TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O bom andamento da obra depende da atitude de cada irmão

Por:   •  30/4/2019  •  Ensaio  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 6

Assunto: Atitudes.

Texto: Neemias 1:1-4.

Proposição: O bom andamento da obra depende da atitude de cada irmão.

Introdução.

Todos nos temos que concordar que temos passado por dias difíceis, por momentos de angustia e decepções, momentos que nos seria mais confortável entrar numa caixinha de fósforo e dormir um sono profundo do que enfrentarmos a realidade.

Ilustração.

Conta-se a historia de um homem chamado João.

João era o tipo de pessoa que vocês gostariam de conhecer. Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo de positivo para falar.

Se alguém lhe perguntasse como ele estava, a resposta era certa:

- Se melhorar estraga!

Ele era um gerente especial, pois seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes. Ele era um motivador nato.

Se um colaborador estava tendo um dia ruim, João estava sempre pronto a mostrar o lado positivo da situação.

Fiquei tão curioso com o seu estilo de vida que um dia lhe perguntei:

- Você não pode ser uma pessoa tão positiva a todo tempo, como você faz isso?

Ele me respondeu o seguinte:

- A cada manha ao acordar digo para mim mesmo, João, você tem duas escolhas hoje. Pode ficar de mau humor ou de bom humor. Eu escolho ficar de bom humor.

Cada vez que algo de ruim acontece, posso escolher bancar a vitima ou aprender algo com o ocorrido. Eu escolho aprender.

- Certo, mas não é tão fácil, argumentei eu.

- É fácil, disse-me João. A vida é feita de escolhas. Quando examina a fundo, toda situação sempre há uma escolha. Você escolhe como reagir as situações, como as pessoas afetarão o seu humor, é sua a escolha de como viver a sua vida.

Eu pensei no que ele me disse e sempre lembrava dele quando fazia uma escolha.

Anos mais tarde soube que João cometera um erro deixando a porta de serviço aberta pela manha, foi dominado por assaltantes e enquanto tentava abrir o cofre, sua mão tremendo pelo nervosismo desfez a combinação. Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele.

Por sorte ele foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital.depois de dezoito horas de cirurgia e semanas de terapia intensiva, João teve alta ainda com fragmentos de bala alojados em seu corpo.

Encontrei-o meio por acaso. Quando lhe perguntei como estava, ele me respondeu:

- Se melhorar, estraga!!

Então perguntei a ele o que havia passado em sua cabeça na ocasião do assalto e ele me respondeu:

- A primeira coisa que pensei foi que devia ter trancado a porta de trás. Então deitado no chão, ensangüentado, lembrei que tinha duas escolhas a fazer: podia viver ou morrer. Escolhi viver.

- Você não estava com medo? Perguntei.

- Os paramédicos foram ótimos. Eles me diziam que tudo ia dar certo, mas quando entrei na sala de emergência e vi a expressão dos médicos pude ler em seus lábios: esse ai já era. Decidi que tinha que fazer algo.

- O que fez? Perguntei.

- Bem havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Me perguntou se eu era alérgico a alguma coisa. Eu respondi que sim. Todos param para ouvir minha resposta. Então tomei fôlego e gritei: Sou alérgico a balas!

Entre as risadas lhes disse: Eu estou escolhendo viver, operem-me como um ser vivo e não como um morto.

João sobreviveu graças a persistência dos médicos, mas também graças a sua atitude.

Afinal de contas : Atitude é tudo.

Contexto.

O povo de Israel havia passado por setenta anos de cativeiro na Babilônia, então Ciro, rei da Pérsia passa um decreto para o povo voltar e reconstruir o templo. Alguns voltam com Zorobabel e reconstroem o templo, porem, setenta anos depois, Hanani vai a Jerusalém e ao retornar relata a Neemias a situação deplorável em que se encontrava a cidade e o povo que nele estava (v.3). Ao receber a noticia Neemias senta e chora (v.4), porem esta não é a única atitude de Neemias, ele também toma atitudes que mudariam o curso da historia de Israel.

Amados, não importa a situação que estamos passando, o que realmente faz a diferença é nossa atitude.

Proposição:

O bom andamento da obra depende da atitude de cada irmão.

Como deve o cristão agir em tempos de crise? Como deve ser a atitude de cada irmão nestes tempos difíceis?

Transição.

Meditando no texto de Neemias 1 ao 2:5 quero estimulá-los a tomarem 3 atitudes que vão fazer a diferença em tempos de crise.

1. Levante sua voz e ore.(v.4).

Neemias vê que nada adianta ficar chorando e lamentando mas que deveria levantar a sua voz e orar ao ... Deus dos céus; Deus grande e terrível ... (v.5) e expor-lhe todos os problemas, toda a ansiedade do seu coração, confiando nele e assim teriam a resposta certa.

Amados, de nada adianta ficarmos lamentando e chorando, isso não nos leva a lugar algum, temos que levantar a nossa voz e orarmos ao Deus dos céus.

Em tempos de crise temos que orar.

Jeosafá (II Cro. 18:31) estando cercado prestes a ser morto, não gasta tempo com conversa, mas clama a Deus e é libertado.

Ezequias ao saber que estava prestes a morrer (II Reis 20:1-6) não caiu em prantos mas, clamou ao Senhor e este lhe deu mais quinze anos de vida.

A oração é um cheque em branco assinado por Deus, que nós só precisamos preencher e descontar.

Jesus nos disse que “...tudo quanto pedirdes ao pai ele vo-lo concedera...”

Não importa se você vai orar em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com