TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança De PAULO

Trabalho Universitário: A Liderança De PAULO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 7

A LIDERANÇA DE PAULO

Aluno: Joelson Luiz Felisbino

Instituto Teológico Quadrangular – Araranguá – Região-918

Matéria: Liderança 1 (Gestão Pessoal)

Instrutor: Pastor Jervis Filho

17/11/2014

RESUMO

Através deste trabalho vamos analisar características que tornaram Paulo um dos maiores líderes na igreja primitiva. O que tornou um perseguidor do cristianismo a ser um homem o qual muitos admiram por suas atitudes e palavras e modelo a ser seguido.

Palavras-chaves: Líder, Liderança, Paulo.

INTRODUÇÃO

Quem era Paulo?

Antes de abordar a liderança de Paulo, vamos conhecer o passado deste homem.

Nascido em Tarso, cidade grega do mediterrâneo, onde hoje é a Turquia. Descendente da tribo de Benjamim (Rm 11:1) judeu helenista, fluente em grego, aramaico, hebraico e provavelmente também em latim. Era fariseu, filho de fariseu (At 23:6) e estudou debaixo da orientação de Gamaliel, o afamado rabino fariseu (At 22:3).

Tinha cidadania romana. Não se sabe ao certo como obteve, pois era privilegio da aristocracia e das classes mais altas. A cidadania era hereditária. É possível que seu pai tivesse a cidadania romana.

A primeira referencia bíblia a Paulo, ainda como Saulo está em Atos 7:58 e 8:1, quando assistiu ao apedrejamento de Estevão, o primeiro mártir cristão. Perseguia os cristãos como descrito em Atos 8:3. Em Atos 9:1-8 mostra a conversão enquanto estava a caminho de Damasco para tirar das sombras os cristãos da cidade.

AS CARACTERISTICAS DA LIDERANÇA DE PAULO

Paulo era um líder de empreendimento. Segundo Jeff Caliguire descreve:

“Os denominados lideres de empreendimento visualizam as coisas como elas podem ser e corajosamente se dispõe a transformar o seu status . Paralelamente, fazem uso do seu talento criativo para idealizar, iniciar ou expandir amplamente negócios, ministérios e outros modos de ajudar pessoas. Embora algumas vezes tomados por “excêntricos” por outros que ficam se perguntando o que os impulsiona, esses empreendedores criam trilhas de oportunidades para si mesmos e, possivelmente, para incontáveis outros”.

Nós temos hoje três fontes de informações a respeito de Paulo; o livro de Atos, as cartas paulinas e a tradição primitiva.

Através destas fontes podemos observar que Paulo era uma pessoa apaixonada, trabalhador, articulado e muito inteligente. Defendia com todo seu ser o que acreditava. É possível ver isso mesmo antes de sua conversão, onde defendia o judaísmo do cristianismo, até a ponto de se tornar perseguidor.

Em Paulo identificamos uma característica de um grande líder: o desejo ardente. Após sua conversão isso crescia dentro dele; o desejo de pregar Cristo.

Era um jovem promissor, e sabia que era bom. Com o passar do tempo isso se misturou a algo ainda mais promissor, a humildade, o serviço e a compaixão.

Instruído, após se tornar cristão, foi atrás de alguém para ser seu mentor. Barnabé aceitou o desafio, já que ninguém queria correr o risco de discipular um “perseguidor”. Paulo acabou aperfeiçoando a liderança que recebeu de Barnabé.

Outra grande característica de um líder é reconhecer seu chamado.

“Nas suas cartas é possível ver que aquilo para que Paulo foi chamado e aquilo que ele era foram uma só coisa – inseparáveis. Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apostolo de Jesus Cristo [...]. Não foi porque ele obteve um diploma, herdou o negócio da família ou escolhei a opção mais lucrativa. Não, isso era Paulo. Era uma expressão de quem Deus queria que ele fosse, e ele sabia.” (Pág. 27)

Um líder que conhece seu chamado, conhece a vontade de Deus para sua vida. Tem motivo para viver e para morrer. Descobre sua vocação e paixão para realizar a obra, e foi o que Paulo conheceu.

O apostolo também conhecia a si mesmo, conhecia suas habilidades e limitações. “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porem cada um veja como edifica.” I Co 3:1. Para suas fraquezas, contava com seus colaboradores. Um bom líder conhece suas habilidades e investe nelas, e as que têm fraquezas, procura pessoas que possam somar.Paulo também era um homem de atitude. Em algumas passagens vemos que ele não esperava as oportunidades aparecerem, mas as criava. “Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras.” At 17:2.

Outra característica era sua influencia sobre os outros, que pedia que participassem do seu sofrimento e seguissem seu exemplo: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados” Ef 4:1 e em II Tm 1:8 cita “Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus.”.

Pessoas buscam lideres que demonstrem convicções e firmes atitudes do que crêem, com qual possam caminhar juntos. Outro segredo de Paulo com seus colaboradores era que ele prestava conta de tudo que fazia como descrito em Atos 14:27. Em suas cartas sempre relatava um pouco do que estava acontecendo, fazendo com que se sentissem participantes do seu ministério.

Uma das maneiras mais eficientes de observar uma boa liderança é analisar os frutos. No caso de Paulo podemos analisar por Tito e Timóteo através de suas cartas. É possível ver o cuidado de Paulo com seus discípulos, agora caminhando sozinhos. Nas cartas Paulo encoraja, corrige e demonstra preocupação.

Identificar pessoas com potencial, não segundo os nossos olhos, mas conforme a visão de Deus; investir tempo para formar líderes melhores e transformar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com