TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTEGRAÇÃO DO MUNDO NA ENCARNAÇÃO DE CRISTO

Por:   •  19/5/2018  •  Monografia  •  23.297 Palavras (94 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 94

INSTITUTO SANTO TOMÁS DE AQUINO

Curso de Teologia

Lorena Victoria Silva Alfonso

A INTEGRAÇÃO DO MUNDO

NA ENCARNAÇÃO DE CRISTO

Belo Horizonte

2014

Lorena Victoria Silva Alfonso

A INTEGRAÇÃO DO MUNDO

NA ENCARNAÇÃO DE CRISTO

Monografia apresentada ao Curso de Teologia do Instituto Santo Tomás de Aquino, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Teologia.

Orientador: Dr. Sinivaldo Silva Tavares

Belo Horizonte

2014

Lorena Victoria Silva Alfonso

A INTEGRAÇÃO DO MUNDO

NA ENCARNAÇÃO DE CRISTO

Monografia apresentada ao Curso de Teologia do Instituto Santo Tomás de Aquino, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Teologia.

___________________________________

Pfr. Dr. Sinivaldo Silva Tavares (Orientador) - ISTA

__________________________________

Lorena Victoria Silva Alfonso

Belo Horizonte, 24 de Novembro de 2014.

Aos estudantes, professoras e professores de Teologia que encontram no fazer teológico a paixão de conhecer Deus e o mundo através do encontro humanizador que faz possível um mundo melhor.

Agradecimentos especiais às companheiras (os) de estudos pelos profundos, ricos e marcantes diálogos, escutas, dicas e ajudas, especialmente a João Ferreira, Eva Montas, Beky Moya e Claribel Jerez.

A quem animou, acompanhou, questionou e desafiou, desde o amor, minha paixão pela ação teológico-reflexiva ancorada na vida.  

Aos professores (as) que neste tempo especial de estudos e descobertas foram estímulos vivos na dedicação, seriedade, luta e esperança utópica em seguir acreditando no fazer teológico e ser pessoas de transformação. Sobretudo pelo estímulo constante em amar e aperfeiçoar-se na missão da reflexão teológica.  

Às irmãs Carmelitas da Caridade de Vedruna pelo apoio em todas as horas.

Especialmente à minha Mãe, Ada Alfonso, mulher de diálogo que, na minha história pessoal, representa a força feminina que integra toda família por meio do ato amoroso de dialogar e sacralizar a vida no mais ínfimo de sua manifestação.


Esta palavra tua

é humilde e anterior

aos  minaretes e sinos,

as catedrais e pagodes,

aos  textos sagrados,

e minuciosos rituais.

Presença substancial

sem sobrenomes nem bandeiras,

é criação surgindo

aqui e agora mesmo

quebrando as águas,

terras e sementes,

casca e horizontes,

é linguagem para todos

criando a mudez comum

e reverente do assombro.

Todos nós aspiráramos

o mesmo ar perfumado

sobre nossas cabeças

como incenso puro.

Todos assentem

ao dogma universal

da vida que se regala

sem pedir a ninguém

seu credo ou passaporte.

Todos comungamos

o brilho do sol

no fulgor das folhas,

gênero multiplicação

de peixes fugitivos no ar

sobre ondas vegetais.

Todos nós tomamos na mão

este pão sem proprietário

que nunca esgota sua beleza,

nem raciona seu sabor,

nem degrada seu aroma.

Todos os fieis à vida

acodem a este templo

teu e nosso

para a celebração

de teu ritual humilde

com vocais quotidianas.

(GONZÁLEZ BUELTA, 2010, p.129-130, tradução nossa).[1]

RESUMO

O presente trabalho leva por título: “A integração do mundo na Encarnação de Cristo.” O objetivo fundamental é provocar um olhar positivo e integrador que possibilite fazer uma experiência religiosa do mundo. Com a pesquisa procuramos desenvolver a intuição de que a partir do mistério Encarnação não existe realidade profana em si mesma. Toda realidade tem possibilidade de revelação de Deus. O trabalho consta de três capítulos. No primeiro tratamos de aprofundar no mistério da Encarnação desde uma perspectiva bíblica e sua relação com a criação. No segundo capítulo apresentamos alguns dos alcances teológicos da encarnação, assim como determinados elementos do fenômeno dualista, suas influências mais evidentes e seu significado na experiência religiosa. Dentro dos binômios que refletem a visão dualista da realidade aprofundamos nas tensões sagrado-profano, culto-vida. Trazemos à luz a novidade radical de Jesus Cristo em sua interpretação e vivência delas. Nosso terceiro capítulo aponta nas consequências pastorais e necessidade inalienável de uma experiência integradora do mundo que brota do acontecimento encarnatório para a missão e transmissão da fé, a prática sacramental, a celebração da vida e a fé.

PALAVRAS-CHAVES: Encarnação. Criação. Carne. Dualismo. Sagrado. Profano. Culto. Transmissão da fé.


RESUMEN

El presente trabajo lleva por título: “A integração do mundo na Encarnação de Cristo.” El objetivo fundamental es provocar una mirada positiva e integradora que permita hacer una experiencia religiosa del mundo. Con la investigación buscamos desarrollar la intuición de que a partir del misterio de la Encarnación no existe realidad profana en sí misma. Toda realidad tiene posibilidad de revelación de Dios. El trabajo consta de tres capítulos. En el primero tratamos de profundizar en el misterio de la Encarnación desde una perspectiva bíblica y su relación con la creación. En el segundo capítulo presentamos algunos de los alcances teológicos de la Encarnación, así como determinados elementos del fenómeno dualista, sus influencias más evidentes y su significado en la experiencia religiosa. Dentro de los binomios que reflejan la visión dualista de la realidad profundizamos en las tensiones sagrado-profano, culto-vida. Traemos a la luz la novedad radical de Jesucristo en su interpretación y vivencia de ellas. Nuestro tercer capítulo apunta a las consecuencias pastorales y necesidad inalienable de una experiencia integradora del mundo que brota del acontecimiento encantorio para la misión y transmisión de la fe, la práctica sacramental, la celebración de la vida y la fe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (143.5 Kb)   pdf (593.5 Kb)   docx (86.2 Kb)  
Continuar por mais 93 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com