TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adoção Do Cristianismo Na Armênia

Monografias: A Adoção Do Cristianismo Na Armênia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2014  •  2.498 Palavras (10 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 10

Localizada numa região montanhosa na Eurásia (encontro do leste europeu com a Ásia Menor), a Armênia foi a primeira nação a adotar o Cristianismo como religião oficial de Estado, quando comunidades cristãs começaram a se estabelecer na região desde o ano 40 d.C. As centenas de igrejas espalhadas por todo o país, constituem um dos maiores acervos arquitetônicos religiosos do mundo. Igrejas ou ruínas de igrejas construídas a partir dos primeiros séculos da era cristã demonstram como a religião está enraizada na cultura do povo. O Cristianismo foi levado pelos apóstolos São Judas Tadeu e São Bartolomeu, que lá pregaram e foram martirizados.

Desde o início apostólico da Igreja Armênia até os primeiros anos do século IV, quando o país aderiu oficialmente ao cristianismo, existiram bispos armênios cujos nomes estão registrados por historiógrafos da Antiguidade. Além disso, neste período de cristandade ainda oculta, ocorreram na Armênia muitas perseguições aos cristãos, principalmente nos anos 110 d.C. 250 d.C. e 287 d.C.

Existe pouca documentação escrita relacionada aos primórdios da Igreja Armênia. O alfabeto armênio não havia sido inventado até o início do século V e a história dos primeiros séculos da Igreja Armênia, como reflete a Santa Tradição, foi passada oralmente entre gerações. Segundo a mesma, as primeiras sementes do cristianismo foram semeadas em terras armênias pelos apóstolos.

No século I d.C. as condições internas e externas eram favoráveis à pregação do cristianismo na Armênia que logo se espalhou nos países das proximidades devido às relações comerciais, políticas e culturais A religião foi introduzida inicialmente pela chamada Armênia Menor (área de influência romana) e depois se expandiu para a chamada Armênia Maior (área de influência persa).

Uma série de testemunhos históricos em armênio, grego e latim, confirma o fato de os Apóstolos Tadeu e Bartolomeu terem pregado na Armênia, confirmando-os consequentemente como fundadores da Igreja Armênia.

Um fato que possibilitou a difusão do cristianismo foi a presença de diáspora judaica na Armênia. É sabido que os primeiros pregadores iniciavam seus trabalhos nestas comunidades. O apóstolo São Tadeu vindo de Edessa (Urfa, atual sudeste da Turquia), morou na residência de um nobre Judeu. Naquela época comunidades judaicas existiam nas principais cidades da Armênia, em Dikranagerd, Ardashad, Vagharshabad e Zarehavan.

Após a morte de Cristo, São Tadeu partiu no ano de 44 d.C. para Edessa e após pregar pela Armênia Menor ele ordenou o bispo Addeh a dar continuidade ao seu trabalho e partiu, em direção a Armênia Maior, para pregar o evangelho deixado pelos apóstolos.

São Tadeu continuou a pregar pela Armênia Maior, convertendo muitos fiéis, incluindo a princesa Santukht, a filha do rei Sanadruk de Shavarshan, na província de Artaz.

Quando o rei soube que sua filha havia se convertido, utilizou de todos os meios para convencê-la a retornar ao paganismo. Como a menina havia recusado professar outra religião que não fosse a cristã, o rei deu a ela duas opções: a sua nova religião ou a morte. Permanecendo fiel a sua fé ela escolheu a morte e se transformou na primeira santa da Igreja Armênia. Além de seu martírio, Santa Santukht é também lembrada pelos seus esforços em converter outras pessoas.

Por ordem do rei Sanadruk, São Tadeu junto com seus convertidos foi martirizado pouco após a princesa, em 66 d.C.,. Antes de ser morto, São Tadeu secretamente enterrou os restos de Santa Santukht.

São Bartolomeu, outro propagador da fé cristã pela Armênia, chegou à região após pregar pela Pérsia durante o 29º ano de reinado do rei Sanadruk. Ele converteu a irmã do rei, Voguhy, junto com muitos nobres e também foi martirizado por ordem do rei Sanadruk, em 68 d.C. na cidade de Arebanos, que se situava entre os Lagos Van e Urmia.

São Gregório: O Patrono da Igreja Armênia.

São Gregório, o Iluminador é o Santo Patrono da Igreja Armênia. Ele é referido como “São Gregório, o Iluminador” ou “Surp Krikor Lussavoritch” porque ele propagou a luz de Cristo e converteu o povo armênio ao Cristianismo. Ele foi o primeiro “Catholicós de Todos os Armênios”.

A origem da igreja Armênia se deu com São Gregório, que organizou a hierarquia da Igreja Armênia de acordo com os princípios do sistema administrativo do Estado, ordenando um bispo para cada principado. Portanto, a estrutura hierárquica da Igreja Armênia foi organizada baseada nas condições locais e de forma independente ao processo aplicado as igrejas do Império Romano, onde em 325 d.C. O sistema patriarcal hierárquico metropolitano foi estabelecido no Concílio Ecumênico de Nicéia e em 381 d.C. durante o segundo Concílio Ecumênico em Constantinopla.

O início da religião remonta ao período da pregação apostólica. Nos primeiros séculos do cristianismo a Armênia mantinha laços estreitos com o Ocidente, de onde a nova religião penetrou nesse país. Do sul veio a influência dos cristãos assírios. Pequenas comunidades judaicas, provavelmente constituídas desde os dias da escravidão babilônica, contribuíram para a difusão da Boa Nova na Armênia.

Como já dito anteriormente, havia muitos bispos na Armênia antes de São Gregório que foram ordenados pelos Apóstolos Tadeu e Bartolomeu. Porém, São Gregório tornou-se oficialmente o primeiro “Catholicós de Todos os Armênios”. Ele governou a Igreja Armênia por aproximadamente 25 anos, vindo a morrer pouco após o Primeiro Concílio Ecumênico da Igreja Universal realizado na cidade de Nicéia. Seu filho Aristakes, ordenado bispo por ele, participou deste famoso Concílio Eclesiástico como o representante da Igreja Armênia, em razão idade avançada de seu pai. Foi neste Concílio que o Credo da Igreja Cristã (Credo de Nicéia) foi formulado.

São Gregório, o iluminador, é venerado não somente como apóstolo e padroeiro da Armênia, mas também como evangelizador das igrejas síria e greco-ortodoxa. Na masmorra onde ficou preso e esquecido, foi construído o mosteiro de Khor Virap, que significa "poço profundo", para preservar o local original a quarenta metros de profundidade.

Em 301, Gregório batizou Tirídates III juntamente com os membros de sua corte e das classes dominantes. O rei emitiu um decreto pelo qual ele concedeu à Gregório plenos direitos para levar a cabo a conversão da nação toda à fé cristã. No mesmo ano, a Armênia se tornou o primeiro país a adotar o cristianismo como religião estatal São Gregório era um simples laico, que não dispunha de missionários e nem um grupo de eclesiásticos colaboradores. Mas apesar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com