TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social 3 Semestre

Monografias: Serviço Social 3 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

As mudanças no imaginário social, ocorridas inclusive graças à Carolina, não mais lhe exigem coerência política e ideológica. Ela foi simplesmente uma brasileira negra, pobre, pouco alfabetizada que, contra todas as determinações sociais então vigentes, viu-se alçada às luzes da ribalta e, apesar de usada e abusada, saiu-se com grande dignidade, aqui definido segundo duas dimensões, uma determinista e outra imaginária. A noção de formação discursiva e alguns procedimentos de análise de discurso são utilizados na investigação das condições apontadas as determinações sociais,da realidade vivida por Carolina. Aponta-se também a operação do indeterminado, do aleatório e do imaginário, ingredientes importantes na criação e na revelação dos escritos. Sempre considerando o domínio social histórico, analisa-se a aceitação do fato ocorrido.

Passo3

A Assistência Social, como um conjunto de ações estatais e privadas para atender a necessidades sociais, no Brasil, apresentou nas duas últimas décadas uma trajetória de avanços que a transportou, da concepção de favor, da pulverização e dispersão, ao estatuto de Política Pública e da ação focal e pontual à dimensão da universalidade, do trabalho do profissional assistente social, expressa exatamente a materialidade do conteúdo da Assistência Social como um pilar do Sistema de Proteção Social Brasileiro no âmbito da Seguridade Social do ser humano.

São reconhecidas as fortes pressões que os processos de exclusão sociocultural geram sobre as famílias brasileiras, acentuando suas fragilidades e contradições. Assim é primordial a centralidade no âmbito das ações da política de assistência social, como espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização primárias, provedora de cuidados aos seus membros, mas que precisam também ser cuidados e protegido. Reconhece também a importância da família no contexto da vida social, quando se declara que a “família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado”. Embora haja o reconhecimento explícito sobre a importância da família na vida social e, portanto, merecedora da proteção do Estado, tal proteção tem sido cada vez mais discutida, na medida em que a realidade tem dado sinais cada vez mais evidentes de processos de penalização e desproteção das famílias brasileiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com