TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO SOBRE O TEXTO UMA DISCUSSÃO CÉLEBRE

Por:   •  13/3/2016  •  Exam  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  3.018 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONÁRIO SOBRE O TEXTO UMA DISCUSSÃO CÉLEBRE

Aluno: Otho Cezar Miranda de Carvalho

1) Quais os argumentos de Otanes para defender a Democracia e criticar a Monarquia?

Segundo Otanes, a Democracia é imune aos abusos e desregramentos da Monarquia porque os cargos públicos seriam distribuídos por sorteio, as decisões estão sujeitas ao voto popular e os magistrados precisam prestar contas dos seus atos. Assim, os governantes recebem o poder do povo, escolhidos de maneira em que todos são considerados iguais entre si (sorteio), e seus atos são fiscalizados e julgados pelo próprio povo, o que evitaria os vícios do poder absoluto. Na Monarquia, em contrapartida, o soberano pode fazer o que quiser e não responde a nenhuma instância pelos seus atos. Tal concentração de poder corromperia mesmo os homens bons, geraria prepotência e inveja, levando o monarca a excessos e injustiças.

2) Quais os argumentos utilizados por Megabises para defender a Aristocracia e criticar a Democracia?

Megabises concorda com Otanes na crítica à Monarquia, mas defende a Aristocracia porque o governo exercido por homens escolhidos entre os melhores resultaria em um governo melhor. Megabises não explica quem seriam os melhores ou que critérios seriam usados para identificá-los, limitando-se a  mencionar que os que ali estavam participando da discussão estariam entre os melhores. Segundo Megabises, a massa (povo) é ignorante, incapaz de compreender qualquer coisa, e seria prepotente como um monarca no exercício do poder, com a diferença que este cometeria abusos e desatinos de forma consciente, enquanto o governo “de muitos” o faria da mesma maneira por pura ignorância. Esta é sua crítica à Democracia.

3) Quais os argumentos utilizados por Dario para defender a Monarquia e criticar a Democracia e a Aristocracia?

Dario sustenta que nada poderia ser melhor que um só homem – o melhor, o mais preparado – para governar, portanto, a Monarquia seria a melhor opção, consideradas as situações ideais das três formas de governo. Além disso, argumenta que a supremacia de um governante é inevitável, independentemente da forma de governo adotada, se Democracia, Aristocracia ou, obviamente, Monarquia. Na Democracia, a corrupção seria inevitável, com alianças entre mal-feitores para assaltar os cofres públicos, o que resultaria, em algum momento, na tomada do poder por alguém, na defesa dos interesses do povo. Este líder, admirado e apoiado pelo povo, acumularia mais poder que os governantes. O governo de um só, portanto. Na Aristocracia ocorreriam conflitos, porque todos querem mandar. Os conflitos levariam à formação de facções e, consequentemente, delitos. Estes, levariam, inevitavelmente, à concentração do poder em um indivíduo. Da mesma maneira, resultaria no governo de um só.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com