TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória Política Brasileira: O Brasil Colônia - O Brasil Império - A República

Ensaios: Trajetória Política Brasileira: O Brasil Colônia - O Brasil Império - A República. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  710 Visualizações

No século XV, a Europa passava por transformações de cunho político (com o Mercantilismo) e social (com o fim da Idade Média). Várias guerras assolavam o continente, mas Portugal vivia um período de tranquilidade. Sendo o primeiro país a realizar a centralização do poder e tendo privilégios quanto à sua posição geográfica, Portugal saiu na frente no desenvolvimento comercial, lançando expedições ao mar com o objetivo de extrair riquezas e descobrir novas terras. Em uma dessas expedições, por um erro tático, chegaram ao Brasil.

Liderada por Pedro Álvares Cabral, a frota portuguesa chegou ao Brasil em 1500. Terra habitada por indígenas, com um clima tropical e riquíssima em biodiversidade, o Brasil seduziu os navegantes portugueses, mas, como na mesma época Portugal também havia descoberto as Índias Ocidentais, priorizaram sua exploração. Contudo, o grande interesse dos navegadores franceses em terras brasileiras, recém-descobertas, obrigou Portugal a antecipar seus planos de colonização. Em 1532, uma expedição comandada por Martim Afonso de Souza chegou ao Brasil com a missão de colonizá-lo e protegê-lo de possíveis invasões.

Com o tempo, novas embarcações chegaram. E o Brasil foi sendo povoado. Quanto aos índios que aqui habitavam, os que não foram mortos, foram escravizados. Iniciava-se um período de conflitos, com choques constantes entre os indígenas, que não aceitavam a imposição da cultura portuguesa em detrimento da sua. Plantaram cana-de-açúcar e descobriram o ouro, fato que seduziu outras nações a desembarcarem nessas terras, trazendo consigo ganância e violência. Outros conflitos foram surgindo, desta vez entre nativos e forasteiros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com