TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza De Cristo

Artigos Científicos: A Natureza De Cristo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 5

A identidade é o que defina uma pessoa, no caso de nós, possuímos nome, sobrenome, RG, entre outros, além de nosso caráter, estilo de vida, o que gostamos, mas cabe também que todo ser humano, além da sua matéria corpórea, também possui uma alma - que são os sentimentos, e um espírito - que veio de Deus (o sopro de Deus que deu vida ao homem).

Diferentemente dos seres humanos, Jesus é dotado de duas naturezas numa só pessoa, inicialmente cabe aqui lembrar que Jesus como ser humano, possui mãe, mas não possui pai, e como Deus possui pai mas não possui mãe, e desde que Ele veio ao mundo para sempre ele possuirá duas naturezas, as quais sempre estarão juntas covivendo.

Assim sendo, Ele é absolutamente Deus, e totalmente homem (mas sem pecado) e essas duas naturezas existem simultaneamente desde o seu nascimento e, a partir de então, sempre existirão, sem prejuízo de uma em relação a outra, nem dando origem a uma nova natureza, dessa forma conforme a apostila, na página 06:

"Ele pode dar a aparência de fraco, sendo onipotente, de finito, sendo infinito; de crescer sem conhecimento, sendo onisciente; de ser localizado, sendo onipresente. A personalidade de Cristo reside na sua natureza divina e não na humana, porque ao Verbo não foi adicionada uma pessoa humana, mas sim uma natureza humana."

Na sua natureza humana vemos que Cristo é completamente humano, isto pode ser constatado pelo seu próprio nascimento que foi de uma mulher, possuiu nomes humanos e o desenvolvimento idêntico ao de qualquer ser humano comum, inclusive com elementos essenciais da natureza humana, tais como raiva (quando ele quebrou as bancas dos vendedores na casa de Deus), emoções e sentimentos humanos (quando na Bíblia está escrito que Ele chorou, Jo 11.35).

Além disso Jesus também teve outras características intrínsecas de ser humano, tais como: possuía corpo, Mt 26.12; alma, Jo 12:27 e At 2:27,31; e espiírito, Mc 2.8,12; Lc 23:46, sentiu cansaço (Jo 4.6), fome (Mt 4.2;21.18), sede (Jo 19:28) e sono (Mt 8.24), e também foi tentado (Mt 4.1-11).

Simultaneamente Ele é totalmente Deus, pois é pertinente lembrar que a natureza humana de Cristo só começou a existir após sua encarnação. Antes disso, Ele era A Palavra (Gr. Logos), O Verbo, e ainda não possuía natureza humana, tendo apenas natureza Divina. Cristo já existia como Deus, antes do seu nascimento de Maria como homem (João 8.58). "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." Jo 1:14.

Quando Jesus veio ao mundo como homem, Ele encarnou, passou a possuir também a natureza humana, em sua existência como ser encarnado, a natureza humana crescia junto com a natureza divina em Jesus Cristo. Neste aspecto, Jesus Cristo é único. Não há outra pessoa igual ou semelhante a Ele.

Além disso essa natureza Divina de Jesus fica evidenciada também pelos nomes dados a Ele nas escrituras, At 3:14, Lc 2:11, Hb 1:8, o culto, Mt. 4;10, Mt 14:13, Jo 13:13, Fl 2:10-11, os ofícios divinos que lhe são atribuídos, Jo 1:3, Hb 1:3, Mc 2:5, 10 - 11, e pelo cumprimento no Novo Testamento das declarações do Antigo Testamento feito a Jeová.

O fato de Jesus ser uma pessoa com duas naturezas, humana e divina, possui um enorme significado para a possibilidade de homens pecadores entrarem em um relacionamento com Deus. Cristo tem de ser simultaneamente Deus e homem para que possa ser o mediador entre Deus e o homem, fazer expiação pelo pecado, e ser um Sumo Sacerdote:

“porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus” (Colossenses 1.19-20).

Bibliografia:

http://voltemosaoevangelho.com/blog/2012/12/a-pessoa-de-cristo-as-duas-naturezas-doutrina-biblica-33/

Questionário

1) Defina Cristologia em suas palavras:

É uma das disciplinas de teologia que estuda Cristo, buscando saber quem foi Ele, sua essência, enfim, é a disciplina que estuda Jesus, seus atos e seus objetivos, procurando conhecê-lo da forma mais ampla possível.

2) Em quantas e quais fases podemos dividir a vida de Cristo?

Conforme o estudo feito a vida de Cristo pode ser dividida em três fases a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com