TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO NO BRASIL

Por:   •  13/7/2022  •  Seminário  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 8

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO NO BRASIL.

Everaldo Baptista Blaser¹

Adilson Rosa²

RESUMO

O presente tem por objetivo apresentar a Bíblia Sagrada, um compendio ou pequena biblioteca, como atual seus textos são inspirados suas informações são verdadeiras suas leis são justas, suas sentenças são imutáveis quem a estuda é sábio, quem confia nela está seguro, quem a pratica é justo, quem não se aparta dela recebe vida qualificada e quem a examina sempre está bem informado, pois ela é mais atual que o jornal de amanhã, ela explica o inicio, instrui como proceder e revela como vai terminar, ela é completa.

Palavras – Chave: Fé, inspiração, vida, atual, futuro.

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as Sagradas Escrituras esse compendio de livros que mesmo seus escritos sendo já mui antigos, porém seus textos se apresentam na atualidade de maneira a verificar sua atualidade e impressiona ao ponto de o chegara pensar que determinada parte foi escrito já sabendo do que ia acontecer ou mesmo parece ser escrito no momento de determinada circunstância.

Com o objetivo de enriquecer o conhecimento precisa – se compreender o é a Bíblia, etimologicamente falando, essa palavra vem do grego bíblia, que possui o plural biblion, livros, portanto, significa livros, ou seja, um compendio de livros, uma pequena biblioteca portátil composta por 66 livros. A formação desse compendio levou aproximadamente 1400 anos para serem escritos, mais de 40 autores estiveram diretamente envolvido, embora vivessem em tempos, épocas, situações e contextos diferentes no entanto seus escritos são harmônicos e relacionados entre si. Algumas partes de seus textos já ultrapassam os 3000 mil anos de foram escritos, porém o tempo não tirou a eficácia nem a autoridade dela, suas mensagem sempre fala uma palavra atual com os que a ouvem, a autoridade não se esvaiu no tempo e ainda pode ser vista em nosso tempo. A segurança que recebemos das escrituras pode ser confirmada por todos que a leem e não apenas leem, mas examina pois o próprio Cristo que é o centro das escrituras disse no evangelho escrito por João 5:39 examinai nas escrituras, obedecendo o requisito acima apresentado pode-se perceber que as palavras dessa tão grandiosa obra são textos incomum, pois, só algo sobrenatural pode ser tão antigo como também tão atual apenas uma mente superior ao intelecto humano pode deixar uma mensagem tão completa, brilhante, atual e futurística como essa, verdadeiramente o limitadíssimo intelecto humano e a razão não pode compreender tamanha profundidade de riquezas e sabedorias é bem verdade que os estudantes das escrituras exercitam mais a fé do que a razão, o próprio escritor disse aos Hebreus que todo o que se aproxima de Deus precisa ter fé, porque pela fé cremos que as escrituras são divinamente inspiradas Paulo disse em sua II Epístola a Timóteo 3:16 toda Escritura é dada pela inspiração divina, nesse sentido o Apostolo Pedro ao sem firme em sua afirmativa que a profecia não veio por vontade humana, os homens que as falaram foram movidos, dessa forma pode – se perceber que as escrituras são para nossos dias assim como foi nos tempos passados e será para as gerações futuras a inspiração de Deus para o homem.

 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O texto apresenta as Sagradas Escrituras como textos que foram escritos há muito tempo, mas o seu conteúdo é atual e incisivo no período contemporâneo, mas fica uma indagação como é possível ser? Por meio da inspiração divina com base no texto de II Timóteo 3:16 Marco Antônio diz:

Theopneustos revela a singularidade da Bíblia. Esse vocábulo deve ser dividido em dois para entendermos inspiração: “Theu” = Deus, “Pneustous” = soprou, ou seja, a Bíblia foi literalmente soprada por Deus, significando o processo pelo qual Deus transmitiu a sua mensagem ao homem, uma mensagem que resulta do poder onipotente de Deus expresso através do seu folego criativo, e, por isso, dotado de autoridade divina para a fé e para conduta daquele que crê. (LAPA, MARCO ANTÔNIO TEIXEIRA 2009. P. 04).

A interpretação permite leva concluir que a Bíblia é uma palavra viva entre os homens sendo viva não pode ser compreendida como histórica, pois, o estar vivo é presente, e não pode ser compreendido como passado, o escritor aos Hebreus já dizia a esse respeito, Hebreus 04:12, Porque a palavra de Deus é viva. Dentro dessa declaração pode – se entender que as Escrituras são para nosso tempo, ela ainda tem valia para população atual, portanto não se pode despreza-la, menospreza-la e tão pouco modifica-la para se adequar ao nosso querer, pois, ela foi deixada afim de o homem em todos tempos e épocas se adequa aos seus textos e não o oposto. Dentro de uma perspectiva analítica pode ser fazer correlação da inspiração bíblica com o origem do homem, nessa ocasião o sopro do Eterno trouxe vida existência ao primeiro homem e naquela o sopro trás vida espiritual ao homem e o mentem vivo.

Ao ter-se conhecimento que as Sagradas Escrituras é viva tem-se então certeza que ela é atual e para nossos dias, seus escritos não podem ser menosprezados ou deixado de lado, todavia devemos nos atentar para seus ditos com o máximo de cuidado e tenção, pois nela contem mensagens digna de toda aceitação, foi o que Paulo disse em I Timóteo 01:15. Seus textos são mais atual que qualquer outro livro, jornal, noticiário e etc. Billy Graham disse que a Bíblia é mais atual que o jornal de Amanhã. FONTE:  https://www.frasisinteligentes.com.br/frase/a-biblia-e-mais-atual-que-o-jornal-de-amanhã/10644/. A sua atualidade verdadeiramente é indiscutível, pode-se aprofundar mais e agregar mais informação e certeza quanto ao assunto, quando se analisa sua relação com tratados posteriores, ou seja futuros Marco Antônio diz:

Em Gêneses (o primeiro livro) Deus revelou a origem do homem, em Apocalipse, o último livro, o seu destino final. As profecias bíblicas entremeiam entre estes dois acontecimentos e têm se cumprido ao longo da história através dos tempos. (LAPA, MARCO ANTÔNIO TEIXEIRA, 2009. P. 60).

A perfeita colocação de Marco Antônio da margue a uma interpretação segura e afirmativa do tema apresentado, afim de melhor compreender pode-se dividir o presente relato em duas partes quando na primeira usar como base as palavras que se refere às profecias que estão em cumprimento em nossos dias, não há margem para dúvidas que pode ser percebido pelos leitores assíduos dela que está havendo cumprimento a titulo que exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com