TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Da Informação

Tese: Tratamento Da Informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Políticas Públicas, é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadaos é a totalidade de acoes, metas e planos que o governos ( Federal, Estadual e Municipal) traçam para alcancar o bem estar da sociedade. De uma forma ainda mais abrangente, pode-se considerar as Políticas Públicas como "o que o governo escolhe fazer ou não fazer" pela populacao..

Para que possa ser colocada em pratica cabe ao formulador de politicas publicas conseguir perceber compreender e selecionar as diversas demandas e expectativas que os grupos formados pela sociedade expoe ao governo e a partir dai fazer uma selecao de prioridades e entao oferecer respostas e soluçoes para essa populaçao.

Obviamente nem todas as expectativas e problemas serao sanados de imediato tera sempre um preleção e sera posto em pratica a resoluçao do problema de maior gravidade,o governo entao tera de formular e desenvolver acoes para buscar atender as expectativas da sociedade mesmo que seja integral ou parcialmente. Quando o governo busca atender as principais demandas recebidas diz-se que ele esta voltado parao interesse publico procurando maximizar o bem estar social

Em outras palavras politicas publicas sao o resultado da busca entre os diversos grupos ou segmentos da sociedade por defender e garantir seus direitos. As demandas da sociedades sao apresentadas aos dirigentes e tomadores de decisao por grupos organizados e denomindados Sociedade Civil Organizada (SCO) a qual inclui sindicatos, entidades associaçao de moradores etc...

É importante ressaltar que a existencia de grupos reivindicando as demandas que acham necessarias gera um certo conflito entre os mesmos por nao estarem reivindicando as mesmas coisas , porem isso nao pode ser visto como algo ruim ou negativo ,os conflitos e disputas se forem feitos dentro dos limites da lei serviram para tentar trazer cada vez mais melhorias nao significa que estas serao sanadas, pois antes disso é necessario que essas reivindicaçoes sejam reconhecidas e ganhem força ao ponto de chamar a atençao dos três poderes(Executivo, Juduciario e Legilativo). É certo que as acoes que os dirigentes publicos(governantes ou tomadores de decisoes) selecionam sao aquelas que eles entendem serem as maiores demandas e expectativas da populaçao.Ou seja o bem estarda sociedade é sempre definido pelo governo e nao pela propria sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com