TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É Possível Tornar Realidade Um Projeto De Universalização De Direitos Humanos Que Possa Estabelecer Novos Padrões De Humanidade Por Intermédio Da Política?

Trabalho Universitário: É Possível Tornar Realidade Um Projeto De Universalização De Direitos Humanos Que Possa Estabelecer Novos Padrões De Humanidade Por Intermédio Da Política?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  1.397 Visualizações

Página 1 de 2

Agora, considere o seguinte episódio que mobilizou a opinião pública nos anos 2011 e 2012:

Julien Assange, fundador do WikiLeaks, tenta evitar sua extradição da Inglaterra para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais, os quais ele nega ter cometido. O australiano teme ainda que da Suécia ele possa ser extraditado aos Estados Unidos, onde é investigado por espionagem devido à publicação de centenas de milhares de documentos do Departamento de Estado sobre as guerras ao Iraque e Afeganistão. Assange sustenta que nos EUA poderia ser condenado à prisão perpétua ou à pena de morte. Em decorrência, procurou asilo político na Embaixada do Equador em Londres.

Relacione os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com a descrição do caso envolvendo Julien Assange, e escreva um texto dissertativo de até 1 página sobre as razões e os direitos de Assange em buscar proteção, dos EUA e da Inglaterra em querer puni-lo, e do Equador em relação à concessão de asilo político. (3,0 pontos)

3- O problema da segregação cultural é uma questão em pauta no mundo cada vez mais globalizado. Sobre esse tema, leia o texto abaixo sobre a entrevista do professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris, Pap N´Diaye, que é filho de um senegalês com uma francesa e concordou em falar ao R7 sobre racismo na França:

A França enfrenta uma crise institucional ao presenciar o jovem Mohamed Merah, cidadão francês, assassinar cruelmente seus compatriotas. À parte dos distúrbios psicológicos que Mohamed possivelmente sofria, a atitude radical do jovem é reflexo dos problemas raciais no país, afirmou ao R7 Pap N´Diaye, historiador francês especialista em formas de discriminação contemporânea e professor na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris.

É possível conectar o aumento da presença de grupos fundamentalistas muçulmanos nos bairros mais pobres da França, onde se encontram a maior parte dos afrodescendentes franceses, com o sentimento de ser segregado, esquecido pela república [governo], e ser estigmatizado [por ser negro ou muçulmano] pelo sistema.

Fonte: R7Notícias, 2013. Disponível em: <http://noticias.r7.com/internacional/noticias/racismo-alimenta-terrorismo-e-conflito-social-na-franca-20120327.html >. Acesso em: 21 out. 2013.

Desenvolva, com base nas referencias e discussões apresentadas no material didático, uma resposta à seguinte questão: É possível tornar realidade um projeto de universalização de direitos humanos que possa estabelecer novos padrões de humanidade por intermédio da política? Comente criticamente, argumentando e justificando o seu comentário, a posição do Professor Pap N´Diaye. Seu texto deve ter no máximo 15 linhas. (4,0 pontos)

O conceito e as declarações dos direitos humanos preconizam que todo indivíduo pode fazer reivindicações legítimas de determinadas liberdades e benefícios. Os direitos humanos são uma idéia política com base moral e estão visceralmente relacionados com os conceitos de justiça, igualdade e democracia. Eles são uma expressão viva do relacionamento que deveria prevalecer entre os membros de uma sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com