TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Parábola Do Semeador

Monografias: A Parábola Do Semeador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

Mateus 13:1 a 17

O que é uma parábola? Jesus ensinava ao povo daquela época de maneira diferente: usando exemplos, figuras de linguagem, comparações de situações, lugares, coisas e pessoas, assim era mas fácil de entender, porém alguns por falta de entendimento ou por estarem presos ás suas próprias convicções e opiniões não compreendiam a preciosa palavra que o Mestre ministrava.

E hoje, da mesma forma, nós podemos aprender lições preciosíssimas com as parábolas de Jesus. Então vamos lá!

O que representa a semente e a terra? A semente é a palavra de Deus, a terra é o solo fértil onde esta semente irá cair, ou seja, o nosso coração.

A semente que caiu à beira do caminho: É aquela que nem chegou ao coração, quem a recebe são aquelas pessoas que apenas escutam, não ouvem, entra por um ouvido e sai por outro, não entende a mensagem nem procura entende-la; esta palavra ficou a beira do coração e não entrou. O que acontece? Vem o maligno e rouba toda aquela semente. Quantas vezes já se passou pelas nossas mentes: "Essa palavra não é para mim, isso não vai acontecer, não sou capaz, não vou conseguir, quem sou eu?" Todos esses pensamentos contrários são lançados pelo inimigo, e a pessoa que não presta atenção, acaba caindo nessa cilada e a palavra é roubada antes mesmo de chegar ao coração. O segredo é vigiar.

Pedregais: Muitas pedras, são aqueles que logo recebem a palavra com alegria. "Puxa essa palavra foi para mim! , Deus falou comigo!" , mas isso dura pouco, porque não tem raiz, não é firmada, não confia totalmente em Deus, pois quando vem a dificuldade, problemas sejam eles grandes ou pequenos e a perseguição por causa da palavra, essa pessoa abandona a fé. Sabe aquela pessoa fogo de palha, só de momentos? se ela não conseguiu o que queria no tempo que queria, abandona a palavra.

Espinhos: São aqueles que ouvem a palavra mas "os cuidados", as preocupações deste mundo, a sedução das riquezas, o dinheiro, o desejo de ter cada vez mais as coisas materiais (não que isso seja errado, pelo contrário, Deus quer que tenhamos o melhor dessa terra, o que não podemos é colocar essas coisas em 1º lugar no nosso coração, na posição que pertence só a Deus). Conhece alguém que quanto mais tem mais quer ter?e o tempo todo nada está bom para ela? pois é, temos que admitir que o ser humano (sem Deus) é um eterno insatisfeito. Hoje em dia, a incessante busca pelas coisas materiais (excessivo consumismo) está se sobrepondo às coisas de Deus. E isso acontece muitas vezes sem percebermos o que acaba sufocando a palavra, ficando infrutífera e sem resultados.

Terra boa: São aqueles que ouvem , compreendem e entendem o que Deus quer dizer e guardam a palavra, por mais que não esteja passando por aquilo, ou não precise no momento, mas ela a guarda com carinho, pois algum dia sabe que irá precisar colocá-la em prática, seja para ela mesma ou para ajudar o próximo.

O Espírito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com