TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De Informação E Indicadores Sociais

Monografias: Tratamento De Informação E Indicadores Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 2

Os Indicadores Sociais são de fundamental importância para o melhor emprego dos recursos públicos e para a medição de quão eficazes estão sendo as implantações, perante o meio social, demonstrando o ritmo de desenvolvimento de uma região. Até meados da década de 60, o Indicador utilizado para medir o desenvolvimento era o PIB (Produto Interno Bruto) per capita. Mas era observado que nem sempre ele significava o desenvolvimento social. Assim os órgãos governamentais, com o apoio de organizações, passaram a utilizar novos indicadores, e ter um visão social mais correta. No Brasil, as estatísticas usadas para a construção dos Indicadores são geradas por diferentes agências, em âmbito Federal e Estadual, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o Gini. A fonte principal de informação para a construção de Indicadores Municipais é o Censo de Demográfico, realizado a cada dez anos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os indicadores são utilizados como um instrumento operacional para a formulação e reformulação de Políticas Públicas, pois auxilia no trabalho de planejamento para a implantação ou avaliação dos Programas e dos Projetos Sociais. Contudo, os Indicadores Sociais não podem ser o único método de avaliação usado pelos encarregados de colocar as Políticas Públicas em ação, visto que entre o planejamento e a ação existe uma defasagem, que pode mudar o contexto social, tornando a operação não satisfatória.

Etapa 3 3.1. Indicador Social estudado O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é a medida usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento humano e para ajudar a classificar os países como: Desenvolvidos (muito alto), entre 0 e 0,499; Em desenvolvimento (médio e alto), de 0,500 a 0,799; Subdesenvolvido (baixo), quando maior ou igual a 0,800.

Passo 3.2. Indicador Social estudado O Indicador estudado é o IDH, com dados obtidos pelo IBGE de todas as regiões do Brasil. Dados da evolução da educação (entre 1991 e 2010): População adulta com ensino fundamental concluído; passou de 30,1% para 54,9%; Crianças de 05 a 06 anos frequentando a escola passaram de 37,3% para 91,1%; Jovem de 11 a 13 anos nos anos finais do ensino fundamental passou de 36,8% para 84,9%; Jovem de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo passou de 20% para 57,2% ou seja, 40% dos jovens nesta faixa ainda não têm ensino fundamental completo; Jovem de 18 a 20 anos com ensino médio completo passou de 13% para 41% ou seja, a maioria destes jovens ainda não possui ensino médio completo.

Referências:

www.IBGE.com.br>.Acesso em: 20 de maio de 2013

www.brasilhoje.org.br>.Acesso em: 20 de maio de 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com