TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MISSÃO DE JESUS

Por:   •  14/4/2016  •  Seminário  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 7

A MISSÃO DE JESUS

Pr. Luciano Borges

RESUMO

A Missão de Jesus nos apresenta a real missão que Jesus, o Filho de Deus, teve de fato sobre a face da terra. Jesus realizou muitos sinais no meio dos homens, porém, Ele tinha uma Missão a ser cumprida.

TEXTO BASE: Lucas 23.44-46.

  1. INTRODUÇÃO

A Bíblia diz que: “todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus” (Rm 3.23). Pecado significa literalmente “errar o alvo”. No Éden, Eva e posteriormente Adão erraram o seu alvo quando desobedeceram ao seu Criador.

A Bíblia diz que Deus havia criado um jardim para que Adão e Eva vivessem. E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para se comer; porém no meio do jardim, estava à árvore do conhecimento do bem e do mal. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. ORA, a serpente era mais astuta que todos os animais do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Quando Adão e Eva comem do fruto, a sentença que Deus tinha proclamado cai sobre eles: “no dia em que dela comerdes certamente morrerás” Gn 2.17. Aparentemente nada acontece com os dois, pois Adão e Eva ainda estão vivos, porém quando Deus falou em morte, Ele falou em dois níveis de morte: a morte física e a morte espiritual. Quando Adão e Eva comem do fruto, eles não morrem fisicamente, mas agora eles são condenados à morte física, já no segundo nível de vida, quando eles comem do fruto eles morrem no exato momento. O que é a morte? A morte nada mais é do que uma separação; quando uma pessoa morre, o corpo é separado do espírito que vai a Deus e da alma que vai aguardar julgamento. Sendo assim, a morte espiritual é a separação do homem com Deus. Quando Adão e Eva pecam, algo na esfera espiritual acontece, ou seja, Adão e Eva são tirados da Presença de Deus. Agora o homem não pode mais comunicar-se com o seu Criador como antes; por isso Deus coloca um poder dentro do ser humano chamado FÉ.

Adão e Eva antes da queda não possuíam fé. Porque segundo o autor aos Hebreus “fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem” Hb 11.1; então fé é você acreditar naquilo que você não está vendo, e antes da queda Adão e Eva viam a Deus face a face. Mas quando Adão e Eva pecam, esta visão do mundo espiritual é bloqueada, eles são retirados do jardim e colocados do lado de fora.

Todos os seres humanos são dotados e cinco sentidos do qual os possibilita a se interagir com o mundo exterior, são eles: visão, audição, olfato, tato e paladar; Adão e Eva antes da queda possuíam um sexto sentido, que era a visão do mundo espiritual. Agora sem esse sexto sentido, para eles se relacionarem com Deus é preciso usar o poder da fé. Porque a fé nos faz ver a Deus, o autor aos Hebreus diz: “sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto todo aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e é galardoador dos que o buscam” Hb 11.6.

Quando Adão e Eva pecam então lhes são abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. Mas fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu. Deus sacrifica um animal, um cordeiro, derrama o sangue sobre a terra para cobrir a vergonha do ser humano. Agora avergonha do homem está coberta, porém não está eliminada.

  1. A MANIFESTAÇÃO DO SALVADOR

  1.  A Causa do Seu Nascimento
  1. A Bíblia diz que por um homem entrou o pecado no mundo (Rm 5.12), se por um homem o pecado alcançou toda a raça humana, também por um homem o pecado seria extinto. Então um homem poderia extinguir o pecado, morrendo em favor do pecador. Porém todos os homens que nascem não conseguem vencer o pecado, em um momento ou outro de sua vida eles acabam caindo. Vendo Deus que não se tinha ninguém capaz de vencer o pecado, o Próprio Filho de Deus se fez carne e habitou entre os seres humanos.
  2. No Éden Deus havia dado um mandamento ao homem, dizendo que não comesse do fruto, mas agora na Lei são 613 mandamentos que o homem deveria cumprir. Ninguém foi capaz de cumprir essa Lei.
  1.  A Missão do Salvador
  1. Então a 2 mil anos atrás nasce em Belém, o Salvador do universo. Por trinta anos Ele fica oculto na história humana sem nunca esquecer a sua missão, mas agora o seu tempo era chegado. Ele vem e é batizado por João Batista, e inicia a missão da redenção do ser humano caído.
  2. O diabo que até aquele instante havia derrubado todos os seres humanos, fazendo com que eles pecassem, vem agora para tentar derrubar o nosso Mestre. Ele tentou de todas as formas, mas em tudo Jesus o resistiu. (A tentação no deserto Mt 4.1-11).
  3. Se percorrermos os quatro Evangelhos, veremos que Jesus fez sinais e prodígios sobre a face da terra, como por exemplo: A ressurreição da filha de Jairo (5.35-43), a cura de 10 leprosos (Lc 17.11-19), a multiplicação de pães (Lc 9.10-17). Mas apesar de todos esses milagres maravilhosos, a sua principal missão era de dar a sua vida por seus escolhidos.
  4. Porque se Jesus viesse ao mundo para purificar leprosos não seria necessário, pois Eliseu, um profeta de Deus, fez os mesmos sinais de Jesus. Eliseu ressuscita o filho da sunamita (2 Rs 4.32-37); Naamã é curado da lepra (2 Rs 5.9-14); Eliseu multiplica 20 pães e cem homens comem e se fartam (2 Rs 4.42-44).
  1. JESUS NO GETSÊMANI
  1. A Santa Ceia
  1. Jesus, sabendo que sua missão devia de ser cumprida, reúne os seus doze apóstolos para a celebração da Páscoa do Senhor. Na Páscoa, um cordeiro era sacrificado em favor do povo para a remissão dos pecados, mas nessa Páscoa, seria o Cordeiro de Deus que seria sacrificado em favor de muitos.
  2. E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus. E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós. Todavia, a mão do traidor está comigo à mesa. (Lc 22.19-21)
  1. Lições do Getsêmani
  1. Depois de cantarem um cântico espiritual, Jesus levanta-se e convidando os seus discípulos sobem ao monte das Oliveiras; isso geralmente eles faziam em muitas ocasiões. Mas este dia era diferente, era a última oração junto com seus discípulos.
  2. Eles começam a orar, e Jesus pega seus amigos mais chegados Pedro, Tiago e João e vai mais adiante e declara a sua aflição dizendo: “A minha alma está angustiada até a morte”. Ele vai mais a frente e sozinho conversa com seu Pai dizendo: “Se possível for passa de mim este cálice”. Sabe o que eu aprendo com isso? Tem momentos em nossa vida que muitas pessoas vão estar ao nosso lado, outros, porém, somente os mais chegados é que estarão conosco, outros momentos, no entanto, somente Deus vai poder nos compreender, só a Ele é que poderemos falar.
  3. Quando Jesus profere as seguintes palavras “Se possível for passa de mim este cálice” Ele estava prevendo por tudo que Ele iria passar. Ele viu os açoites, sentiu os pregos sendo transpassado em suas mãos e pés e o pior de tudo sentiu que Deus, o Pai, teria que abandoná-lo por alguns instantes, pois Ele seria transformado em pecador em nosso lugar. Mas se Ele era Deus para prever sua morte, também era para prever além da cruz. Sabe por que Jesus prosseguiu mesmo suando gotas de sangue? Por causa de você. Ele com seu olhar entre os séculos, viu você aqui dizendo obrigado SENHOR por morrer em meu lugar. Você é o motivo de Jesus ter morrido naquela cruz.
  1. A MISSÃO CUMPRIDA
  1. A Morte na Cruz
  1. Falava ele ainda, quando chegou uma multidão; e um dos doze, o chamado Judas, que vinha à frente deles, aproximou-se de Jesus para o beijar. Assim, a escolta, o comandante e os guardas dos judeus prenderam Jesus, manietaram-no e o conduziram primeiramente a Anás; Então, Anás o enviou, manietado, à presença de Caifás, o sumo sacerdote. Depois levaram a Pilatos, e este o mandou açoitá-lo; os soldados, tendo tecido uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e vestiram-no com um manto de púrpura. Chegavam-se a ele e diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas.
  2. Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico, onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
  1. O Véu do Templo se Rasgou
  1. Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona. E rasgou-se pelo meio o véu do santuário. (Lc 23.44,45)
  1. CONCLUSÃO

Início.

  1. REFERÊNCIAS

SOBRENOME, Nome. Nome da Obra. Local, Ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com