TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequencias Da Reforma Religiosa E O Despotismo Esclarecido

Dissertações: Consequencias Da Reforma Religiosa E O Despotismo Esclarecido. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  3.511 Visualizações

Página 1 de 2

O século XVI foi,em boa parte da Europa,um tempo de lutas sociais,em que o sentimento religioso se misturava com ambições materiais,protestos populares e projetos políticos de vários tipos. Algumas das causas que levaram essa reforma fora: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista. Por isso, algumas correntes do movimento reformista se adequavam às necessidades religiosas da burguesia, ao valorizar o homem e ao justificar a busca do “lucro”, sempre condenado pela igreja católica. O ponto de partida da reforma religiosa foi o ataque de Martinho Lutero, em 1517, à prática da Igreja de vender indulgências

Algumas consequências da Reforma Religiosa foram: Enfraquecimento do poder político da Igreja Católica; Aumento do poder dos reis protestantes, que deixaram de sofrer as interferências do papa nos assuntos de seus países. Nos países católicos, aumento do poder real para defender a Igreja Estímulo à participação dos fiéis nos cultos religiosos;Origem de conflitos entre católicos e protestantes, cada qual pretendendo aumentar sua influência Criação do movimento da Contra-Reforma, reação da Igreja católica à Reforma protestante.

O despotismo esclarecido foi uma forma de governo adotada pelos Reis, no século XVIII, como uma alternativa para a Monarquia Absolutista que estava em crise, devido às idéias Iluministas.

Até então, acreditava-se que o monarca era escolhido por Deus. Sem serem questionados, os monarcas exerciam seu poder de forma centralizada, absoluta. No entanto, desde o século XVII as ideias dos filósofos iluministas ganhavam espaço por toda a Europa. O Iluminismo foi um movimento filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão sobre a visão teocêntrica que vigorou por toda a Idade Média. De acordo com a divisão da sociedade naquela época, pode-se dizer que o Iluminismo foi um movimento iniciado pela burguesia.

Alguns monarcas sofreram influências das idéias iluministas, e realizaram algumas reformas em seus reinos, reformas estas que contribuíram para o desenvolvimento de suas nações. Esses monarcas ficaram conhecidos como Déspotas Esclarecidos, ou seja, como Reis Absolutos Iluminados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com