TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administraçao

Seminário: Teorias Da Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

1) R: A Escola das Relações Humanas critica a alienação no trabalho decorrente de métodos da Administração Científica e da Produção em Massa, tais como obrigar o trabalhador a atingir metas pré-determinadas mínimas de produção e em tempo padronizado; encarregar ao trabalhador apenas a execução das tarefas que lhe são determinadas e não os deixar participar do planejamento; dividir o trabalho por especializações, de forma a fazer com que o operário desenvolva maior habilidade em sua função específica; supervisionar o trabalhador o tempo todo de forma a verificar sua produtividade e a ênfase em seu trabalho ser apenas em sua eficiência. Com tais métodos a empresa era vista como uma máquina e os operários ficavam robotizados e alienados devido a sua super-especialização, não podendo participar e nem conhecer o processo completo de funcionamento da organização, não se sentindo peças importantes para o todo da empresa. A Escola das Relações Humanas rebatia tais aspectos da Administração Científica de Taylor tendo como princípios combater más condições de trabalho, organizando e melhorando o ambiente e as condições de segurança; valorizar os empregados; dar um padrão de vida adequado e com remuneração justa que atenda as necessidades; dar tempo suficiente de lazer para que o operário possa recuperar a energia e eliminar o stress; proteção contra o desemprego involuntário; participação em lucros, entre outros.

2) R: Frederick Taylor iniciou a Administração Científica devido a sua preocupação de como aumentar a eficiência dentro da empresa. Com o crescimento acelerado e desorganizado das empresas causado pela Revolução Industrial, Taylor acreditava que a racionalização do trabalho melhoraria a eficiência e competência das organizações, de modo a usar seus recursos da melhor maneira possível e sobreviver perante a crescente concorrência com as diversas empresas que surgiam. Sendo assim, formulou princípios e estabeleceu processos padronizados de forma a controlar as operações fabris. Os operários foram adestrados a cumprir funções específicas e em tempo e volume de produção pré-determinados, o que funcionou bem no início, porém com o passar do tempo os operários iam se cansando de trabalhar de forma robotizada.

3) Henry Ford idealizou a linha de montagem com produção em série, padronizada e de custo mais baixo. Seus princípios básicos foram a Intensificação, que consistia em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado; a Economicidade, que consistia em reduzir ao mínimo o volume do estoque de matéria-prima em transformação, fabricando seus produtos, vende-los e recebê-los antes do vencimento da matéria prima empregada na fabricação e do pagamento dos salários, de forma em que a velocidade de fabricação fosse muito rápida; e a Produtividade, que consistia em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período através da especialização da linha de montagem. Com estes três aspectos Ford conseguiu popularizar a produção em massa com baixo custo e curto espaço de tempo, tornando-se líder de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com