TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WELLINGTON SOUZA RODRIGUES TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Por:   •  10/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.263 Palavras (18 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE RELAÇÃO INTERNACIONAL

WELLINGTON SOUZA RODRIGUES TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS I

MATRÍCULA: 2020018786

ATIVIDADE AVALIATIVA

BOA VISTA, RR 2021

O presente projeto trabalha a analisa as relações dos Estados Unidos com a China e vice-versa, em um contexto de brigas comerciais e tensões ao redor de Taiwan, e como ambos Estados desempenham mundialmente. Sendo assim poderíamos analisar e classificar essa relação de acordo com a teoria da Interdependência Complexa de autoria dos autores Keohane e Nye, sendo aplicada em acontecimentos atuais, históricos e políticos.

Palavras-chave: Interdependência Complexa. Tensões.

The present project works and analyzes the relations of the United States with China and as in reverse, in a context of trade fights and tensions around Taiwan, and how both states play globally. Thus we could analyze and classify this relationship according to the theory of Complex Interdependence authored by Keohane and Nye, being applied to current events, historical and political.

Keywords: Complex Interdependence. Tensions.

  1. Mas afinal, a que se dá a tensão política e comercial do Estado chinês com Taiwan e como isso influência o mundo globalizado?
  1. Por que os EUA historicamente se relacionam com Taiwan mesmo sob um grande impasse com a China? Quais os benefícios para os americanos?
  1. Atualmente, como os EUA e China lidam politicamente com Taiwan, já que ambos são ligados por uma interdependência complexa que liga os três Estados economicamente?

Sumário

Introdução        5

  1. - Referencial teórico        6
  1. – Interdependência complexa        7
  1. - Histórico da relação dos EUA, China e Taiwan        8
  1. – Relacionamento EUA e China        10
  2. – Relacionamento China e Taiwan.        11
  1. – Aplicação da interdependência complexa e realismo nos atores        12
  2. – Tensões militares entre os atores        13
  3. – Conclusão.        14
  4. – Bibliografia        16

INTRODUÇÃO

A relações entre a China e Estados unidos é de uma grande importância para a influência política e económica para o mundo atual, contudo Taiwan e um do grande contraponto nessa relação, sendo que ambos países necessitam de sua tecnologia e empreendimentos, mas a relação de Taiwan com ambos os Estados e bem diferente e complicada. Os Estados unidos e a superpotência atual extremamente importante para o cenário internacional, e que apoia Taiwan militarmente e politicamente. Já a China no oriente é uma potência em crescimento rápido e que contém uma forte influência econômica mundialmente pela grande carga industrial, mas sua relação com Taiwan e complicada sendo historicamente inimigas porem se ver em uma interdependente de Taiwan pela grande produção de semicondutores da ilha.

Os Estados Unidos e o Estado de maior Projeção no cenário internacional, sendo sua grande economia um fator que afeta diretamente toda a economia mundial, um exemplo claro disso e a reserva mundial dos demais países que tem o dólar como um fundo de reserva e uma fonte de segurança monetária em momentos de crises. O poderio militar dos americanos e imenso e vasto, sendo o melhor poderio militar do mundo, tendo isso nenhuma grande potencia rivaliza contra seu poderio.

A China por si só deixou de ser uma economia fechada e foi ser tornando capitalista, sob um regime comunista. Com sua economia cada vez mais forte vem conquistando um vasto mercado internacional pela sua política agressiva no mercado, tendo bastante mão de obra barata e de uma imensa quantidade de pessoas para trabalha. O governo chines dar grandes incentivos as empresas, que faz ter um grande giro de capital aonde faz ter um grande foco mundial de investimento, além disso a china também vem ser tornando uma grande exportadora de armas, tendo nisso um mercado competitivo, já que vende armas pela metade do preço dos americanos, fazendo que ganhe ainda mais influencia fora econômica.

Taiwan tem uma forte relação com os Estados Unidos, como também com a China, sendo o primeiro aquele dá todo o apoio militar e que tem uma grande base comercial, já o segundo temos um grande desafeto histórico que vem de uma guerra civil aonde ambos tem tensões bélicas até o atual momento. Contudo Taiwan tem uma grande infraestrutura sobre a industrialização de semicondutores a base de silício que faz a China continental e os americanos terem uma grande interdependência.

Esse artigo vem trazer os pontos sobre uma relação de interdependência complexa entre os Estados Unidos, China e Taiwan, aonde vem ser mostra de uma forma adequada como os fatores dessa relação pode influencia todo o meio internacional, já que essas variações entre esses países podem afeta a vida de todos. Já que atualmente as tensões e clima de guerra beiram quela região da Ásia.

  1. - REFERENCIAL TEÓRICO

Essa relação que temos entre Estados Unidos e China é algo recente para a história já que só veio acontece durante a guerra fria, aonde ambos se uniram para lutar cotra um inimigo comum. Contudo com o passa dos tempos os dois se tornaram parceiros econômicos e rivais mundialmente. Essa cooperação criou uma relação de interdependência que não é fácil de explica. Ainda nesse contexto Taiwan e um parceiro comercial de ambos, contudo as relações dos americanos irritam a China criando uma tensão.

É uma forma teórica que melhor explique a cooperação desses atores e a interdependência complexa dos autores Keohane e Nye. Sendo essa teoria bem ampla que podemos encaixa em várias situações no mundo contemporâneo que demostra uma efetividade adequada para o contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (215.4 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com