TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Paz que Jesus oferece

Por:   •  26/4/2022  •  Artigo  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 6

Mensagem de 2D de Páscoa - Planalto

João 20.19-31 – A Paz que Jesus Oferece

No Senhor Jesus, prezados irmãos e irmãs:

Nos últimos tempos temos visto muitas manifestações em favor da Paz no mundo inteiro.

Vivemos num mundo muito violento. E violência é ausência de paz. Guerras, ataques terroristas, roubos, assassinatos, seqüestros, guerrilhas. Há até o crime organizado (violência organizada).

Quando falamos em violência lembramos especialmente de nosso país. Há muitos casos de violência no Brasil. Acredito o ato de violência que mais chocou nós Brasileiros nos últimos tempos, foi do Atirador que invadiu um Escola em Realengo, no Rio de Janeiro, matando 12 estudantes.

Podemos destacar algumas causas maiores da violência no Brasil: Trafico de Drogas, Seqüestros, Roubos, Corrupção, Álcoolismo, e Desigualdade Social.

Precisamos lembrar também a violência que ocorre dentro de casa. Violência entre marido e mulher, entre pais e filhos. Não falamos apenas de violência física, mas também da violência verbal e psicológica. A violência na família gera violência lá fora e vice-versa.

Paz. Na verdade, todos lutam por paz, ou pelos menos acham que estão lutando. Só que lutam não por uma Paz Comum, e sim uma Paz Pessoal. Lutam por uma Paz Egoísta.

As Pessoas lutam por poder, por posses e por prestigio. – Pensam que isso lhes trará paz no futuro. – Segurança, tranqüilidade e garantia de que não vão passar por necessidades.  Para muitos, isso é que paz. Infelizmente, nesta corrida pela paz pessoal, na corrida pela bem estar e pelo sucesso pessoal, acabam gerando uma sociedade ainda egoísta e individualista.

A desigualdade social também provoca violência.  Há uma grande concentração de Riquezas nas mãos de poucos. Também a corrupção gera ainda mais pobreza e fome, entre outros. A fome é talvez a maior evidência da violência.

Estimados irmãos e irmãs, nos propomos a falar de Paz. Mas estamos falando mais de violência do que de Paz. ?Mas é possível falar de Paz em meio de tanta violência? Será que a violência já não ganhou a batalha? – Mas queremos falar de Paz. Da paz que Jesus nos oferece.

Na sexta-feira Santa passada, lembramos do maior atentado contra a paz da história. Lembramos do maior ato de violência já conhecido no mundo. Mataram um inocente. Não um inocente qualquer, mataram o inocente Filho de Deus.

No nosso texto, vemos que os discípulos de Jesus estavam sofrendo muito com a violência. Os discípulos estavam transtornados, perturbados com a violência pelos quais estavam passando. Jesus, o líder deles havia sido morto de forma cruel. Morto numa cruz. A morte mais violenta que existia. Agora eles mesmos estavam sofrendo violência. Estavam sendo perseguidos e também poderiam ser mortos. Estavam desnorteados, estavam sem saber o que fazer. A violência já havia levado Judas ao suicídio, e a Pedro negar a Jesus. Como podemos ver em nosso texto: “Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus.” (20.19). O medo era tanto que estavam de portas trancadas. Então Jesus, percebendo que a violência os perturbava, agiu: “Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: - Que a paz esteja com vocês!”

Que a paz esteja com vocês! Essa é a paz que Jesus nos oferece. – A paz que Jesus nos oferece é diferente da paz do mundo. A paz que Jesus oferece não se trata de segurança física ou de patrimônio; tais como: segurança particular, polícia, carros blindados, muros altos, alarmes, câmeras de vídeos e etc. – A paz que Jesus oferece é paz com Deus. É paz na Alma, Paz de Espírito.

Jesus nos nosso texto diz: Que a Paz esteja com vocês! Mas qual é a Paz que Jesus nos Oferece? Em primeiro lugar Jesus nos oferece Paz na certeza da ressurreição.

O contrario de ressurreição é a morte. A morte é a conseqüência mais forte da falta de Paz. A morte causa medo nas pessoas. A morte estava causando medo nos discípulos, mas quando Jesus apareceu, o medo da morte desapareceu. Porque o que havia morrido estava agora vivo. Jesus mesmo aparece em carne e osso. “Então Jesus chegou, ficou no meio deles”. A presença física de Jesus é a certeza de que o Cristo que havia morrido, ressurgiu vitorioso.

A paz que Jesus oferece é a certeza da ressurreição. O nosso Deus é tão poderoso que nem a morte pôde com ele. E por causa da fé nele, a morte também não pode conosco. Pois a ressurreição de Jesus nos dá a certeza que também ressuscitaremos e viveremos eternamente no céu. A certeza da vida eterna gera paz em nosso coração. – Essa é a paz que Jesus oferece.

Estimados irmãos, Jesus nos oferece paz também no perdão de nossos pecados. – Uma das coisas que nos deixam perturbados interiormente são os nossos pecados. Os nossos pecados nos afastam, nos separam de Deus. O pecado também é a causa de toda violência no mundo. O pecado é a causa da falta de paz. Foram os nossos pecados que levaram Jesus a morte na cruz.

No entanto, o pecado deve nos deixar de consciência aflita. – Mas muitas vezes, as pessoas não sentem este pesar pelos pecados, e isso é muito perigoso. O pecado gera o orgulho e a vaidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (159.7 Kb)   docx (426.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com