TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA DE CLIMA

Por:   •  8/6/2017  •  Dissertação  •  2.496 Palavras (10 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 10

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ – CÂMPUS TOLEDO

CURSO DE PSICOLOGIA

CAMILA MADERS

GABRIELA FORNARI

JAQUELINE C. MORETTO

JAQUELINE FREITAS

MICHELI PIES

PESQUISA DE CLIMA

TOLEDO - PR
2017


CAMILA MADERS[1]

GABRIELA FORNARI

JAQUELINE C. MORETTO

JAQUELINE FREITAS

MICHELI PIES

PESQUISA DE CLIMA

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Organizacional e do Trabalho ofertada pelo curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná Campus Toledo, pelas acadêmicas do 7º Período de graduação.

Professor (a) orientador (a): Marcelo Fabricio Horostecki.

TOLEDO – PR

2017

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o clima organizacional correspondente ao sétimo período do curso de Psicologia da PUCPR- Campus Toledo, analisando o grau de satisfação dos estudantes em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da universidade, sendo eles: mensalidade, liderança, envolvimento/compromisso, sistema operacional e comunicação interna. O método de pesquisa utilizado foi quantitativo e qualitativas, uso de acervos e de instrumentos de coleta de dados como questionário de perguntas e respostas aplicadas aos acadêmicos, onde foram tabelados no Excel. O resultado obtido através da pesquisa de clima organizacional permitiu avaliar com precisão o realismo do clima na instituição, tendo como relevância a posição individual de cada acadêmico. O levantamento de dados proporcionou críticas e soluções para que a empresa alcance o sucesso e proporcione a total satisfação dos acadêmicos.

Palavras-chave: Clima- Organizacional-Satisfação

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. METODOLOGIA        5

3. CRONOGRAMA        6

4. RESULTADOS        7

4.1 MENSALIDADE        7

4.2 LIDERANÇA        8

4.3 SISTEMA OPERACIONAL        10

4.4 ENVOLVIMENTO/COMPROMISSO        11

4.5 COMUNICAÇÃO INTERNA        12

5. COORDENAÇÃO        15

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

        


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se à disciplina de Psicologia Organizacional e do Trabalho, correspondente ao sétimo período do curso de Psicologia da PUCPR- Campus Toledo. Dentre os objetivos dessa disciplina, encontra-se a finalidade de preparar os acadêmicos para a atuação como psicólogos organizacionais, sendo necessário o domínio de teorias e técnicas utilizadas nesse contexto.

Dessa forma, o trabalho será desenvolvido com base nos conteúdos elencando pela disciplina, destacando os que tangem o clima organizacional, que pode ser percebido a partir da aplicação de pesquisa de clima. O objetivo central será construir uma articulação dos materiais teóricos ofertados pelo curso com uma atividade prática de pesquisa de clima, realizada em sala de aula com os estudantes que cursam a matéria referida.

A proposta será analisar, através dos resultados dessa pesquisa, o grau de satisfação dos estudantes em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da universidade, sendo eles: mensalidade, liderança, envolvimento/compromisso, sistema operacional e comunicação interna.

Posteriormente as análises, haverá um espaço para a sugestão de alternativas que permitam resolver os problemas possivelmente identificados, bem como ações que possam potencializar aspectos problemáticos da vivência na universidade, que interferem no clima do local e consequentemente no desempenho dos estudantes.


2. METODOLOGIA

Este trabalho foi baseado na Pesquisa de Clima Organizacional realizada com alunos do sétimo período do curso de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR de Toledo, em uma atividade avaliativa sobre pesquisa de clima Organizacional na matéria Psicologia Organizacional e do trabalho.

Visto que o clima organizacional é uma variável que decorre da percepção coletiva sobre aspectos relevantes do ambiente e relações de trabalho, para elaboração desta pesquisa utilizou-se o método de pesquisa descritiva, que segundo GIL (1999) têm como finalidade principal a descrição das características de determinada população ou fenômeno, ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Busca descrever um fenômeno ou situação em detalhe, especialmente o que está ocorrendo, permitindo abranger, com exatidão, as características de um indivíduo, uma situação, ou um grupo, bem como desvendar a relação entre os eventos. Como também a pesquisa do tipo quantitativo, que utiliza-se as técnicas tradicionais de amostragem e de tratamento de dados, realiza um levantamento da prevalência de uma dada população, é capaz de ser traduzida em números. A quantificação, nesse caso, se dá tanto na forma de coleta dos dados via questionário quanto na análise dos resultados e sua apresentação posterior. ( VÍCTORA C. G.; KNAUTH Hassen, 2000)

A pesquisa de clima organizacional (PCO) é uma ótima aliada das empresas, pois essa ferramenta possibilita identificar quais os pontos fortes de uma gestão e os que precisam ser melhorados. Abaixo, seguem as etapas para a realização do recurso.

As etapas do processo de montagem e aplicação da pesquisa de clima utilizado foram: Primeira a obtenção da provação e do apoio da direção, obtenção de apoio e aprovação dos líderes para a realização da pesquisa. Para implementar mudanças é fundamental a autorização do responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (234.5 Kb)   docx (92 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com