TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social 3 Semestre

Casos: Serviço Social 3 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 5

• INTRODUÇÃO

Baseado no filme sobre a BMW vermelha ,onde vimos uma família que ganhou um premio ,sendo esse prêmio uma bmw vermelha ,na verdade ess prêmio nao combinava com a situação social da família que era muito humilde e não sabia nem mesmo dirigir .Nesse descompasso social vimos que a bmw vermelha foi utilizada para outros fins ,principalmente moradia ,pois era melhor morar no carro do que na casa cheia de goteiras e desconfortos diversos .

Refletiremos como nossa sociedade antagônica em seus interesses.

Somos convencidos e levados a ter e buscar itens que nem sabemos para que serve, também refletirmos como no município de Ilhéus temos algumas obras públicas que não são usados para seu devido fim deixando a população sem opção de atendimento necessário.

2.1 SOMOS O QUE TEMOS?

No Brasil, um país cada dia mais desenvolvido ,em crescimento econômico constante ,vemos o grande aumento do poder aquisitivo da população. Antigamente ter uma geladeira era apenas para suprir uma necessidade ,hoje em dia nesse mundo cada vez mais globalizado ter uma geladeira não é apenas para suprir uma necessidade ,é também uma busca por status ,representação social .Uma senhora dias atrás comprou uma geladeira duas portas que ela nem alcançava abrir. Ela comprou tal geladeira cheia de funções que ela também nao sabe manusear, simplesmente porque era bonita e a neta dela queria aquela geladeira porque na casa da colega tinha uma igual.

As pessoas não querem apenas ser mas também ter ,esse ter mostra o que você é baseado numa classificação simplesmente materialista que esse mundo capitalista nos impõe.Os bens materiais ,celulares de ultima geração ,tv led cada vez maiores tablet computadores etc;bens cada vez mais substituiveis por outro mais avançado e mais tecnológico ,tornando nossa vida numa busca sem fim de bens materiais e tornando nosso dinheiro cada vez mais descartavel.

Vendemos nosso bem de mais valia ,nosso tempo ,nosso trabalho ,nossa mão de obra ,em , troca de um salário para suprir o que seria nossas necessidades básicas para nosso sustento .Na verdade somos escravos de um mundo consumistae nosso ganho de trabalho é o que sustenta essa enorme máquina capitalista ,porque nosso dinheiro volta para o mercado capitalista ,porque compramos muito.

Somos todos os dias bombardeados por grande propaganda em massa nos ditando padrão de beleza de atitude ,o que devemos ou não fazer para sermos considerados bem sucedidos.

Nos preocupamos mais em ser o que os outros querem e acham certos do que o que realmente queremos e achamos ser certo.

Uma sociedade capitalista desde final do século XIX,onde se alavancoua situação desigual ,do pobre e do rico ,desde então se enfatiza tal situação ond se busca resolver essa questão social na verdade mostra -se longe tal resolução .O alto consumo de toda a sociedade torna mais rico os capitalistas,osdonos das grandes empresas e fábricas.

Vivemos uma falsa sensação de que temos muito conforto e ilusão de crescimento material,na verdade tudo é mentira pois pagamos alto imposto por tudo principalmente nos alimentos .Tudo o que compramos pagamos muito imposto.

Além do que muitos vivem a situação parecida com a da familia que ganhou a bmw vermelha ,ou seja tem itens que nunca usam ,roupa que compram e jogam no guarda roupa ,itens que muitas vezes não sabem usar. O que vemos tambem são jovens insatisfeitos muitas vezes por não poderem ter o que querem e acabam no mundo do crime para alimentar o desejo de "ter sempre mais ,se envolvem com drogas ,passam a traficar ,roubar sequestrar e até mesmo matar . Tudo isso para ter facilmente o que a sociedade capitalista lhe engoda a querer ter.

• 2.1.1 NO MEU MUNICIPO O QUE TEMOS?

No âmbito municipal percebo na minha cidade que temos muitas "BMW VERMELHA', ou seja, obras inauguradas que deveriam servir á população e suprir suas necessidades sociais na verdade ainda estão fechadas ,apesar de prontas para funcionar .

No bairro onde moro, um bairro chamado Morada do Porto onde foi entregue 1.300 moradias do programa Minha casa minha vida ,para pessoas. carentes de baixa renda ,existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com