TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIENTAÇÃO DA CRIANÇA

Por:   •  20/9/2022  •  Resenha  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 6

– Orientação Da Criança

Capítulo 4

No capítulo 4 relata métodos de ensinos. Quanto a presença do pai na criação dos filhos traz benefícios não somente para a criança, mas para ele próprio. Não é comum encontrar pais que atuam na paternidade com eficácia. O conselho que a autora deixa é a importância de estudarem para ter êxito na criação de seus filhos. Ensinar as crianças a se apegarem a Deus desde cedo, ajuda no desenvolvimento, e a obedecer a suas ordens alegremente. A mãe por sua vez precisa ter métodos corretos e conseguir um certo contato, e assim ensiná-los a observar o caminho do Senhor. E autora também ressalta a importância de sempre aprimorar seus conhecimentos, para que possam fazer um trabalho mais perfeito e completo no lar. É importante que não fique apenas conhecimentos teóricos, mas práticos também.

A importância da educação já vem dos tempos mais antigos, priorizar uma ótima educação agora, teremos como consequência ótimos pais, profissionais e membros da sociedade que sempre vão valorizar uma boa educação. Ensinar com bondade e afeto, ajuda os pais a serem vistos como os que governam, e que a obediência é primordial. A autora frisa que a salvação dos vossos filhos depende da forma que você a cria. E ser rude com a criança, não vai fazer bem para ela. É importante lidar com amor, sempre destacar as orientações de Deus.

Permitir que as crianças tenham contato com a natureza, ajudam-na a entender o amor de Deus, através das obras que Ele criou, e mostrando as lições que podem aprender. Enquanto as criança e jovens obtêm conhecimentos por meio de professores e livros, conseguem distinguir a verdade. Quando os pais seguem os conselhos de Deus, impondo-lhes mandamentos e regras, o Senhor colaborará com seus esforços.

Que grande erro é cometido na educação das crianças e dos jovens ao favorecer, ceder e mimá-los! Tornam-se egoístas e deficientes, faltos de energia nas pequenas coisas da vida. “Devemos inculcar na mente de nossos filhos que não se pertencem a si mesmos para irem e virem, vestirem-se e agirem como quiserem” diz a autora. Toda criança precisa de limites, caso contrário crescem de forma independente, e não conseguem seguir regras.

A autora faz uma comparação para melhor compreensão Salomão não disse: “Dize ao menino o caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Mas: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” Provérbios 22:6. É muito fácil falar o que é certo fazer, dizer e instruir tem uma enorme diferença nesse contexto. Dizer é só algo expressado em palavras, o instruir corresponde ao contínuo, acompanhar. O instrutor sábio dará especial atenção ao desenvolvimento dos traços mais fracos, para que a criança possa formar um caráter bem equilibrado e harmonioso.

Cap. 5 – A Bíblia como manual

O capítulo 5 enfatiza a importância da bíblia com o principal manual da criança. Por que a bíblia deve ser o primeiro manual da criança? A bíblia é base das regras da vida. Através das lições encontradas nela, elas adquirem conhecimentos do carácter de Deus. As lições da Bíblia exercem influência moral e religiosa sobre o carácter, ao serem levadas para a vida pratica. Deus abençoará os esforços fiéis de todos os que ensinam aos filhos como Ele dirigiu. Ensinar aos filhos que os mandamentos de Deus devem se tornar a regra de sua vida. Pode acontecer que as circunstâncias os separem dos pais e do seu lar, mas as lições instrutivas, dadas na infância e na juventude, ser-lhes-ão uma bênção por toda a vida.

Cap. 6/7 – O livro da natureza/ Lições práticas do livro da natureza

A natureza também pode ser uma fonte de instrução. Para a criança que tem uma mente que não é capaz de entender coisas mais complexas, a natureza se torna uma maneira bem atraente para instruí-las. O livro da natureza, que estendia suas lições vivas diante deles, ministrava uma fonte inesgotável de instrução e deleite. Em cada folha da floresta, ou pedra das montanhas, em cada estrela brilhante, na Terra, no mar e no céu, estava escrito o nome de Deus. Animar as crianças a procurar na natureza objetos que liguem aos ensinos da Bíblia e assim tirar lições dela e, impor em sua vida. Os pais podem fazer muito para ligar os filhos a Deus, incentivando-lhes o amor às coisas da natureza que Ele lhes tem dado, e a reconhecer a mão do Doador em tudo que recebem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com