TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A realidade dos direitos humanos no Brasil

Artigo: A realidade dos direitos humanos no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Artigo  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

A realidade dos Direito Humanos no Brasil

Todo ser humano tem direito a vida, a liberdade, a segurança, moradia digna, indiferente de raça, cor, religião, sexo ou qualquer outra condição.

Atualmente no Brasil, os direitos humanos vêm sendo discutido em vários fóruns e instâncias do governo, mas a prática não reflete com os resultados das discussões.

Na figura 1 são distribuídos livretos demonstram que os direitos humanos nasceram a partir de discussões de representantes de vários países, onde garantiram direitos a todos os seres humanos de forma que ninguém possa ser diferenciado pelas suas condições de vida ou pelas suas escolhas, mas muitos destes direitos estão garantidos apenas no papel e na ilustração onde é nítida a situação de miséria o papel impresso não serve de alimento. A figura nos mostra uma sátira, como se todos os problemas pudesse ser minimizados, entregando uma Constituição a uma população desprovida de informação e educação.

A realidade é que o nosso país vive em uma desigualdade social difícil de ser solucionada.

A ONU (Organização das Nações Unidas) apontou o Brasil como terceiro pior índice de desigualdade no mundo, e suas causas principais são: a falta de acessos a educação, baixos salários, dificuldade de acessos aos serviços básicos oferecidos pelo Estado. Nota se um país rico em recursos naturais, porém com muitas pessoas pobres devido as, mas distribuições de recursos a população.

A figura 2 percebe-se que os brasileiros têm consciência de seus direitos, consegue analisá-los como importantes, inclusive os direitos que naquele momento estão privados de tê-los garantidos como: alimentação, saúde, entre outros, mas também sentem que a garantia dos mesmos está muito longe da realidade que vive.

Precisamos de políticas mais sérias e comprometidas, para que possamos reduzir o índice de pobreza em nosso país.

Na figura 3 demonstra que a Declaração dos Direitos Humanos conseguiu grandes avanços em alguns dos seus artigos, mas os que dizem respeito á classe de baixa renda, a falta de direitos humanos continua a forma de divulgação dos direitos, faz estas pessoas concluírem que ainda precisam agradecer o que o país fez por todos.

Na atualidade os direitos humanos continuam sendo violados constantemente como exemplo, os grupos formados por policiais fora do serviço, fazendo uso do poder sobre as comunidades para levar vantagens econômicas (milícias); a situação dos detentos onde é mantida em condições desumanas e em alguns casos a tortura é utilizada como método interrogatório; a situação dos indígenas, os sem terra continuam sendo ameaçados e atacados.

No Brasil quem deveria garantir esses direitos, é também o violador (Estado), negando ao cidadão uma perspectiva melhor de vida.

Referências bibliográficas

http://dhnet.org.br/direitos/anthist/dh_dorian.html Acesso em; dia 10 de novembro 2013

Livro :historia volume único do autor Gislaine Campos Azevedo e Reinado Seriacopi

http://www.priberam.pt/DLPO/ Acesso em; dia 10 de novembro 2013

http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/dec1793.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com