TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dos Fins Da Sociedade Política E Do Governo

Artigo: Dos Fins Da Sociedade Política E Do Governo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 4

Os homens tem total liberdade e direcionam sua vida, no entanto, abandona sua condição de liberdade, pois embora livre a vida é cheia de perigos, por esta situação este busca unir-se a outros para a preservação da vida.

No entanto, falta de leis firmadas com o consentimento comum, a falta de juízes coerentes e equilibrados em seus julgamentos e a falta de um poder que garanta de fato a execução das sentenças, faz com que os homens reúnam-se em grupos ou comunidades.

Mas visando a boa convivência, a preservação de sua propriedade e bens o homem busca poderes existentes: legislativo e executivo, governos e sociedades.

O homem em sua natureza busca preservar a sociedade em que vive, mas a existência da corrupção e vícios de homens que perderam as qualidades naturais de sua raça, o que leva muitos a se reunirem em grupos menores com o objetivo de buscar soluções adequadas.

A existência destes poderes legislativos, estados e governos, leva ao homem a abandonar sua natureza, como seguir o seu próprio padrão de justiça, onde utilizaria meios individuais para aplica-la, nem sempre com garantia de bons resultados, como por exemplo, a força física. Então quem tem o poder em suas mãos tem por obrigatoriedade aplicar as leis existentes dentro de seus rigores, de forma justa, afim de proteger a sociedade em seu território.

Das formas de uma comunidade

Quando se fala de comunidade é referencia a sociedade de homens que visam um bem comum e não sistemas de governança.

No entanto a governança pode seguir sistemas diferentes, como a democracia: sistema de votação, onde são escolhidos os representes políticos/governantes pelo povo/comunidade civil, a oligarquia onde há a escolha de um representante, estendendo este poder aos seus herdeiros e sucessores e por fim temos a monarquia: sistema de governança onde um homem seria o governante e seus sucessores são os seus herdeiros. Na falta de herdeiros caberia a comunidade exercer sua força de escolha, neste caso temos uma monarquia eletiva.

Da extensão do poder legislativo

A prioridade do homem é que a sociedade tenha paz e segurança e as leis estabelecidas são formas de nortear ações.

O poder legislativo é instrumento de grande poder, a ser utilizado por aqueles representantes escolhidos pela comunidade. Mas estas leis não podem ser aplicadas arbitrariamente, cedendo a vontade pessoais das autoridades legais constituídas, seja um juiz ou magistrado, não existe poder absoluto contra a vida ou propriedades, o poder tem limites ligados ao bem geral da comunidade. As leis, por acréscimos em sua descrição, tornam-se mais rígidas, garantindo o seu efeito ou aplicação, no entanto, a lei que rege a natureza humana é a preservação dos homens, por este fato, o papel da lei, ou seja, do poder legislativo ou supremo é fazer justiça e garantir os direitos dos cidadãos.

Independente da forma de governo o poder deve ser exercido em acordo com as leis promulgadas, e não baseado por decretos extemporâneos ou resoluções indeterminada, sendo estas aplicáveis em todas as camadas da sociedade. Este exercício leva aos cidadãos a saberem de seus deveres e aos magistrados os seus limites.

Por este fato, ninguém tem o poder de tirar a propriedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com