TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Subcultura Da Classe média - ‘youth Culture'

Pesquisas Acadêmicas: Subcultura Da Classe média - ‘youth Culture'. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Isso significa que as teorias das subculturas criminais partem da idéia de que a sociedade é dividida em vários grupos, como o próprio termo subcultura indica. Cada grupo possuiria seu próprio código de valores, sendo esse conjunto normativo assimilado por cada indivíduo que está inserido no grupo e pautando, então, a conduta de todos os demais componentes, inclusive no que tange às condutas delituosas. Isso porque, para as teorias em comento, determinadas condutas seriam delituosas somente para o grupo que atua na criminalização, grupo diverso daquele em que estão inseridos os agentes das condutas. Em outras palavras, a conduta criminosa, em determinado grupo, estaria em conformidade com seu código de valores, não ofendendo as normas aceitas pelo grupo, mas somente as regras de outros grupos.

Dessa forma, o comportamento chamado delitivo, assim como o comportamento considerado normal, estaria em conformidade com as normas de conduta social comuns à subcultura à qual o agente pertence. Além disso, a interiorização das regras próprias a uma subcultura ocorre de forma semelhante à interiorização das normas que pautam a conduta dita regular, e tal assimilação de valores depende muito pouco da vontade do indivíduo, mas sim da forte influência dos mecanismos de socialização.

5. Implicações científicas e político-criminais

Desenvolvida por Wolfgang e Ferracuti (1967), esta teoria defende a existência de uma subcultura da violência, que faz com que alguns grupos passem a aceitar a violência como um modo normal de resolver os conflitos sociais. Mais que isso, sustenta que algumas subculturas, na verdade, valorizam a violência, e, assim como a sociedade dominante impõe sanções àqueles que deixam de cumprir as leis, a subcultura violenta pune com o ostracismo, o desdém ou a indiferença os indivíduos que não se adaptam aos padrões do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com