TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trablho Gestão Ambiental

Casos: Trablho Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

JI-PARANÁ E SEUS IMPACTOS

ALUNO: ENDRIO DE SOUZA STRINGARI

Ji-Paraná

2012

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................1

2.DESENVOLVIMENTO......................................................................................6

2.1 PRINCIPAIS CAUSADORES DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM JI-PARANA..............................................................................................................7

3.CONCLUSÃO..................................................................................................9

4.REFERÊNCIAS..............................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

A sociedade humana destaca-se pela capacidade de unir esforços e agregar-se social e economicamente ao redor de sistemas produtivos, o que possibilitou, ao longo da sua evolução, a formação de aglomerados humanos conhecidos como cidades, do latim "civitas".

A partir da formação desses aglomerados começam a surgir problemas de natureza ambiental, advindos das atividades produtivas, residenciais e sociais dos seres humanos. Estes problemas existem desde o surgimento do homem primitivo, quando ele começou a desenvolver técnicas, como o uso do fogo, da pecuária e da agricultura Dorst (1973), que relatou ainda a história das ações antrópicas ao longo dos milênios e suas conseqüências para a natureza. Chaffun (1997) mencionou que é nas cidades onde se concentra a maior parte das atividades econômicas, onde se consome a maioria dos recursos e onde se gera maior parte da poluição. Segundo o CEMPRE (2000), as cidades acumulam riquezas .... Entretanto, são também imensas consumidoras de recursos naturais..., e geram significativas quantidades de lixo que precisam ser dispostas de maneira segura e sustentável.

Douglas (1983), em estudo sobre o ambiente urbano, enfatizou os problemas relacionados a economia, dependência de suprimentos e seus impactos, balanço de energia nas cidades, balanço hídrico, balanço de massas, geomorfologia das cidades, biogeografia das cidades, disposição de resíduos, gestão e planejamento. Citou ainda que a partir desses elementos se possam desenvolver ferramentas (gerenciais e tecnológicas) para reduzir os impactos ambientais e outras questões.

Aspectos relacionados com as questões ambientais foram abordados por inúmeros autores, a exemplo de Lombardo (1985), que estudou a formação de ilhas de calor como um dos problemas sérios que as grandes cidades enfrentam, principalmente na época de inverno. Por sua vez, Branco (1991) abordou, os principais problemas ambientais das cidades no que concerne à poluição, citando e ilustrando suas diversas formas, como: poluição das águas, do ar, do solo, visual etc. Corrêa (1995) expôs modelos de desenvolvimento das cidades, tendo como base a especulação imobiliária e o jogo de interesse das classes dominantes. Gilbert (1995) abordou a questão da flora e da fauna no ambiente urbano, relatando as relações, adaptações e sobrevivência dos animais, no ambiente urbano. Maglio (1995) também discutiu a questão da gestão urbana e da qualidade de vida, apresentando estudo de caso sobre os impactos ambientais na cidade de São Paulo e analisando o caso da bacia do Guarapiranga.

Alberti (1997), discorrendo sobre a sustentabilidade das cidades, afirmou que uma variedade de novas ferramentas tem sido adaptada para o desenvolvimento de vários campos das ciências (antropologia, economia, geografia, biologia e sociologia). Tais ferramentas são: participação rural, contabilidade verde, estudos de impacto ambiental, SIG, indicadores ambientais, negócios e gestão (ISO 9000 E ISO 14000, educação ambiental e outros). Franco (2000), analisando o desenvolvimento das cidades através de três estudos de casos, fez proposições a respeito do planejamento ambiental como ferramenta para a cidade sustentável. O tema da sustentabilidade pode ser encontrado nos estudos de Fiorillo (1997), Perlman (1997) e Wilheim (1997).

Apesar dos avanços nos países de primeiro mundo, no que concerne às questões ambientais, principalmente no ambiente urbano, e aos avanços nos estados da região Sul e Sudeste do Brasil, no Nordeste a maioria das ações realizadas se concentra nos impactos da seca e se esquece de que ela provoca o êxodo rural, e as pessoas migram para as cidades.

As pessoas sem preparo nenhum para a vida nas cidades provocam graves problemas socioeconômicos e ambientais, que vão interferir diretamente na sua qualidade de vida, principalmente na periferia das médias e grandes cidades.

Este trabalho teve como objetivos: realizar um estudo dos problemas ambientais de ruas e bairros da cidade de Ji-paraná, RO.

DESENVOLVIMENTO

Ji-Paraná é um município brasileiro do estado de Rondônia. Com uma população de 118.092 habitantes, a cidade é a 2ª mais populosa do estado de Rondônia, 16ª mais populosa da Região Norte do Brasil, a 227ª mais populosa do Brasil e a 113ª maior cidade do interior brasileiro

Movida principalmente pelas grandes indústrias do setor madeireiro, industrial e laticínios.

O nome do município é de origem indígena, significando rio-machado. Onde Ji seria machado (devido ao grande número de pedras que se pareciam com machadinhas indígenas) e Paraná, grande rio; ou seja o rio grande cheio de pequenos machados. Também é conhecida por Coração de Rondônia, devido a localização da cidade na região central do estado e a presença de uma ilha, com o formato que lembra um coração, localizada na confluência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com