TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Política

Casos: Teoria Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  3.786 Palavras (16 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................................01

1. ESTADOS, AS FORMAS E OS SISTEMAS DE GOVERNO...........................................02

2.APRESENTAÇÃO DO G8...................................................................................................06

3. ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS PAÍSES DO G8 E RELAÇÃO DE PODERES ENTRE ELES.........................................................................................................................................08

4. CRISE DO G8 E INTERVENÇÕES DO GRUPO NO CENÁRIO MUNDIAL ATUAL..14

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................................16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................................17

INTRODUÇÃO

As formas de Governo estão ligadas com a cultura de cada povo, por essa razão se formam diversos segmentos. A forma de se conduzir uma nação se define como uma modalidade de organização do poder político, na qual são representadas as diversas influências da natureza moral, psicológica, intelectual, geográfica e político-econômica, que mudam conforme as necessidades sociais do local. Historicamente se renovam com o surgimento de novos imigrantes, novos ideais, enfim, com a mudança natural do ciclo de vida ao qual todos estão sujeitos. A república tem maiores adeptos numa visão globalizada, porém isso não significa que seja melhor ou pior, e sim mais usual atualmente.

1. ESTADOS, AS FORMAS E OS SISTEMAS DE GOVERNO

Começaremos então por definir o que é Estado. Estado pode ser compreendido como uma instituição política, que é dirigida por um governo soberano, este detém o monopólio da força física em determinado território, subordinando à sociedade que nele vive.

Cabe ao Estado garantir a todos os seus subordinados direitos iguais, defender suas características políticas seguindo suas técnicas e suas leis. Pode também dividir seu poder político em: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Ao poder legislativo é composto pela câmara dos deputados e senado federal, compete a eles criar leis, o poder executivo é o cargo exercido pelo Presidente da República, e tem a função de executar as leis já existentes, e implementar novas leis segundo a necessidade do Estado e do povo.

O poder judiciário é composto por ministros, desembargadores e juízes, os quais tem a função de julgar, de acordo com as leis criadas pelo Poder Legislativos e de acordo com as regras constitucionais de cada país.

Existem três formas de governo:

REPÚBLICA: na qual um representante normalmente chamado de presidente é escolhido pelo povo para ser o seu chefe de estado, podendo ou não exercer funções do poder executivo. A eleição é em regras gerais realizada por voto livre e secreto, em intervalos regulares conforme cada país. A origem da república está na Roma clássica, quando primeiro surgiram instituições como Senado. A palavra república advém do latim e quer dizer coisa pública. As duas principais formas de república são:

1) República presidencialista ou presidencialismo: que consiste na eleição de um presidente pelo voto sendo seu mandato regular, acumulando funções de Chefe de Estado e de chefe de governo. Nesse sistema caso o governo não possua maioria no congresso deve manter relações amistosas com o Poder Legislativo.

2) República parlamentarista ou parlamentarismo: é aquela que o presidente responde à chefia de Estado, estando a chefia de governo atribuída a um representante escolhido de forma indireta pelo Legislativo, normalmente chamado Premier, Primeiro Ministro ou Chanceler.

MONARQUIA: é uma forma de governo na qual o chefe de estado é o monarca, o poder é transferido através de uma linha sucessória. O regime monárquico desenvolveu-se como uma extensão lógica da liderança absoluta de chefes tribais primitivos, sendo que a maior parte das monarquias é realizada através da sucessão de soberanos hereditariamente, passando o trono de pai para o filho mais velho quando o rei morre ou abdica. Enquanto que nas repúblicas a soberania nacional é confiada ao presidente da república, nas monarquias a soberania popular é confiada ao monarca. A monarquia pode ser parlamentarista, na qual o monarca exerce a chefia de Estado. Seus poderes são apenas protocolares, e sua função de moderador político é determinada pela constituição. Cabe a ele resolver impasses políticos, proteger a Constituição e os súditos de projetos de Lei que contradizem as leis vigentes ou que não faziam parte dos planos de governo defendidos em campanha eleitoral. A chefia de governo é exercida por um primeiro-ministro. Este é nomeado pelo monarca e é aprovado pelos parlamentares após apresentação de seu gabinete ministerial e de seu plano de governo, podendo ser derrubado pelo parlamento através de uma moção de censura, ou seja, os parlamentares apresentam uma proposta a do governo com objetivo de derrotá-lo ou causar-lhe constrangimento.

ANARQUISMO: é uma palavra grega que advoga pela abolição do Estado enquanto autoridade imposta e detentora do monopólio do uso da força. De modo geral anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita, defendendo tipos de organizações horizontais e libertárias.

Dentre os principias sistemas de governo temos:

PRESIDENCIALISMO: no qual o presidente é chefe de governo e chefe de Estado é responsável pela escolha de seu ministério, é eleito pelo povo pelo voto direto ou indireto, tem mandato temporário previsto na constituição de seu país. O presidente é pessoa jurídica de direito público externo, ou seja, em relação a países estrangeiros. É ainda chefe da administração pública, ou seja, pessoa jurídica de direito público interno, isto é em relação ao próprio país. Ele não depende da confiança do poder Legislativo. Neste sistema de governo, os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário são independentes entre si, mas trabalham em harmonia.

PARLAMENTARISMO: todo o poder concentra-se no parlamento, que é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com