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A AFIRMAÇÃO DO OCIDENTE NO ESPIRITISMO CEARENSE

Por:   •  7/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE HUMANIDADES

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

PROJETO DE PESQUISA

A AFIRMAÇÃO DO OCIDENTE NO ESPIRITISMO CEARENSE

CANDIDATO: CHARLES ODEVAN XAVIER                                                                                          

INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa parte de uma constatação: a despeito de reencarnacionista e de reiteradamente falar em karma (conceito hinduísta), o espiritismo kardequiano é extremamente ocidental.

A partir de pesquisa de campo em três centros espíritas da zona oeste de Fortaleza (Sociedade Espírita Jesus e seus Apóstolos, Centro Espírita Lar dos Humildes e Centro de Assistência Bezerra de Menezes - CEABEM) visa-se capturar com os interlocutores representações do ocidente e de toda sua base epistêmcia; a saber: o beletrismo, o logocentrismo, o antropocentrismo, o anti-africanismo explícito, o eurocentrismo, entre outros.

Tentando desconstruir o que chamam de Evangelho de Jesus , o espiritismo faz uma collage sui generis e estranha: ao interpretar como reencarnacionista o Nazareno, quando a Cristandade o reconhece como o ressucitado e como símbolo máximo do dogma do ressureicionismo, como expresso no trecho do Credo: "[...]Desceu a mansão dos mortos/ressucitou no terceiro dia".

Não visamos julgar uma comunidade religiosa com axiomas pressupostos, mas apreender e compreender sua complexa episteme e weltanchauung.

Assim cabe a pergunta: espiritismo contraditório ou complexo?

OBJETIVOS

  • Ouvir exaustivamente interlocutores de três centros espíritas da zona oeste de Fortaleza.
  • Examinar na bibliografia os conceitos de ocidentalismo, orientalismo, amerindismo e africanidade.
  • Estabelecer relações entre o pensamento kardequiano oitocentista e a aufklärung setecentista.
  • Questionar se o pensamento kardequiano se engessou ou se acompanhou a chamada pós-modernidade.
  • Fazer um levantamento histórico da penetração do conceito de reencarnação no Ocidente.
  • Contextualizar o espiritismo com as novas concepções científicas (as bionergias, o bio-foton e o campo quântico)

METODOLOGIA

Este projeto tem como marco teórico os pressupostos da sociologia da religião e da antropologia da religião.

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Eliana de. Discurso religioso: um espaço simbólico entre o céu e a terra. Dissertação (Mestrado em Linguística), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2000

 

ARMSTRONG, Karen. A Bíblia: uma biografia – [tradução: Maria Luiza X. de A. Borges] – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

 

ARMSTRONG, Karen. Em Defesa de Deus: o que a religião realmente significa – [tradução: Hildegard Feist] – São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

 

ARMSTRONG. Karen. Uma história de Deus: Quatro milênios de busca do judaísmo, cristianismo e islamismo – São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

 

ASSIS, José Carlos de. A razão de Deus: ciência e fé, criacionismo e evolução, determinismo e liberdade – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

 

BUBER, Martin. Eclipse de Deus: Considerações sobre a relação entre religião e filosofia – [tradução: Carlos Almeida Pereira] – Campinas: Verus Editora, 2007.

ESTRADA, Juan Antonio. Deus nas tradições filosóficas:  Volume 1 Aporia e problema de teologia natural – [ tradução: Maria A. Diaz] – São Paulo: Paulus, 2003.

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