutidos demonstrando sua influência na vida dos agentes econômicos e por fim seu papel como um todo no mercado nacional.

2 CONCEITOS DA MACROECONOMIA

Macroeconomia é a parte da economia que estuda todos os agentes econômicos em seu conjunto. O seu objetivo e determinar os fatores que interferem no nível total da renda e do produto de uma economia. Ou seja, é uma forma de analisar a economia como um todo, uma perspectiva de visualizar a economia.

Para melhor esclarecimento, quem resolve os problemas relacionados à macroeconomia é o Governo. Ele é o agente econômico prioritário, pois propõe soluções para os diversos problemas econômicos e tem à sua disposição o instrumental econômico necessário.

Entre os conceitos da macroeconomia estão:

a) Renda

b) Produto

c) O objetivo da teoria macroeconômica

2.1 RENDA

A renda é as somatórias de todas as remunerações feitas referentes aos fatores de produção empregados no processo produtivo durante certo período de tempo, ou seja, é a soma total dos aluguéis, salários, juros e lucros.

2.2 PRODUTO

O produto é definido como soma dos valores monetários de todos os bens e serviços finais produzidos por um país entre um determinado período de tempo.

2.3 O OBJETIVO DA TEORIA MACROECONOMICA

Seu objetivo é poder obter uma visão mais simplificada do funcionamento da economia e poder analisar como é determinado os preços e as quantidades de bens produzidos e também dos fatores de produção que existem na economia.

É possível resumir como certos fatores que influenciam o nível da renda e do produto do sistema econômico em geral.

3 PRINCIPAL OBJETIVO DA MACROECONOMIA

A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

Podemos estabelecer os objetivos da política macroeconômica como:

a) alto nível de emprego; baixa taxa desemprego.

b) estabilidade de preços; combater a inflação.

c) distribuição de renda socialmente justa; vida digna para todas as classes sociais.

d) crescimento econômico. Mais emprego, consumo, riqueza e melhores condições de vida para todos.

Para Vasconcelos (2010 P. 188) As questões relativas ao emprego e à inflação são consideradas como conjunturais, de curto prazo, constituindo-se nas chamadas políticas de estabilização.

Alguns textos colocam também como meta o equilíbrio no balanço de pagamentos, mas consideramos que esse não é um objetivo em si mesmo, mas um meio um instrumento de política econômico condicionado a alguma das quatro metas básica acima.

3.1 ALTO NIVEL DE EMPREGO

O alto nível de emprego é muito significativo, pois assim as pessoas recebem renda e têm condições de adquirir bens e serviços. Ao contrário, o desemprego gera pouca demanda, fazendo com que os produtos fiquem nas prateleiras, portanto se não existir a procura de produtos e serviços, a produção diminui e consequentemente o lucro também mantendo o nível de emprego chegamos ao equilíbrio entre demanda e oferta.

3.2 ESTABILIDADES DE PREÇOS

O fator que mais tem influencia na estabilidade dos preços é a inflação, ela a responsável pelo aumento contínuo e generalizado no nível de preços. A inflação acarreta distorções, principalmente sobre a distribuição da renda, sobre as expectativas dos agentes econômicos e sobre o balanço de pagamentos. E aí que vemos a necessidade políticas econômicas que tenham por objetivo a estabilidade do comportamento no nível geral de preços para termos um crescimento econômico constante e estável.

3.3 DISTRIBUIÇÕES DE RENDA SOCILAMENTE JUSTA

Observa-se que a cada dia a desigualdade na renda aumenta, ou seja, os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres, mais pobres. Pesquisas feitas no Brasil apontam que a renda de todas as classes aumentou. O problema é que, embora os mais pobres tenham melhorado um pouco seu padrão de vida os mais abonados melhoram relativamente mais. Ou seja, realmente teve um aumento geral no padrão de vida de todos os brasileiros, mas com certeza os mais ricos melhoram muito mais enquanto os mais pobres nem sentem a diferença desta mudança.

3.4 CRESCIMENTOS ECONÔMICOS

E o aumento da capacidade produtiva da economia, e, portanto, da produção de bens e serviços de determinado país, quanto maior o produto agregado do país, mais rica é a sociedade,

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com