TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trablho De Porra

Trabalho Universitário: Trablho De Porra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Inclusiva no sistema regular de Ensino: o Caso do Município do Rio de Janeiro

Elaborado por:

Cristina Nacif Alves

Relatório em formato PDF

Apresentação

O presente estudo foi levado a efeito a convite do Banco Mundial, com o objetivo de proceder à identificação de concepções e características gerais que vêm orientando a organização da Educação Inclusiva no Município do Rio de Janeiro e de indicar possibilidades de ação e de suporte teórico capazes de ancorar o pressuposto de que o sujeito portador de deficiência tem direito à educação escolar com a qualidade que garanta o seu pleno desenvolvimento.

O Caminho Teórico-metodológico

O Banco Mundial, ao solicitar a realização dessa pesquisa sobre a situação da Educação Inclusiva no Município do Rio de Janeiro, tinha como preocupação a escolha de um aporte metodológico que se mostrasse adequado à escassez de tempo e, ainda, que se inscrevesse no rol das abordagens qualitativas. Ou seja, precisava-se escolher um caminho metodológico capaz de abarcar os limites de tempo e a complexidade de questões consideradas importantes nos campos político, ideológico e técnico em que a Educação Especial se encontra imersa.

Optou-se por realizar um estudo de natureza exploratória, uma vez que sua principal característica é proporcionar “pistas” para um exame teórico consistente e permitir o levantamento de hipóteses de trabalho a serem enfrentadas em estudos posteriores.

A escolha de uma metodologia encontra-se ligada a uma dada concepção teórica. No nosso caso, os princípios que vão ancorar o estudo denomina-se abordagem qualitativa.

A expressão abordagem qualitativa se faz presente, no contexto desse Estudo Exploratório, com o objetivo de demarcar a importância da pesquisa não estar vinculada à identificação de fatos supostamente neutros a serem coletados, mas referida a valores, opiniões e concepções teóricas que informam a configuração da Educação Especial no Município do Rio de Janeiro.

Para tal, os procedimentos técnicos adotados no curso do trabalho estão de acordo com a perspectiva qualitativa e incluíram:

1. a realização de entrevistas – com membros da equipe administrativa e com professores;

2. a análise de fontes documentais – tais como:

3. o relato de experiências – de impactos para a inclusão dos alunos portadores de deficiências.

Breve Histórico da Educação Especial no Município do Rio de Janeiro após a criação do Instituto Helena Antipoff

A Educação Especial tem seu início no Município do Rio de Janeiro em 1959, quando a Lei 953 é decretada, vinculando a atenção ao excepcional[1] à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através da Assessoria de Educação Especial. Quando, então, Equipes Técnicas de Educação Especial são criadas em todo o Município do Rio de Janeiro.

Porém, não iremos nos deter à história da Educação Especial desde seu início; estabeleceremos um recorte a partir do marco iniciado pelo Instituto Helena Antipoff – IHA.

Numa 4ª feira, dia 14 de Agosto de 1974, o Diário Oficial do Estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com