TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA REFORMA RELIGIOSA PARA A EDUCAÇÃO E A CULTURA OCIDENTAL

Por:   •  10/9/2016  •  Dissertação  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS            MODULO I        

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

        RAÍLA KELY DE SOUSA PACHECO

A IMPORTÂNCIA DA REFORMA RELIGIOSA PARA A EDUCAÇÃO E A CULTURA OCIDENTAL

FLORIANO

2016

A importância da reforma protestante para a educação e a cultura ocidental

  1. INTRODUÇÃO

O século XVI foi abalado pelos movimentos religiosos que dominaram a Europa, onde uma nova doutrina se difundiu em busca de uma reforma religiosa nas práticas abusivas da Igreja Católica Romana e do alcance de uma mudança social, educacional, política e econômica no pensamento dos fiéis do catolicismo.

  1. DESENVOLVIMENTO

Durante a Idade Média, a Igreja Católica era a entidade mais poderosa do mundo. Possuía uma estrutura inflexível e hierárquica. Proprietária de grandes terras, dominava muitas riquezas, assim como, também, monopolizava a educação e a cultura. Porém, apesar de possuir uma doutrina que pregava a bondade, a simplicidade, etc. entre outros valores, neste período esta tornava-se decadente e corrupta, por praticar o comércio de relíquias, por induzir seus fiéis a fazerem a troca de indulgências pelo perdão dos seus pecados e ainda pela prática da venda de cargos eclesiásticos.

Inconformado com os atos corruptivos da Igreja, Martin Lutero  monge agostiniano, jovem padre e professor de teologia  começou a reivindicar às práticas absurdas da Igreja, indo contra todos os princípios que ela pregava. Estabeleceu que a salvação é concebida através da fé e através das ações obtidas pelos ensinamentos das Escrituras Sagradas.

Em seus estudos, Martin Lutero criou 95 teses que contrariavam e reformulavam toda a religião católica romana. Criando assim, uma nova doutrina baseada na Bíblia. A partir daí, começava o movimento luterano, difusor da Reforma Protestante. Conseguiu muitos seguidores e apesar do papa Leão X pedir a sua retratação, Luter continuou defendendo seus ideais. Em 1517, pregou suas teses nas portas da igreja de Wittenberg, além de queimar a bula papal depois de ser excomungado.

Lutero foi capturado e mantido em cárcere. Durante esse período, dedicou-se a traduzir a Bíblia do latim para o alemão. Com intuito de levar o conhecimento das Escrituras a qualquer um que a lê-sse. Suas contribuições trouxeram uma nova visão da realidade.

Através da inciativa de Lutero, a reforma protestante tomou novos rumos que fizeram com que seus pensamentos e ideias, fossem reforçados posteriormente por outros protestantes, dando origem a diversos outros movimentos religiosos, que obtiveram vários seguidores tanto naquela época como nos dias atuais. Fazendo com que a cultura, de certa forma, ficasse mais diversificada e atribuísse novos conceitos, novos pensamentos, além de uma maior abrangência de ideias, tradições em relação à essa nova doutrina empregada.

O protestantismo não só mudou a perspectiva religiosa, como também influenciou mudanças sociais, econômicas e políticas. Grande agitador, lutou pela mudança intelectual das pessoas. Libertá-las do capitalismo e transformar a sociedade como um todo. Não era apenas uma questão espiritual ou religiosa, mas também de valores éticos e morais, os quais a Igreja Católica cada vez mais se distanciava. Ele percebeu que a falta de instrução educacional afetava a compreensão dos fiéis e as visões que eles possuíam sobre o mundo. A sociedade necessitava de um ensino, de uma educação. É nesse contexto, que Lutero considera que para ter o acesso às Escrituras, era necessária uma formação do saber para o entendimento desse conhecimento bíblico. Assim, ele considerou que educação pública e obrigatória, era um dever que o Estado deveria oferecer para todos, assim como manter as escolas, gerando nesse contexto uma revolução educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com