TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Discursao Celebre

Pesquisas Acadêmicas: Uma Discursao Celebre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Uma Discussão Célebre

1)Otones deixa bem claro sua opnião:Nenhum de nós deve ser feito monarca, o que seria penoso e injusto.De que forma poderia não ser irregular o governo monárquico se o monarca pode fazer o que quiser,se não é responsável perante nenhuma instância?A monarquia afasta do seu caminho normal ate mesmo o melhor dos homens.A posse de grandes riquezas gera nele a prepotência e a inveja é desde o principio parte da sua natureza. Com esses dois defeitos,alimentará todas as malvadezas:cometerá de fato os atos mais reprováveis,em alguns casos devido á prepotência,em outros á inveja.Poderia parecer razoável que o monarca e tirano fosse um homem despido de inveja,já que possui tudo.

Na verdade,porém, do modo como trata os súditos demonstra bem o contrário: tem inveja dos poucos bons que permanecem,compraz-se com os piores,está sempre atento ás calúnias.O que há de mais vergonhoso é que,se alguém lhe faz homenagens com medida,crê não ter sido bastante venerado; se alguém o venera em axcesso,se enraivece por ter sido bastante adulado. Porém o mais grave é que o monarca subverte a autoridade dos pais,viola as mulheres,mata os cidadãos ao sabor dos seus caprichos.

2) O governo do povo porém,merece o mais belo dos nomes,”isonomia”;não faz nada do que caracteriza o comportamento do monarca. Os cargos públicos são distribuidos pela sorte; os magistrados precisam prestar contas do exercício do poder;todas as decisões estão sujeitas ao voto popular.Proponho,portanto,rejeitarmos a monarquia,elevando o povo ao poder: o grande numero faz com quem tudo seja possivel.

3) Subscrevo o que disse Otones em defesa da abolição da monarquia;quanto á atribuição do poder ao povo,contudo,seu conselho não é o mais sábio.A massa inepta é obtusa e prepotente;nisto nada se lhe compara.De nenhuma forma se deve tolerar que,para escapar da prepotência de um tirano,se caia sob a da plebe destinada.Tudo o que se faz,o tirano faz conscientemente;mas o povo não tem seuqer a possibilidade de saber o que faz.Como poderia sabê-lo,se nunca aprendeu nada de bom e de útil,se não conhece nada disso,mas arrasta indistintamente tudo o que encontra no seu caminho? Que os que querem o mal aos persas adotem o partido democrático;quanto a nós, entregaríamos o poder a um grupo de homens escolhidos dentre os melhores,e estaríamos entre eles. É natural que as melhores decisões sejam tomadas pelos que são melhores.

4) Tudo o que faz, o tirano faz conscientemente; mas o povo não tem sequer a possibilidade de saber o que faz. Como poderia sabê-lo, se nunca aprendeu nada de bom e de útil, se não conhece nada disso, mas arrasta indistintamente tudo o que encontra no seu caminho? Que os que querem mal aos persas adotem o partido democrático; quanto a nós, entregaríamos o poder a um grupo de homens escolhidos dentre os melhores - e estaríamos entre eles. É natural que as melhores decisões sejam tomadas pelos que são melhores'.

5) Numa oligarquia, é fácil que nasçam graves conflitos pessoais entre os que praticam a virtude pelo bem público: todos querem ser o chefe, e fazer prevalecer sua opinião, chegando por isso a odiar-se; de onde surgem as facções, e delas os delitos. Os delitos levam à monarquia, o que prova que esta é a melhor forma de governo.

6) Por outro lado, quando é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com