TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Andrea Joana Oliveira Cruz

Exames: Andrea Joana Oliveira Cruz. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  3.567 Palavras (15 Páginas)  •  1.405 Visualizações

Página 1 de 15

ETAPA 1 PASSO 2

A gestão estratégica trata em primeiro lugar da formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos. A partir das pesquisas realizadas no conteúdo do PLT e nas demais fontes disponíveis para estudo, o grupo entendeu que para obter sucesso empresarial e profissional, o empreendedor deve ter visão e planejamento desde o inicio até o fim de seu respectivo projeto,tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Qualquer atividade humana realizada sem qualquer tipo de preparo é uma atividade aleatória que conduz, em geral, o indivíduo e as organizações a destinos não esperados, altamente emocionantes e vias de regra a situações piores que aquelas anteriormente existentes. Vale a pena recordar um ditado chinês que afirma que "se você não souber onde pretende chegar, qualquer caminho serve." Portanto deve-se considerar que o planejamento é condição básica para o sucesso de qualquer trabalho que procure a melhoria da qualidade. Roberto Shinyashiki acredita que o verdadeiro empreendedor consegue enxergar o que está escondido nas entrelinhas. Ele se antecipa. Ele sabe que para um empreendedor existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo, a do presente e a do futuro, por isso tem que se dedicar para vencer a luta do presente sem se esquecer de que á outra batalha no horizonte para conquistar o futuro. A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser. O planejamento possibilita avaliar os caminhos, perceber a realidade, construir um referencial futuro estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o método se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação.

Na administração como na vida procuramos entender os erros olhando para trás, quando o que precisamos é viver a vida e a atividade administrativa, surge então a necessidade da visão o olhar para frente, por isso existem os que fazem e os que pensam em fazer.

Para Chiavenatto , Idalberto(PLT) é o planejamento que se preocupa “ o que fazer e com “como fazer”, e como as tarefas e operações são executadas no dia a dia visando e determinando ações futuras dentro do nível operacional visando o alcance dos objetivos da empresa.

O Prof. Roberto Shinyashiki, fala de estratégia e visão, para ele o administrador vai ter sucesso se conseguir ter uma visão do futuro, mas sem esquecer-se do presente, para se ter sucesso você precisa ter a visão de agora e a cada momento procurar novidades para que possa sempre crescer e evoluir, não se acomodar com aquilo que tem e sim procurar ter sempre mais.Para ele a visão faz com que o individuo esteja sempre alerta para aproveitar as oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas.

Segundo o autor Paulo Barreto dos Santos, o desafio que o administrador do futuro encontra é a globalização, que se tornou um fenômeno no mundo dos negócios. O profissional do futuro tem que ficar conectado 24 horas, ou seja o profissional desse século que quer ter uma carreira brilhante e de sucesso, precisa estudar muito, ele sabe que o futuro é consequência do presente , e que o administrador do futuro tem que estar em constante transformação.

Considerações Finais

O grupo compreendeu que planejamento é o trabalho de preparação para qualquer empreendimento no qual se estabelecem objetivos, etapas, prazos, e meios para concretização. È o processo de organização e de informações e dados importantes fundamentais tanto para manter a empresa, quanto para atingir as metas. Um bom planejamento otimiza as chances e colabora para a diminuição dos riscos, que são efetivamente calculados.

Referencias Bibliográficas

http://www.sebrae.com.br/customizado/desenvolvimento-territorial/como-fazer/planejamento-estrategico/integra_bia/ident_unico/1121

https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0ByFmrl4MPvQGZDNjNTdmNzgtMDRmZC00MzhkLThkNTItODJlODZjNzkyOWZj/edit?hl=pt_BR&pli=1

docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0ByFmrl4MPvQGOGY2N2QyMWItMWE4Zi00NzcxLTkyYWEtMzM1N2IxZmU3NTAw/edit?hl=pt_BR&pli=1

https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0ByFmrl4MPvQGYjdiNGUyOWYtOTI2MC00ODJlLTgyMTEtMzgxMWNjMjhiYzRk/edit?hl=pt_BR&pli=1

ETAPA 1 PASSO 3

ATPS Passo 3 etapa 1

Introdução

O planejamento representa primeira função administrativa de uma empresa e serve de base para as demais funções Através do planejamento, é possível traçar metas e objetivos a serem atingidos e verificar qual o melhor caminho para tal. Sem o mesmo, fica difícil prever, planejar e se precaver de futuros imprevistos, e é sobre a importância do planejamento empresarial que falaremos a seguir.

Desenvolvimento

O planejamento empresarial lida com o futuro, não o prevendo, mas sim se tratando de um modelo teórico que visa à ação futura. É uma técnica utilizada não só para atingir meta e objetivos dentro de uma organização, mas também para prever situações inesperadas e vis maneiras de lidar com as mudanças.

Além da importância de se planejar em um contexto empresarial, podemos classificar o planejamento em três tipos: Planejamento estratégico, Planejamento tático e Planejamento Operacional.

Planejamento estratégico

O Planejamento está orientado para o futuro é projetado em longo prazo, sujeito as incertezas e imprevistos, baseando suas decisões em julgamentos. Envolve a empresa como um todo de forma que tudo e todos possam contribuir para o sucesso da empresa. É dividido em sete etapas:

-Determinação dos objetivos

São as pretensões ou propósitos de uma empresa e podem ser desdobrados em objetivos departamentais para poderem ser detalhados em termos operacionais. Dividem-se em quatro categorias: lucro, expansão da empresa, segurança, autonomia. Os objetivos gerais da empresa são desdobrados em: objetivos estratégicos, objetivos táticos ou departamentais e objetivos operacionais.

- Análise ambiental externa

Tão importante quanto determinar objetivos, é analisar o ambiente externo. A análise ambiental pode ser feita por meio de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com