TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema de avaliação de educação básica (saeb), Prova Brasil e Provinha Brasil

Artigo: O sistema de avaliação de educação básica (saeb), Prova Brasil e Provinha Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

Este trabalho é baseado no sistema de Avaliação da Educação Básica(saeb), Prova Brasil e Provinha Brasil, sob a perspectiva avaliadora, contudo focalizaremos seus objetivos, suas metas e índices alcançados ao longo de sua aplicação.

A importância e a necessidade da avaliação são demasiadamente conhecidas

para o avanço na qualidade do ensino. Realizadas com intuito de obter um diagnóstico

preciso e qualificado dos aspectos a serem melhorados, as avaliações podem oferecer

subsídios para o monitoramento das políticas públicas, a partir da coleta, sistematização

e análise de dados e informações referentes aos alunos, professores e gestores de escolas

públicas e privadas. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB, tal como

conhecemos atualmente, é uma política educacional relativamente recente, observamos

que as investigações sobre o tema ainda estão em curso, sendo foco de poucos

pesquisadores no Brasil.

O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala:

• Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: abrange alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio,e o seu principal objetivo é avaliar a qualidade, a seriedade e a eficiência da educação no Brasil.

• Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): é uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino das escolas públicas. Desta avaliação participam as escolas tem que ter, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.

• A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA : avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, seu principal objetivo é avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.

A Prova Brasil que é nosso foco principal foi criada em 2005, partindo da necessidade de ampliação do Saeb – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, passando a avaliar todos os estudantes da rede pública urbana de ensino, de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Os resultados são dispostos para o Brasil, Unidades da Federação, municípios e escolas participantes.

Partindo das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aperfeiçoamento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de defeitos e falta de qualidade identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. Se dá de uma maneira diferente das provas que o professor trabalha em sala de aula, a metodologia adotada na construção e aplicação dos testes do Saeb e Prova Brasil é adequada para avaliar redes ou sistemas de ensino, e não alunos individualmente.

Os resultados são obtidos a partir da medição das habilidades e competências propostas nos currículos para serem desenvolvidas pelos alunos em determinada etapa da educação formal.

Sendo os currículos muito extensos, um aluno não responde a todas as habilidades neles previstas, em uma única prova. Um conjunto de alunos responde a várias provas. Diante disso, os resultados não refletem a porcentagem de acertos de um aluno respondendo a uma prova, mas a de um conjunto de alunos, respondendo às habilidades do currículo proposto, distribuídas em várias provas diferentes.

Além disso, a performace é apresentada pela distribuição do percentual de alunos ao longo dos níveis da escala, permitindo uma melhor visualização da situação dos diversos grupos de alunos, no contexto da população e subpopulações avaliadas.

Apresento abaixo alguns exemplos de questões da prova Brasil:

1- Chapeuzinho Amarelo

Era a Chapeuzinho amarelo

Amarelada de medo.

Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.

Já não ria.

Em festa não aparecia.

Não subia escada

nem descia.

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com