TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obra do Espirito Santo

Por:   •  14/6/2016  •  Resenha  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 6

[1]CENTRO VOCACIONAL QUADRANGULAR

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

Dons e Ministérios– Prof.ª Sílvia Fátima Soares

18/05/16

A Obra do Espírito Santo

Cessacionismo X Continuísmo

Emanuel Mariano Ribeiro Rego

RESUMO

Na história, no presente, nas pessoas e no mundo o Deus Espírito Santo é campo de interação com aqueles que andam em santidade, sendo nas igrejas e além delas. Pois o Espírito Santo age, onde quer e quando quer. Ele é Deus de uma essência “Só” que é “Trina”.

No presente Paper, foi realizado com embasamento nos estudos das atividades da disciplina de DONS e MINISTÉRIO, abordará assuntos que mostram a complexidade da reação da igreja sobre o agir do Espírito Santo em suas manifestações.

Através destas preocupações são levantados questionamentos como:

O crente só é crente se falar outras línguas?

O Cessacionismo X Continuísmo.

Para iniciar-se este estudo, pergunta-se o que é Dom?

Conforme a (apostila Dons e Ministérios pág. 11), Dom é uma capacidade espiritual, sobrenatural e uma habilidade especial, não natural, concedida pelo Espirito Santo a cada membro do Corpo de Cristo de acordo com a graça de Deus, com o propósito de edificar a igreja de Deus, por Ele, para Ele e com Ele, e assim para ganhar novos convertidos, convertendo o povo de seus maus caminhos, levando-os a purificação, santificação, edificação da igreja e pessoalmente. Pois quem convence as pessoas de seus erros e de seus pecados é o Espirito Santo de Deus.

Quando o Espirito Santo opera ou se manifesta, é de uma forma grandiosa, de forma sobrenatural, mostrando a sua glória e o seu magnífico poder.

O significado de Dom vem do grego derivada da palavra “charis” que significa “graça.” São, portanto, dons pela graça de Deus e não algo que conseguimos ou merecemos. Os dons espirituais são de grande valor e merecem um cuidadoso estudo bíblico para se evitar desordens na igreja que afete sua unidade. Eles proporcionam um conhecimento mais profundo de Cristo, e de toda a riqueza espiritual disponível para desempenho da missão que ele tem em nossa vida. (blog. O Semeador /discipulado estudo bíblico 14/14).

Hoje se preocupa com as manifestações do Espírito Santo, o que é real, ou que é charlatanismo ou até então a teatralidade de muitos no meio evangélico.

1°̶ Batismo no Espírito Santo é sinônimo de: regeneração, conversão, salvação, transformação, novo nascimento, de estar em Cristo e santificação. O apóstolo Paulo já dizia que em Cristo temos sabedoria, unção, graça, justificação, retidão, santificação e os preceitos mais preciosos que é o Amor, a Justiça e a Misericórdia. Orar em línguas não é o suprassumo dos dons do Espírito Santo. 

(I Coríntios 14: 14) – “Porque, se eu orar em língua desconhecida, O MEU ESPÍRITO ORA bem, mas O MEU ENTENDIMENTO FICA SEM FRUTO”.

Hoje muito se tem escandalizado por suas “glossolalias” fato de orar em línguas estranhas, a Bíblia ensina que falar em línguas é um dom dado por Deus principalmente para edificação pessoal. Nem todo o crente fala em línguas, mas, é um dom bom que se deve desejar. O falar em línguas assim como “profetadas” profecias, Charles Tazer Russell profetizou algumas vezes que o mundo iria se acabar, estipulando datas, vias de fatos isso não acontecerá. E ai? Como ficam os membros dessas denominações?

Deve se ter discernimento, ser controlado para não causar desordem no culto. Pois é de extrema responsabilidade da igreja a veracidade e o julgamento sendo genuíno ou não, tais manifestações, pois não busca popularidade, mais espiritualidade genuína. Falar em línguas não tem tanta utilidade no culto, e nenhum dom presta sem amor.

Os dons espirituais são dádivas de Deus à igreja para a realização do ministério e a edificação dos santos do Corpo de Cristo. Não são dotes naturais, mas capacitação sobrenatural. Não são alcançados por mérito, mas distribuídos pela graça. Não são distribuídos conforme o querer humano, mas segundo a vontade soberana do Espírito Santo.

Cessacionismo é a visão cristã de teólogos reformados e batistas fundamentalistas, geralmente de origem puritana. Formulam que alguns dons do Espírito Santo foram úteis apenas para os primórdios da igreja cristãˡ, que afirma a cessação dos dons na época da Igreja Primitiva. Outros cessacionistas defendem a tese de que o dom de profecia cessou na boca de profetas humanos, sendo restrita à manifestação da profecia escrita na Bíblia Sagrada. (B. B. Warfield, em The Cessation of the Charismata, no livro Counterfeit Miracles, 1918)

Já o carismático simplista afirma que os dons são confundidos com ofícios e aponta como a posição irrefletida que produz desequilíbrios, praticada na maioria das igrejas pentecostais, neopentecostais e carismáticas.

Contemporaneidade reformada fala que é a posição defendida pela sua vertente, presbiteriana, faz diferença entre "dons" e "ofícios". Afirma que há "dons que deixaram de existir" e afirma que alguns dons "tiveram seu modo de funcionamento alterado".

Segundo John Stott, o dom de profecias, do ponto de vista reformado, seria o "falar com vistas à edificação da igreja" (John. R. W. Stott, Batismo e Plenitude do Espírito Santo 1993). (trecho citado por Misael Batista do Nascimento, Cristão Frutífero, 2004, pág. 51) Por isso, para os reformados, profecia seria "sinônimo de pregação", seria a Palavra, pregada ou apresentada nos sacramentos.

Nota de Júlio Severo: Há um problema sério na Igreja Brasileira. A maioria das igrejas brasileiras, aceita os dons sobrenaturais do Espírito Santo. E uma minoria absoluta os rejeita. Dessa minoria vem grande parte da chamada blogosfera protestante apologética, calvinistas geralmente esquerdistas que atacam pentecostais e neopentecostais vendo heresia em tudo e em todos. A motivação dessa minoria radical e birrenta é muitas vezes o cessacionismo — a falsa doutrina que ensina que os dons sobrenaturais do Espírito Santo cessaram dois mil anos atrás. Esses apologistas cessacionistas, autodenominados “caçadores de heresias,” são incapazes de parar de promover o esquerdismo, muito menos denunciar sua infiltração na capa de “Teologia da Missão Integral.” Contudo, miram constantemente pessoas e ministérios que ensinam e têm dons sobrenaturais, porém sempre atacando pelas laterais, sem revelar sua pérfida motivação oculta: o cessacionismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com