TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da espiritualidade e religiosidade no tratamento das neoplasias

Por:   •  14/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE NO TRATAMENTO DAS NEOPLASIAS.

Jéssica Cristina de Carvalho

Adriana Serra Cypriano

Introdução

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que o câncer ganha uma grande relevância para o Brasil, cerca de aproximadamente de 596 mil novos casos só no ano de 2016¹.

O diagnóstico de neoplasia causa um forte impacto na vida de seus portadores². A doença traz em si um significado individual, que é pessoal, mas também tem um significado coletivo, que é social. O câncer representa mais que uma dor física e um desconforto, ele interfere nos objetivos de vida do paciente, em sua família, seu trabalho e renda; sua mobilidade, sua imagem corporal, e seu estilo de vida podem ser drasticamente alterados³.

Nessas situações de dor e sofrimento, muitos pacientes procuram significados e explicações que vão muito além das percepções do aqui e agora, da dimensão terrena de entender o que se passa. O envolvimento religioso e espiritual tem sido afiliado de forma positiva ao enfrentamento do paciente á doença crônica, a medida, que possibilita menos sintomas depressivos, maior adesão ao tratamento, diminuição do estresse e maior qualidade de vida. Estudos apontam que é comum o uso das crenças religiosas por parte do paciente para suportar as doenças4.

A espiritualidade da pessoa humana é individual, universal, dinâmica, multidimensional e integradora. A espiritualidade é uma dimensão que confere significado à vivencia humana e dá consistência às nossas experiencias³, podendo incluir uma crença em um Deus, representando uma ligação do “Eu” com o Universo, encontrando-se além da religião e da religiosidade 5.

A religiosidade está relacionada com a instituição religiosa e/ou igreja, pela qual o indivíduo segue uma crença ou prática, proposta por uma determinada religião 6.

A espiritualidade pode ser uma forma de estratégia de enfrentamento de cada paciente perante seu diagnóstico, onde o próprio paciente poderá atribuir significado ao seu processo cura-doença, em busca da qualidade e sobrevivência se apegando à fé, para aliviar o sofrimento e assim, obter maior esperança/expectativa de cura durante o tratamento7. Com tudo, são as consequências do enfrentamento religioso que predirão se os resultados refletidos na saúde do paciente aparecem de forma positiva ou negativa, identificam-se estratégias positivas como aquelas que resultam em melhoras na saúde mental, redução de estresse, “crescimento espiritual” e cooperatividade. As estratégias negativas estão relacionadas com resultados que apontam correlações negativas referentes à qualidade de vida, depressão e saúde física, como por exemplo, uma atitude de não adesão ao tratamento por acreditar em cura divina8.

A espiritualidade/ religiosidade tem sido identificada como possível fator de prevenção ao desenvolvimento do impacto negativo de doenças e eventual redução de óbitos. Um estudo concluiu que a prática regular de atividades religiosas pode reduzir o risco de óbito em cerca de 30%. É necessário considerar, a dimensão espiritual do paciente, para abordar a esperança e o enfrentamento da doença no planejamento da assistência, e para isso é fundamental conhecer a visão de mundo e a cultura à qual ele pertence7,9.

Nesta perspectiva de estudo, verifica-se a importância de se analisar o contexto apresentado, levando em questão: Qual a importância da espiritualidade/religiosidade no processo de enfrentamento, tratamento e recuperação da neoplasia sob a ótica do portador.

2. Pergunta Científica

Espiritualidade em pacientes oncológicos: Uma possível melhora na adesão ao tratamento?

3. Objetivo

Verificar a importância da espiritualidade/religiosidade em pacientes oncológicos e sua possível melhora na adesão ao tratamento.

4. Metodologia

Será realizada uma revisão integrativa, que incluiu literatura teórica e empírica, bem como estudos com diferentes metodologias. Para a elaboração desta pesquisa, serão percorridas as seguintes etapas: estabelecimento da hipótese e objetivo da revisão integrativa; determinação dos critérios de inclusão e exclusão para a seleção da amostra; definição das informações a serem extraídas dos artigos.

A questão norteadora escolhida será: a importância da religiosidade e espiritualidade em pacientes oncológicos. Será realizadas pesquisas em periódicos eletrônicos nas bases de dados Medical Literature Online (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS). Para a busca dos artigos, foram utilizados os descritores: “neoplasias/neoplasms” AND “Espiritualidade/ Spirituality” AND “Terapêutica/ Therapeutics ”AND “Oncologia/ Medical Oncology ” OR

(“Espiritualidade/ Spirituality” AND “Qualidade de Vida / Quality of Life” .

Os critérios de inclusão para seleção da amostra serão: artigos disponível on-line com texto completo, nos idiomas português e inglês, publicados num período de 10 anos (2006 a 2016) e que abrangessem a importância da espiritualidade e religiosidade no tratamento das neoplasias. Serão excluídos os estudos que estavam em duplicidade nas bases de dados e que não atendessem ao objetivo da pesquisa.

Para a coleta de dados, será elaborado pelo autor desta pesquisa um roteiro estruturado, composto pelos seguintes dados: identificação dos artigos, tipo de publicação, idioma, autor, ano de publicação, título, objetivo, resultados e conclusões. Os dados serão analisados segundo seus conteúdos e, após análise do material, os artigos serão agrupados e identificados em categorias temáticas. A apresentação dos resultados e a discussão dos dados serão feitas de maneira descritiva e em tabelas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com