TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCO ou Total Cost of Ownership

Tese: TCO ou Total Cost of Ownership. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

http://www.atmanconsultoria.com.br/publicacoes/tco-custo-total-de-propriedade-uma-ferramenta-util-para-a-area-de-suprimentos-claudio-mitsutani

TCO ou Total Cost of Ownership, termo em inglês que representa Custo Total de Propriedade é cada vez mais utilizado em processos de seleção e escolha, seja de um determinado produto, serviço ou tecnologia. Na medida em que a área de suprimentos vem conquistando espaço nas organizações, aumentando seu leque de atuação além da atividade de aquisição em si e passando a influenciar toda a cadeia logística e de negócio, a utilização do TCO vem naturalmente fazendo parte do cotidiano da área.

Mas afinal de contas: o que é TCO?

É uma ferramenta analítica que procura avaliar os elementos que impactam ou geram custos – ou em um sentido mais amplo, impactam no fluxo de caixa da organização – quando da escolha de uma nova fonte de suprimento, novo produto, tecnologia entre outras. A razão de sua utilização é levar em consideração através de um modelamento adequado, elementos que impactam no custo além dos usuais : preço, lote mínimo, condições de pagamento, por exemplo. Mas também outros custos “escondidos” como, por exemplo: custos de manutenção, custos de obsolescência, custo da mudança, impactos em produtividade e custos de descontinuidade. É comum fazer no TCO a analogia do iceberg: ir além dos custos que observamos na superfície mas avaliarmos também aqueles que estão nas profundezas… Por aí já é possível perceber que o TCO é uma análise feita caso-a-caso. Depende das características específicas da escolha em questão, da importância da escolha e principalmente depende de muito bom senso.

Quando utilizamos então o TCO?

Em geral, se utiliza o TCO para escolhas complexas , custosas e/ou que tem impacto de longo prazo. Por isso, já há muito tempo se utiliza esta ferramenta para escolhas em tecnologia da informação, tanto para hardware quanto para software. É bastante conhecido que em TI os custos vão muito além do custo de aquisição de uma nova tecnologia . Impactam também os custos de mudança, manutenção do sistema/hardware, atualização de versões, entre outros. Quem vivenciou a experiência de uma implementação de um ERP ( sistema integrado de gestão ) , sabe o que isso quer dizer.

Um bom uso de TCO envolve todo o ciclo de vida útil do produto, serviço ou tecnologia em questão pois incorpora os vários elementos de custo que vão desde a aquisição /desenvolvimento até sua descontinuidade.

O modelamento do TCO pode se tornar bastante complexo pois pode envolver diversas

variáveis que vão muito além do processo de compra especificamente. Assim, mais uma vez se mostra a importância do trabalho multidisciplinar, a conjunção de diferentes experiências e competências. O formato final do modelo econômico também pode variar bastante, indo do impacto direto no custo dos produtos e conseqüentemente no resultado econômico da empresa até impactos na valoração da empresa, empregando outros mecanismos maissofisticados. Depende muito da maneira como os projetos são avaliados na organização, seu formato mais usual e da cultura da mesma. Outro aspecto importante é que, em geral, é uma análise comparativa de diferentes opções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com