TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Placa Mãe - Computador

Trabalho Escolar: Placa Mãe - Computador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 2

PLACA MÃE

A placa-mãe é o componente mais importante do computador, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes. A enorme quantidade de chips, trilhas, capacitores e encaixes, tornam a placa-mãe o componente que, de uma forma geral, mais dá defeitos. É comum que um slot PCI pare de funcionar (embora os outros continuem normais), que instalar um pente de memória no segundo soquete faça o micro passar a travar, embora o mesmo pente funcione perfeitamente no primeiro e assim por diante.A maioria dos problemas de instabilidade e travamentos são causados por problemas diversos na placa-mãe, por isso ela é o componente que deve ser escolhido com mais cuidado.

Não se baseie apenas na marca da placa na hora de comprar, mas também no fornecedor. Como muitos componentes entram no país ilegalmente, é muito comum que lotes de placas remanufaturadas ou defeituosas acabem chegando ao mercado. Muita gente compra esses lotes, vende por um preço um pouco abaixo do mercado e depois desaparece.

Antigamente existia a polêmica entre as placas com ou sem componentes onboard. Hoje em dia isso não existe mais, pois todas as placas vêm com som e rede onboard. Apenas alguns modelos não trazem vídeo onboard, atendendo ao público que vai usar uma placa 3D offboard e prefere uma placa mais barata ou com mais slots PCI do que com o vídeo onboard que, de qualquer forma, não vai usar.

Formatos

AT e ATX são dois formatos de placa mãe. Atualmente, podemos encontrar à venda tanto placas no formato AT (formato mais antigo) quanto no formato ATX (mais moderno). Os dois padrões diferenciam-se basicamente pelo tamanho: as placas do padrão ATX são bem maiores. Outras diferenças:

AT

Conector do teclado Dimm;

Cabos de comunicação para COM 1 e COM 2;

12 pinos de entrada de alimentação.

ATX

20 pinos em linha dupla para fonte;

Conector PS2;

Sem cabos de comunicação COM 1 e COM 2.

Onboard e Offboard

A placa mãe onboard possui chips controladores que substituem as placas de expansão, já as placas offboard necessitam de placas de expansão para gerar vídeo, áudio, rede, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com