TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Governo

Pesquisas Acadêmicas: Sistemas De Governo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  261 Visualizações

Como diferenciar um parlamentarismo de um semipresidencialismo?

✓Seguir de forma pública✓Seguir de forma privadaDeixar de seguir

Atualmente a França e a Rússia são consideradas semipresidencialista (conforme o Wikipédia), e a Irlanda e a Alemanha parlamentaristas, eu sei que são repúblicas e que portanto elegem um presidente (os 4 países sitados). Então, o que faz um ser parlamentarista e outro semipresidencialista, é o poder político desse chefe de estado? .Melhor respostaEscolha do autor da pergunta

Samurai respondido 9 meses atrásNum sistema semipresidencialista, o presidente da república tem poderes concorrentes aos do Parlamento, e também compartilham as funções de governo com o primeiro-ministro. Normalmente, o presidente da república é responsável pela política externa do país, como ir à ONU, conversar com governantes estrangeiros, seria mais ou menos 50% o presidente e 50% o primeiro-ministro.

Países como Portugal e Irlanda têm o presidente eleito por voto popular direto, e é por isso que muitos fazem confusão e acham que são semipresidencialistas. Mas os presidentes de Portugal e Irlanda só tem funções protocolares, cerimoniais, além de poder demitir o governo e dissolver o parlamento. São países parlamentaristas puros na verdade, porque quem governa é o primeiro ministro. No caso da Alemanha e da Itália, o presidente também é eleito por voto indireto, pelo parlamento nacional mais representantes estaduais ou regionais.

...