TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Joana d'Arc de 1999

Por:   •  24/6/2019  •  Artigo  •  2.469 Palavras (10 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 10

Joana d’Arc

Joana d’Arc nasceu entre os anos de 1411 e 1412, na cidade de Domremy. No filme dirigido por Luc Besson sobre a biografia de Joana é retratada sua grandeza no período da Guerra dos Cem Anos, onde desempenhou um grande papel no exército Francês à fim de recuperar as terras tomadas pelos ingleses na época. Desde os treze anos Joana alegava ter visões e ouvir vozes divinas que a encorajavam a lutar pelo seu país à fim de colocar no trono seu rei legítimo, Carlos VII, filho e sucessor de Carlos VI.  Sua astucia deu ao exército francês várias vitórias contra a Inglaterra, recuperando o território perdido para o país inimigo. Após ter realizado sua missão de  colocar o rei Carlos VII no trono, os franceses foram pegos de surpresa pelos borgonheses, capturando Joana d’Arc em 1431, onde foi vendida para os ingleses, que a acusaram de bruxaria e heresia, sua sentença foi a morte na fogueira. Hoje Joana d’Arc é considerada a padroeira da França, foi canonizada em 1920.

Palavras-chave: Guerreira, Santa, Divina.

Introdução

        No presente artigo retrataremos alguns pontos importantes do filme Joana d’ Arc, que descreve através de uma aventura com detalhes minuciosos onde foi desenvolvida em uma versão humanizada da mitologia que se tornou o jovem camponês que conseguiu transformar o nacionalismo francês, na luta contra os ingleses durante a guerra os cem anos que ocorreu durante os anos 1337 – 1453. Assim, o presente artigo estrutura-se em três seções: na primeira discutiremos a figura de joana retratando desde a sua infância, quando já apresentava um comportamento diferente, tendo visões e ouvindo vozes, e frequentando com frequência o confessionário, após o assassinato de sua irmã por um guerreiro inglês, a virgem se transforma em uma religiosa sanguinária e mística, conseguindo com seu favor nacionalista, um exército de reis que liberta Orléans dos ingleses. Em suas batalhas joana deposita sua fé em Deus e em seu nome, promove matanças derramando – se em lagrimas diante dos cadáveres. E citado também a questão da fixação bélica que seria o produto da sexualidade reprimida na infância tendo neste sentido as suas tensões direcionadas para a guerra e religião. Traída e reprimida em sua própria terra, joana é vendida aos ingleses e acusada de heresia e bruxaria é condenada pela igreja e queimada viva em Ruão no ano de 1431. Na segunda faremos uma comparação ao contexto histórico na qual  Joana d’Arc surge na história da França durante a Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453) entre franceses e ingleses, onde são destacados dois motivos para essa guerra, destacando que o primeiro foi a questão da intenção do rei da Inglaterra, Eduardo III em ocupar o trono francês, e o segundo seria a questão da ordem econômica tendo como características a disputa franco – britânica pela região de Flandes, possuindo muitas riquezas na produção de tecidos.

Ocorre no ano de 1429 uma mudança de extrema importância aos rumos da guerra em favor dos franceses. Os aspectos destacados seriam o fato da libertação da praça forte de Orleans, dominada pelos ingleses, por joana d’ Arc que foi vista como uma simples camponesa mística. Sua liderança e carisma se aliaram e comandando um pequeno exército, joana levou os franceses a vitória e teve contribuição também a exaltação de um sentimento nacionalista, para posterior formação do estado moderno francês com a intenção de abafar o nacionalismo francês. Por fim, em nossa última seção, discutiremos a morte de Joana d’Arc que foi aprisionada, e acusada pelos ingleses de cometer heresias e realizar práticas de bruxaria, para depois ser condenada por um tribunal da igreja e queimada viva em ruão em 1431. A morte de Joana d’Arc fortaleceu a lenda em torno de sua história tornando – se um dos maiores símbolos do nacionalismo francês, tornando esse contexto mais detalhado e interessante analisar que joana d’Arc foi queimada como herege e não como bruxa. Tal condenação se destacaria em dois pontos principais no primeiro ponto ela não aceitou a questão da justificativa de suas visões vindas de obras do demônio, quando a mesma se manteve convicta na origem divina das vozes que ouvia, Joana não aceita a interpretação da igreja. No segundo ponto Joana d’Arc usava roupas masculinas próprias para a guerra, algo inaceitável pelas mulheres no período medieval, sendo condenada pelo tribunal por praticar ações escandalosas, atitudes indecentes e pecaminosas. Por não aceitar o uso de roupas femininas, em respeito às suas visões divinas a mesma seguia com suas vestimentas masculinas, tal pratica levou a joana ser sentenciada a morte.  

Joana d’Arc

        Faremos uma comparação do filme “Joana d’Arc”, de 1999, dirigido por Luc Besson, onde retrata sua figura mais humanizada do mito que Joana se tornou, mesmo que um pouco ficcional, contendo fatos não correspondentes com a realidade, o filme retrata muito bem a história de Joana. O filme mostra desde sua infância, seu papel na Guerra dos Cem Ano até sua morte. Mas primeiro precisamos saber quem foi essa figura francesa tão importante. Joana d’Arc(1412-1431) foi uma figura de extrema importância na Guerra dos Cem Anos, travada entre a França e a Inglaterra. Ela foi canonizada em 1920 e hoje é a Santa Padroeira da França. Segundo Pernoud (1996) Joana nasceu em Domrémy entre 1411 e 1412, era filha de Jacques d’Arc e Isabel, ambos católicos, ela também tinha teve três irmãos. Joana era conhecida em seu vilarejo como uma ótima pessoa por sua bondade, o que inclusive é retratado no filme de  Besson.

Joana dizia ter visões, que começaram aos seus treze anos, provavelmente em 1424 ou 1425, Pernoud (1996) ainda diz quando Joana teve sua primeira visão ela prometeu se manter virgem.

No filme, depois do assassinato de sua mãe por um guerreiro inglês, ela se transforma em uma religiosa mística, aumentando assim seu espírito nacionalista e sua vontade de lutar contra os ingleses, principalmente quando ouviu as vozes lhe dizendo que deveria ajudar na libertação da França e levar o verdadeiro rei ao trono.

Joana d’Arc na Guerra dos Cem Anos

                Para adentrar no papel que Joana teve na Guerra, primeiro iremos falar um pouco sobre como estava o cenário da guerra na França.  Quando Joana d’Arc nasceu a Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453) já havia começado. Em 133l com a morte de Carlos IV houve um período de grande instabilidade política na França e Eduardo III, rei da Inglaterra tentava controlar a França. Quem sucedeu Carlos IV foi seu primo Filipe de Volais, que teve seu governo repleto de derrota para os ingleses que acabaram concedendo à Inglaterra  a assinatura do tratado de paz de Btretigny, onde a Inglaterra passa a controlar um terço dos territórios da França. Após isso, no governo de Carlos V a França consegue recuperar o território perdido, porém no governo de Carlos VI a Inglaterra vence a França na Batalha de Azincourt (1415) e conquista a coroa francesa com o Tratado de Troyes. Após a morte de Carlos VI, a França ainda dominada pelos ingleses, a nobreza se dividiu entre os que defendiam o duque de Borgonha como sucessor do rei e os que tomaram o partido de Carlos VII, o delfim, que seria então o herdeiro natural do trono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (204.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com